Uma das melhores coisas do final de ano são os bônus que podemos receber no trabalho. E já imaginou receber um de US$ 10 milhões? Foi exatamente o que aconteceu com os 198 funcionários de uma empresa do ramo imobiliário, a St. John Properties, cuja sede está localizada na cidade de Maryland, nos Estados Unidos.
O valor foi repartido pelos empregados levando em consideração seus anos de serviços e alguns deles chegaram a levar para casa até US$ 50 mil.
A decisão de pagar o bônus foi tomada pelo fundador e presidente da imobiliária, Edward St. John, após conseguiu atingir o objetivo de expansão que havia proposto em 2005. Para ele, foi um prêmio mais que merecido.
Um prêmio bem-vindo
Já para os funcionários, receber essa quantia foi como ganhar na loteria ou tirar a sorte grande ao jogar em um cassino, presencial ou pela internet. E, assim como não há como prever os resultados dos jogos de caça-níqueis online, eles também não esperavam receber o bônus, tendo sido pegos completamente de surpresa na festa de final de ano da empresa.
Além do prêmio, também foi oferecido o já tradicional bônus anual da empresa, assim como férias pagas e participação nos lucros da companhia. Em comunicado oficial, o presidente da imobiliária agradeceu a todos os nossos funcionários pelo trabalho e dedicação.
“Plano Disney”
A ideia de criar planos audaciosos de crescimento e estimular os funcionários com prêmios tem se tornado comum. Inclusive aqui no Brasil.
Uma empresa de relacionamentos estabeleceu, em 2017, a meta de crescer 330% em apenas um ano. Como essa não seria uma tarefa nada simples, a direção resolveu oferecer uma viagem coletiva à Disney para os seus funcionários caso a meta fosse atingida.
Na época, p CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco, explicou que, como o produto já estava ajustado e era hora de buscar três vezes o crescimento em relação ao ano anterior – o que não seria fácil, a alternativa foi ofertar uma experiência aos colaboradores da empresa.
“Como lidamos com experiência do cliente, pensamos em dar uma experiência a nossos colaboradores. Pensamos em uma viagem com todo o time e queríamos levar pessoas a lugares que muitas nunca haviam ido”, disse.
No fim, o Plano Disney, como ficou conhecida a ideia, deu muito certo: a empresa conseguiu crescer 340% no período. E os funcionários foram para a Disney.
Incentivo é fundamental
Em tempos de crise, muitas empresas deixam de oferecer bônus aos seus funcionários como uma forma de manter o seu negócio financeiramente saudável. Só que, segundo especialistas, o caminho deveria ser o exato oposto.
“Incentivar é sempre importante. Em uma recessão, porém, não é apenas importante: é fundamental”, explica Maria Cristina Ortiz, docente da Business School São Paulo (BSP).
“Se não houver uma equipe engajada, você perde também a única forma viável de sair de uma crise econômica”, finaliza.
Sendo assim, quem deseja recompensar seus funcionários por bons resultados pode buscar opções mais baratas. Muitas empresas, por exemplo, estão deixando de lado as premiações em dinheiro e oferecendo experiências: passeios de balão, saltos de paraquedas, degustação de vinhos, jantares em restaurantes exóticos, tratamentos de beleza ou até surpresas como dirigir uma Ferrari.
Existem, inclusive, grandes marcas que já começam a utilizar essa estratégia como uma forma de fidelizar clientes. O importante é apostar na criatividade e encontrar maneiras eficientes – e factíveis para a empresa – de incentivar seus funcionários e manter o ambiente de trabalho sempre produtivo.
E você, já recebeu ou ofereceu incentivos na sua empresa? Deixe seu comentário!