Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »
Esclarecimento importante sobre esse video e sobre esse artigo:
Aquele investidor que não tenha dado saída definitiva na receita, continua possuindo domicílio fiscal no Brasil (portanto para fins fiscais continua residindo no Brasil) sim, poderia ter a conta em corretora brasileira, desde que apresente os documentos necessários. O artigo e o vídeo em questão se aplicam a essa realidade.
Às vezes o investidor está passando um tempo fora do país, mas não deu a declaração de saída definitiva. É para essa situação que o vídeo se aplica.
Já o investidor que entregou na Receita uma declaração de saída definitiva do país, não é residente e portanto não pode fazer seus investimentos em corretora brasileira, segundo resolução do Bacen 4373/14.
===
Olá!
Aqui no Blog de Valor recebo muitas mensagens de brasileiros no exterior e que gostariam de entender melhor as possibilidades de investimentos mais adequada para suas necessidades.
Brasileiros no exterior: onde investir?
A primeira diferença que um brasileiro residente no exterior sente ao investir o seu dinheiro é quanto à taxa de juros. Quando você vive no exterior, principalmente em países desenvolvidos, os investimentos não possuem o nível de rentabilidade que possuem aqui no Brasil, na casa de 10, 12, 13% ao ano. Dependendo do país, uma aplicação financeira pode render na casa de 1% ao ano, por exemplo.
Os juros no exterior são muito baixos. O que fazer?
A primeira reação natural do brasileiro no exterior é enviar o dinheiro para o Brasil e aproveitar as taxas disponíveis.
Mas porque existe essa diferença gritante de taxas de juros? É simples. O Brasil é um país em desenvolvimento, com maior percepção de risco para o investidor internacional, por isso, os juros precisam obrigatoriamente ser mais elevados do que os praticados nos países desenvolvidos, pois caso contrário, não atrairíamos recursos estrangeiros.
Porém, um investidor brasileiro residente no exterior deve estar atento também ao risco cambial a que está exposto ao investir aqui no Brasil. Imagine que você viva nos EUA, por exemplo, e tenha a opção de investir com juros de 0,5% ao ano nos EUA ou a 13% ao ano no Brasil. Ok. Porém, no mesmo período o dólar sai de 3,00 reais para 3,60, valorizando-se 20% frente ao real.
De que teria adiantado ganhar 13% em reais se só a oscilação cambial já foi superior aos juros que poderiam ser ganhos investindo no Brasil? Esse risco existe, especialmente se comparando moedas de países desenvolvidos com moedas de países em desenvolvimento (como o Brasil), onde sempre há muita instabilidade no cenário econômico.
Então devo estar atento aos movimentos cambiais para tomar essa decisão?
Eu entendo que não, pois isso adicionaria um fator muito complexo em sua decisão e não ofereceria a tranquilidade que uma carteira de investimentos deve oferecer ao investidor. Existe uma forma simples do brasileiro no exterior tomar essa decisão e que acho muito adequada.
Eu normalmente entendo que investidores devam ter investimentos primordialmente nas mesmas moedas onde pretendam consumir esse patrimônio. Portanto, se existe aí com você (considerando que você resida fora do país) um capital que você pode precisar no próprio país em que vive, então deixe-o guardado por aí mesmo, porque apesar dos juros serem mais baixos, certamente os índices de inflação também o são, e assim você não estará exposto a mudanças cambiais bruscas. Assim, mesmo que houvesse alguma instabilidade com o real frente a outras moedas, você não seria afetado, pois sua reserva está na moeda local.
Porém, se você possui um plano de retornar ao Brasil num determinado prazo ou um plano para se aposentar no Brasil, não é um mal negócio investir aqui e ir formando esse patrimônio em reais para o futuro, já que quando o seu objetivo se concretizar, é a nossa moeda aqui (o Real) que você vai utilizar pra consumir.
Nesse segundo caso, mantenha sempre o dinheiro para despesas locais em moeda local onde você vive. Dinheiro para acumular para o futuro caso realmente você tenha planos de voltar a viver no Brasil, pode sim aplicar por aqui, sem problemas.
E como funciona a parte legal e burocrática?
Você pode utilizar corretoras aqui no Brasil e fazer seus investimentos totalmente online, com acesso às suas aplicações e posições financeiras atualizadas. A vantagem das corretoras é que você tem acesso a produtos de vários bancos com uma única conta, permitindo comparar e escolher aquilo que melhor se encaixa na sua necessidade.
A documentação exigida pelas corretoras normalmente é: documento de identidade e comprovante de residência, sendo que você deve possuir uma conta bancária no Brasil em seu CPF. O comprovante de residência pode ser em seu próprio nome, em nome do cônjuge ou dos pais, por exemplo.
Todo o processo de cadastro é feito online e você pode ainda contar com um serviço de assessoria para auxiliá-lo com seus investimentos.
Aqui no blog, no nosso serviço de assessoria, inclusive, atendemos investidores do Japão, Canadá, Austrália, Emirados Árabes, Inglaterra e Irlanda, atualmente, podendo atender investidores residentes em qualquer país.
Concluindo:
Então se você é um brasileiro no exterior (e não informou sua saída definitiva do Brasil perante a receita federal), saiba que é perfeitamente possível fazer seus investimentos aqui no Brasil, com orientação e fazendo todas as suas operações online, assim como acompanhá-las a qualquer tempo.
Um grande abraço!
André Bona