O banco de investimentos BTG Pactual manteve o rating neutro para as ações da Via Varejo (VVAR3), depois que a companhia anunciou uma parceria e aumento de capital para seu banco digital BanQi. Apesar de considerar a novidade positiva, a volatilidade do mercado e a ausência de sinais claros de recuperação operacional da empresa fizeram o BTG manter a recomendação neutra para os papéis da Via Varejo.

Em relatório enviado a clientes institucionais, os analistas Gabriel Savi e Luiz Guanais destacaram a parceria da Via Varejo – dona de marcas como as Casas Bahia e Extra – com a Mastercard, Cielo e Zurich, a fim de oferecer soluções financeiras e de pagamento no banco digital BanQi. Lançado pela Via Varejo no início do mês de junho, o banco digital tem foco nas classes de baixa renda.

Além da parceria com grandes empresas do setor, a Via Varejo também anunciou um aumento de capital de mais de R$ 300 milhões no BanQi – que deverá ser realizado pela Mastercard e pela Zurich. Atualmente, o banco é controlado pela Airfox, da qual a Via Varejo detém participação.

Expectativas para o futuro

De acordo com o BTG Pactual, a parceria permitirá que clientes BanQi tenham acesso a cartões pré-pagos (físicos e digitais), para compras online e offline sem abertura de conta bancária, a pagamentos via dispositivo móvel usando códigos QR, entre outros serviços. O acesso à telefonia móvel e seguro de vida também será facilitado.

Os analistas do banco também acreditam que o banco digital se beneficiará da base de clientes de 60 milhões de pessoas da Via Varejo – incluindo 20 milhões de consumidores que já possuem cartão da Via Varejo em parceria com o Bradesco.

Quanto à estratégia de investimento em plataformas de serviços financeiros – comum entre e-commerces e varejistas, a equipe do BTG Pactual acredita que a iniciativa melhora a experiência do investidor e cria uma vantagem competitiva.

Manutenção de rating neutro

Apesar da expectativa positiva para o futuro, o BTG optou por manter o rating neutro para os papéis da Via Varejo. Segundo o banco, foi considerado os riscos de execução “relevantes para reverter as operações da Via Varejo em meio à crescente concorrência no canal online de Magazine Luiza e B2W”.

A “perspectiva macro volátil, que atingiu o desempenho dos varejistas nos últimos meses” também foi considerada pelo BTG Pactual. Diante deste cenário, portanto, a equipe de análise do banco de investimentos manteve a classificação neutra para os papéis da Via Varejo até que seja possível “acompanhar sinais mais claros de recuperação na operação” da empresa.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *