Buggpedia: O que é o GDP?
GDP – Gross Domestic Product

Para que serve o GDP? Como interpreta-lo?

(by Breno Bonani) 

GDP – Gross Domestic Product. Esse parece fácil de se entender… Em tradução livre, é o PIB – Produto Interno Bruto. Vou me atentar a apenas falar sobre como funciona nos EUA no momento, mas nesse case de explicação, muitas informações do GDP valem para o PIB.

O GDP é o valor de bens e serviços produzidos pela economia do país menos o valor dos bens e serviços usados na produção. Embora o GDP seja calculado anualmente, ele pode ser calculado trimestralmente(Como é visto no gráfico abaixo).

O GDP inclui todo o consumo privado e público, gastos do governo, investimentos, estoques privados, custos de construção pagos e a balança comercial (Diferença entre o valor das importações e exportações num determinado período) externa. De forma simplificada, é uma medida ampla da atividade econômica global de uma nação.

E qual a sua importância? É comumente usado como indicador da saúde econômica de um país, bem como um indicador do padrão de vida de um país. Como o seu modo de mensuração é uniforme de país para país, ou seja, são praticamente idênticos os dados que compõe o seu cálculo. É possível fazer comparações de produtividade entre vários países com um alto grau de precisão.

O GDP pode ser usado para indicar se uma economia está expandindo ou contraindo. É muito simples a analise, se durante 2 trimestres consecutivos for de crescimento positivo, pode se dizer que ele está em tendência de expansão. Já no declínio, geralmente se define com dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

Fornecer um valor quantitativo para o GDP ajuda o governo a tomar decisões, como estimular uma economia estagnada injetando dinheiro nela ou, inversamente, desacelerar uma economia que está ficando superaquecida.

Várias empresas também usam o GDP como um guia para decidir a melhor forma de expandir ou contratar sua produção e outra atividades comerciais. Muitas empresas de commodities acompanham o GDP. Além disso, os investidores também se guiam nesse indicador para se ter uma estrutura para tomada de decisão nos seus investimentos.

O gráfico abaixo mostra o GDP dos EUA em bilhões de dólares no primeiro trimestre desse ano.

Como esse indicador é determinado então?

Existem 3 métodos, sendo eles:

  • GDP – Baseado em gastos
  • GDP – Baseado em produção
  • GDP – Baseado em renda.

Vou explicar rapidamente cada um.

  • O Baseado em gastos: É o método mais comum, calcula os fundos gastos pelos…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *