VIX – CBOE VOLATILITY INDEX 
O que é o VIX? Para que serve um volatility index?  
(by Breno Bonani) 

Basicamente como o próprio nome diz “Volatility” traduzido é volatilidade (a famosa “vol”… rs) e o “Index” em tradução é índice. Já deu para entender que se trata de um Índice de Volatilidade. Então aqui cabe uma conceituação rápida do que é volatilidade…vamos pelo wikipedia mesmo:

“Volatilidade é medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado. Quanto mais o preço de uma ação varia num período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando esta ação, e, por isso, a volatilidade é uma medida de risco”.

Então a grosso modo é o quanto um ativo, ou fundo, ou índice “chacoalha” … o quanto ele oscila para cima e para baixo e em qual velocidade.

Então….voltando….Essa volatilidade é calculada a partir das “Calls” (Opções que te dão o direito de comprar um determinado ativo) e “Puts” (Opções que te dão o direito de vender um determinado ativo). É uma medida muito acompanhada para medir o risco do mercado e por isso ficou conhecido como o “Índice do medo” rsrs.

 

LEITURA

O VIX mede o nível de volatilidade do S&P 500 nos próximos 30 dias, e procura “prever” a variação dos movimentos futuros do mercado. Ou seja, o índice da uma medida de quanto o mercado acredita que o índice do S&P 500 irá flutuar nos próximos 30 dias….ao menos em tese.

Obs: o índice não é medido a cada 30dias, consegue-se ver no dia, em 5min, em 1semana, em 1 mês, no gráfico. Mas esses valores são baseados em “snapshots” (como se fossem prints instantâneas) das cotações de compra/venda de opções.

No gráfico abaixo é possível ver as variações intraday (No dia) do VIX.

E o que podemos tirar disso? Segundo a metodologia, para interpretar o VIX:

  • Valores superiores a 30 estão geralmente associados a uma grande volatilidade como resultado de medo ou incerteza do investidor;
  • Valores abaixo de 20 geralmente quer dizer que existe menos estresse no mercado;
  • Valores entre 20 e 30, pode-se entender que a volatilidade não está nem muito alta e nem muito baixa.

Vale frisar que o índice sobe quando os preços das ações estão caindo e os investidores estão com “medo”. Por sua vez, o índice cai quando…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *