FFR – FEDERAL FUNDS RATES
O que são as Federal Funds Rates? Para que servem?
(by Breno Bonani) 

Federal Funds Rates traduzindo seria Taxa de Fundos Federais. É a taxa na qual instituições depositárias (Bancos) emprestam o dinheiro que “sobra” para outros bancos durante a noite.

Vou exemplificar para facilitar a compreensão….

ENTENDENDO…

Por exemplo, suponhamos que o Banco X tenha 500 milhões em deposito e pague apenas 475 milhões para seus clientes, 25 milhões ficaram para o banco para atividades diárias (transações diárias e outras obrigações). Se muitos clientes de repente recorrerem por seu dinheiro de volta ao mesmo tempo, o banco não irá conseguir honrar e muito provavelmente irá quebrar, levando possivelmente alguns outros bancos com ele e afetando a economia inteira.

Para que isso não aconteça, a grosso modo, o Federal Reserve Bank (Banco Central Americano) estabelece um montante mínimo (dinheiro) que o banco precisa guardar para se sustentar contra uma possível quebra. Essa reserva se chama “Reserve Requirement”, traduzindo “Reserva de Requerimento”, e é 10% dos depósitos que o banco recebe (ou seja, de cada $100, 10$ tem que ficar em reserva). Os bancos comumente guardam esse dinheiro de “reserva” no Federal Reserve Bank, mais especificamente nos “Federal Funds”, ou “Fundos Federais”.

Então numa situação onde um determinado banco possui pouca reserva para atender os requerimentos estabelecidos pelo Federal Reserve Bank, ele pode pegar dinheiro emprestado pelo próprio Federal Reserve Bank ou de outros bancos que tenham dinheiro no Federal Reserve Bank, para fechar seu balanço. Diariamente essas compensações são feitas de modo que o sistema permaneça em equilíbrio.

Mas ai você deve estar se perguntando, qual taxa eles usam para esses empréstimos? Existem na verdade 2 taxas para cada empréstimo.

  • Se o banco preferir pegar com o FED Bank, a taxa usada será a taxa de desconto – conhecida no Brasil como taxa de Redesconto.
  • Caso ele queira pegar dinheiro com outro banco que possui dinheiro no FED Bank, a taxa usada será a Federal Funds Rate.

 

LEITURA

A Federal Funds Rate é uma das taxas de juros mais importantes na economia dos EUA pois afeta as condições gerais de liquidez da economia americana e, consequentemente, acaba influenciando outros aspectos, como emprego, crescimento e inflação. Essas taxas são definidas pelo FOMC  que…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *