3 minutes

CARTEIRA WILL – Semana de 17/09/2018, por William Castro Alves

CARTEIRA

Acabei de zerar meu caixa. Aproveitei o fraco desempenho das ações de BBAS3 para comprar um pouco mais…comento abaixo.

Fora isso, fico feliz de ter internacionalizado parte dos meus recursos. Já comentei aqui algumas vezes que minha única tristeza foi não ter mandado mais dinheiro para fora. Ainda assim, os 4% dolarizados surfaram muito bem essa alta do dólar recente. Não adiante, TEM QUE TER INVESTIMENTO DOLARIZADO! Independentemente do dólar recuar amanhã ou depois, é questão de proteção de patrimônio para quem pensa no longo prazo. O % você escolhe, minha meta é no curto prazo (ainda esse ano) é atingir pelo menos 15%… por ora espero a eleição passar.

FUNDOS

Aqui nada de novo…já solicitei o resgate do Garde que demora 60 dias pra bater. Único conselho que dou é cuide bem ou analise bem os seus recursos aplicados em fundos…conheça o gestor e entenda sua cabeça antes de sair por aí investindo. Enfim da minha parte pretendo deixar de 10% a 15% aplicados em fundo de liquidez e o resto eu mesmo tomo o risco que conheço no mercado.

AÇÕES

Como disse voltei aumentar exposição as ações do Banco do Brasil (BBAS3).  Sim o risco é elevado, mas sem risco não há retorno não é mesmo? Uma vez a eleição tendo passado e tudo esteja definido, os preços na tela serão outros (obviamente que não necessariamente positivo para mim…rs).  Vejo tanto o BBAS como o BRSR como baratos relativamente. BBAS negocia a uma relação de preço/lucro bastante baixa, com desconto sobre valor de patrimônio e com um yield decente….sim o ROE é mais baixo, mas ainda acima de um custo de oportunidade de 10%? 11%? 12%? Enfim, mesmo com essas taxas penso que o banco poderia valer o valor de patrimônio…aliás ambos os bancos. Abaixo uma tabela com os múltiplos comparáveis (Fonte: Brasil Plural).

#NOTBAD

Mês não está bom para a carteira…mas como dizem na minha terra: “não tá morto quem peleia”.  Mês só termina quando acaba…small caps vem apanhando na comparação com o IBOV…dá uma olhada (linha verde o IBOV, linha azul o índice de small caps):

Carteira tem um peso maior em….[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Share.

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Leave A Reply