shadow


Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Tudo bem?

Quais são as suas expectativas para o cenário econômico? O que você acha que vai acontecer com a Selic, com o IPCA, com o CDI, com o câmbio e etc?

Com muita frequência eu recebo perguntas sobre que tipo de investimentos escolher em determinado cenário econômico. Eu sempre respondo que mais importante que o cenário econômico é o planejamento de investimentos do próprio investidor, pois nem sempre o cenário vai apontar para o mesmo investimento que o investidor precisa, de acordo com suas necessidades pessoais. Até porque o cenário econômico revela uma questão de momento presente e de um futuro próximo e os investimentos não são sempre baseados nesse timing.

Investir não é somente procurar aquilo que dá mais retorno num determinado prazo ou num determinado cenário econômico, mas sim aquilo que fará com que o capital que você possui seja preservado acima da inflação e que satisfaça as necessidades de liquidez, risco e é claro, de retorno.

Cenário econômico: cuidado com a ansiedade!

Mas o que eu gostaria de tratar mesmo nesse vídeo é o seguinte: muitas vezes, muitos investidores (principalmente os iniciantes) ficam muito ansiosos com acontecimentos de mercado e começam a conjecturar milhões de expectativas e possibilidades para os indicadores econômicos, PIB, taxa Selic, inflação, cenário político e etc.

É muito bom quando o investidor se interessa realmente por esses dados e compreende a relação entre esses indicadores até mesmo pra entender quais são as tendências gerais de movimento desses indicadores e como isso afeta toda a economia.

Porém eu sugiro que você também, além de sempre estar antenado a esses conceitos, reduza um pouco a ansiedade e o ritmo de “especulações”, pois individualmente como investidores nós não somos capazes de entender com exatidão todos esses movimentos e principalmente medir o impacto de maneira precisa de todos os acontecimentos na formação de cada indicador.

Isso significa que é importante que você entenda as tendências gerais, no entanto, você não deve ter idéias fixas e achar que precisa saber qual realmente será a Selic numa determinada data futura ou qual vai ser exatamente o IPCA.

A dica é que você pode simplesmente olhar dados já consolidados que resumem as expectativas de vários economistas e várias instituições financeiras atualizados semanalmente. Trata-se do relatório Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo banco central.

Cenário econômico: Boletim Focus!

O Boletim Focus é um relatório elaborado uma vez por semana com dados divulgados pelo Banco Central, com o resumo da coleta das expectativas dos principais indicadores econômicos estimadas por cerca de 125 instituições financeiras privadas do país e do exterior.

Então, muitas vezes eu ouço pessoas falando assim: “ah, pra mim a Selic vai subir até nível X e até o ano Y”. E aí eu me pergunto como pode alguém chegar a tal conclusão precisa? É difícil!

Eu mesmo que lido com investimentos diariamente não tenho essa exatidão na informação e me oriento baseado nas tendências e não da exatidão de dados. É muito melhor eu utilizar o Boletim Focus e monitorar não o que eu acho, mas o que o conjunto de especialistas projeta com os dados de momento disponíveis.

Os economistas sempre fazem previsões furadas! Será?

Aí muita gente me fala assim:

“Ah André, mas esses economistas sempre erram suas previsões! O que é previsto no inicio do ano acontece tudo diferente no final do ano”.

Sim, isso é verdade, mas vamos entender porque isso ocorre pra não repetir esse tipo de bobagem por aí.

Primeiro, que os economistas e as instituições financeiras não fazem exatamente “previsões”. Elas traçam “expectativas” de acordo com os dados disponíveis num determinado momento. Segundo que, na medida em que o tempo vai passando, novos dados vão surgindo e por isso a necessidade de ajustes nessas expectativas.

Portanto não é um exercício de adivinhação, mas sim um exercício de interpretação de dados concretos a cada momento. Por isso quando você ouvir de alguém que “economistas erram” nas suas previsões, entenda que não são previsões. São expectativas com os dados de momento disponíveis. E o Boletim Focus é um resumo das expectativas de mais de cem dessas instituições, por isso é sim um guia importante para que você visualize e trabalhe não com sua opinião pessoal. Não com sua expectativa pessoal, que certamente é incompleta, mas com a expectativa do conjunto das instituições financeiras. Portanto é um termômetro importante que deve ser observado.

Então, caso você não conheça o boletim focus, eu vou te explicar como você pode acessá-lo.

Pra facilitar: digite na busca do google “boletim focus”

Slide13

Depois de clicar no link, você estará dentro do site do Banco Central do Brasil e abaixo você tem as opções para visualizar os relatórios. Veja a ultima data disponível. A última data é sempre da sexta-feira anterior, mas o relatório só fica disponível na segunda feira. Ou seja, nessa tela aqui, veja que o último relatório divulgado tem data do dia 26 de junho, que foi uma sexta feira, porém ele só fica disponível no dia 29, que foi uma segunda feira. Então você deve procurar o último relatório disponível para ver as expectativas atualizadas do mercado financeiro.

Slide14

Pronto! Agora você tem o Boletim Focus, pode até salvá-lo em PDF. Veja que no cabeçalho ele mostrará a data da ultima sexta-feira também, que agora enquanto faço esse vídeo, é dia 26 de junho de 2015.

Agora você vai olhar o documento todo, olhar as projeções para o mês atual e o seguinte e nas páginas a seguir, olhar as projeções dos indicadores para o ano atual + o ano seguinte.

Concluindo…

Aprendendo a olhar o Boletim Focus, você cria um processo de tomada de decisão muito mais consistente, baseando-se nas expectativas consolidadas de todo o mercado financeiro, elimina os “achismos” das suas decisões e ainda reduz sua ansiedade perante a enxurrada de informações que o mercado nos impõe no dia a dia.

Um abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. vicente machado    

    André, obrigado pelo compartilhamento da orientação.

  2. Sandra    

    Boa recomendação André, irei acompanhar sempre o Boletim Focus!!!

  3. André Barbon    

    Xará, faz um vídeo explicando como interpretar o Boletim Focus!!!
    Abraço

  4. Max    

    Focus é expectativa e previsão ao mesmo tempo ainda mais quando se usa modelos econométricos para se dar o tal chute…quando falam que a SELIC, o Dólar ou IPCA será tal número, é isso que eles acreditam que será…pelo menos naquela semana…e muda por quê os modelos usados na maiores muitas vezes envolvem séries temporais que enxergam 1 período a frente, no máximo 2 (baixo horizonte de previsão)…assim a cada novo imput, a previsão muda e tem uma corrida dos setores de análises das empresas para rever e para dar o melhor chute possível, tanto que o Bacen envia períodicamente quem são as instituições TOP 5 (quem mais acerta)…eu diria que é mais para o bacen calibrar seu modelo econométrico que é usado no copom e ver se não está muito destoante do consenso do mercado…

  5. Marcio Fortes    

    Boa André! Foi fácil chegar no boletim, mas não sei ler. Tem como fazer uma aula de como ler esse boletim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *