A variação do dólar é um movimento que afeta a economia brasileira. Ela pode ocorrer por diferentes motivos, gerando diversas consequências na dinâmica econômica nacional. Por isso, compreender seu funcionamento pode ser interessante para quem procura investir melhor.
Existem alternativas no mercado financeiro que são atreladas ao dólar, sendo possível aproveitar a oscilação da moeda para investir. Contudo, para isso, é preciso compreender como ocorre essa movimentação e de que forma ela impacta os investimentos.
Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo e compreenda como aproveitar a variação do dólar para investir!
O que é volatilidade no mercado?
Para compreender como aproveitar a valorização do dólar em seus investimentos, primeiro é preciso conhecer o conceito de volatilidade. No mercado financeiro, ela mede a intensidade e a frequência das oscilações nos preços de ativos e derivativos em um certo período.
Em termos práticos, quanto maior ou mais frequente for a variação de preço, maior a volatilidade percebida.
Como ocorre a variação do dólar?
Agora que você compreende o que é a volatilidade de um ativo, é possível entender como acontece a variação do dólar. Nesse sentido, é preciso considerar que ela envolve o mecanismo de cotação da moeda.
No geral, o preço de negociação do dólar em relação ao real depende da disponibilidade de dólares no mercado brasileiro. Quando há uma grande quantidade de moeda estrangeira no Brasil, a tendência é que o preço caia em relação ao real.
Já a baixa disponibilidade da moeda costuma fazer com que o câmbio estadunidense se valorize em relação ao brasileiro.
Quais fatores podem afetar a cotação da moeda?
Ainda que a lei de oferta e demanda interfira na variação do dólar, é importante compreender que esse movimento não acontece de maneira aleatória. Existem diferentes aspectos que podem interferir na oscilação.
Assim, ela pode ocorrer tanto por questões da economia nacional quanto mundial. Por exemplo, quando a taxa de juros brasileira sobe, a tendência é atrair investidores estrangeiros, aumentando a quantidade de dólares no mercado.
Além disso, outros fatores podem afetar a variação do dólar, como:
- situação das relações comerciais internacionais;
- intervenções do Banco Central (Bacen) na cotação da moeda estrangeira;
- decisões internacionais que alterem o fluxo de capital no mundo.
Como a variação do dólar pode impactar seus investimentos?
Como você viu, existem diferentes motivos pelos quais o preço do dólar pode variar. Uma vez que essas oscilações afetam a economia de diferentes formas, é necessário entender os possíveis impactos em seus investimentos.
Se o dólar mais baixo for causado por uma taxa de juros mais elevada, os investimentos em renda fixa podem ser beneficiados. Porém, também há impactos na renda variável, principalmente nos ativos da bolsa de valores.
Empresas exportadoras tendem a ser beneficiadas quando o dólar está elevado. Já companhias que vendem apenas para o mercado interno ou trabalham com importações podem ser prejudicadas. Essas questões podem influenciar os ânimos do mercado em relação às ações, influenciando a cotação dos ativos.
Ao mesmo tempo, se mais investidores estrangeiros entram no mercado, isso pode aumentar o potencial dos ativos negociados na bolsa — enquanto tende a baixar a cotação do dólar. Já em um cenário contrário (menos investidores no mercado), o dólar costuma valorizar.
Por isso, dependendo da composição de sua carteira e estratégia, é possível aproveitar a variação do dólar em busca de resultados melhores.
Como aproveitar a variação do dólar para investir?
Depois de conhecer os principais aspectos sobre a variação do dólar, é hora de entender como essa oscilação pode gerar oportunidades na hora de investir. Nesse sentido, a oscilação da moeda estrangeira pode servir a diferentes propósitos.
É possível, por exemplo:
- aproveitar oportunidades de maior rentabilidade;
- proteger seu capital;
- dolarizar e diversificar sua carteira.
A seguir, acompanhe algumas alternativas de investimentos que podem ser utilizadas para aproveitar a variação do dólar. Confira!
Títulos atrelados à inflação
Quando a variação do dólar é de queda, esse movimento pode ser causado pelo aumento de juros, estando ligado indiretamente a um avanço inflacionário. Nesses casos, é possível recorrer a títulos públicos ou privados atrelados a índices de inflação para proteger sua carteira.
Esses investimentos apresentam uma rentabilidade híbrida, composta por uma taxa fixa acrescida da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, você tem ganhos de acordo com a inflação e acompanha os movimentos da economia.
Fundos internacionais
Na renda variável, uma alternativa para aproveitar a variação do dólar é o investimento em fundos internacionais. Eles operam como um condomínio financeiro, em que os recursos são movimentados por um gestor profissional.
Nesses fundos, há alocação de parte do capital em ativos de outros países — como os EUA. Dessa maneira, se o dólar subir, o desempenho tende a se refletir no preço das cotas, elevando o rendimento do investidor.
Fundos cambiais
Já os fundos cambiais têm foco em alternativas relacionadas ao câmbio. Portanto, eles são instrumentos de acesso à variação do dólar. Essa estratégia pode gerar proteção, já que a moeda norte-americana tende a se valorizar em momentos de crises no Brasil, por exemplo.
Ações de empresas exportadoras
O investimento em ações de empresas exportadoras também é uma maneira de aproveitar a oscilação do dólar. Como elas vendem seus produtos no mercado internacional, sua receita é em dólar. Portanto, as companhias tendem a se beneficiar com a valorização da moeda estrangeira.
Assim, a compra das ações pode ser uma oportunidade de diversificação do portfólio. No entanto, é preciso considerar outros fatores na hora de comprar papéis de uma companhia, como sua saúde financeira, os segmentos em que ela atua, etc.
BDRs
Também é possível expor seu capital à oscilação do dólar a partir de BDRs (certificados de depósitos de valores mobiliários). Eles são negociados na bolsa de valores e lastreados em investimentos internacionais.
Essa é uma forma de expor seu capital a moedas estrangeiras sem precisar retirar seu dinheiro do Brasil. Diante de uma possível valorização do dólar, seus investimentos em BDRs podem ser favorecidos.
ETFs
Por fim, você pode recorrer aos fundos de índice (ETFs) ligados a indicadores estrangeiros. Negociados na bolsa de valores, esses veículos financeiros replicam a carteira teórica de um índice financeiro e espelham seus resultados. Logo, se o indicador for ligado ao dólar, é possível se expor ao desempenho da moeda.
A variação do dólar é uma dinâmica econômica que pode afetar os investimentos de diferentes maneiras. Como você viu, é possível aproveitar essa movimentação a partir de diversas alternativas. Contudo, lembre-se de estudar o investimento e suas condições antes de investir para tomar decisões mais adequadas para a sua estratégia.
Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Então acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no YouTube, Instagram e Facebook!