Muitas pessoas que querem iniciar ou mesmo trocar de carreira acabam passando pelo mesmo “drama”: o de saber como escolher o curso de faculdade ideal para si.
Engana-se quem acha que essa decisão só precisa ser tomada pelos recém-formados no ensino médio. Até quem é formado e trabalha há muito tempo em uma área e deseja mudar de área ou retomar os estudos também se pega pensando nisso.
Seja para adquirir uma nova formação, iniciar a carreira dos sonhos ou apenas continuar aprendendo, fazer essa escolha é muito importante para não correr o risco de arrepender-se posteriormente. Por isso, é fundamental pensar e analisar muito as possibilidades antes de tomar a decisão final.
Quer saber como escolher um curso de faculdade? Então acompanhe o artigo e saiba escolher o melhor para a sua vida profissional!
Veja o que mais lhe atrai
Talvez uma das primeiras atitudes que uma pessoa pode tomar na hora de escolher um curso de graduação é analisar o que mais gostava de estudar na escola. Por exemplo, se a pessoa tinha interesse nas aulas de história, possivelmente irá gostar de estudar História ou cursos afins da área de humanas, como Sociologia, Filosofia ou Direito.
Por outro lado, se a pessoa era mais interessada nas matérias de exatas, poderia descartar as de humanas e escolher cursos como engenharia, matemática, física, entre outros dessa mesma linha.
Essa pode ser a maneira mais simples e fácil de identificar suas preferências e descartar cursos que não lhe interessam. Mas não faça somente essa analise, vá além.
Observe o que você gosta de fazer, as leituras que lhe atraem, seus programas favoritos, seus valores e objetivos. Pense em como você quer estar daqui há alguns anos e pense quais cursos podem lhe ajudar a atingir essas metas. Saiba o que você defende, o que lhe motiva e como você pode fazer a diferença.
Essas perguntas ajudam no autoconhecimento e podem auxiliar você a definir o melhor curso.
Pesquise sobre as profissões que você acha interessante
Começar um curso sem pesquisar as profissões pode ser um tiro no pé. Isso porque imaginamos e idealizamos como uma carreira deve ser, mas a prática pode ser muito diferente. Para evitar frustrações, pesquise sobre todas as vocações que considera interessante. Analise como é a rotina de trabalho, o dia a dia dos profissionais e principalmente o mercado.
Veja o quão requisitado é o profissional da área que deseja no mercado de trabalho. Procure saber se a profissão está em alta ou muito saturada e quais os conhecimentos necessários para poder atuar nela.
Em muitos segmentos, a faculdade acaba não sendo essencial para tornar-se um grande profissional, nem para atuar na área. Muitas pessoas pensam que a faculdade é o melhor caminho, mas não percebem que poderão desenvolver uma carreira na área por outros meios.
Algumas profissões, como a medicina e a advocacia, realmente exigem o diploma universitário para atuar. Contudo, outras formações apresentam caminhos até mais rápidos e baratos para isso.
Por exemplo, se você quer ser fotógrafo ou designer, pode exercer a profissão sem ter o diploma universitário. Há diversas escolas que oferecem cursos livres que são tão excelentes quanto aqueles oferecidos nas faculdades.
Se o campo de conhecimento que você deseja adentrar, seja para adquirir mais conhecimento ou para mudar de carreira, não é exigente quanto a formação, verifique se não há outros caminhos que você possa seguir para poder desenvolver-se.
Analise todos os cursos que você achou interessante
Pesquise sobre a grade curricular de todos os cursos que chamou sua atenção. Analise cada uma delas e, de preferência, de instituições de ensino variadas. Compare as grades curriculares – de cursos similares oferecidos por universidades diferentes, inclusive – e descarte o que menos tenha a ver com você.
Como você pesquisou antecipadamente sobre as profissões e possibilidades de atuação no mercado, a análise das disciplinas pode acabar sendo mais fácil. Busque informações também sobre as possibilidades de especialização.
Dessa forma, você começa a compreender melhor os cursos e poderá descartar aqueles que menos tenham a ver com o que você procura.
Faça testes vocacionais
Se quiser uma ajuda para saber o curso ideal para você, os testes vocacionais podem ser a solução. Não precisa tomá-los como uma verdade absoluta, mas responder alguns poderá auxiliá-lo a compreender o seu perfil e lhe deixará mais preparado para escolher o melhor curso, de acordo com a sua personalidade.
Há diversos testes que você pode fazer gratuitamente pela internet. Responda-os com a maior sinceridade possível e pesquise sobre os cursos que aparecerem no resultado. Se você fez o que foi dito nos tópicos anteriores, provável que os testes apenas reforcem os cursos que você mais se interessou e possivelmente apresentará algumas novas opções.
Você também pode fazer o teste vocacional primeiro, pesquisar sobre os cursos que foram apresentados no resultado e definir os que mais tenham a ver com você.
Converse com profissionais da área
Se estiver em dúvida sobre várias formações, que tal procurar profissionais de cada área e conversar com eles? Muitos ficarão felizes em lhe ajudar nessa caminhada. Procure-os e questione sobre a profissão, as possibilidade de ganhos, a atuação, o mercado de trabalho e outros assuntos que você tenha dúvidas.
Outra forma de aprender um pouco é visitar os locais de trabalho. Peça para o profissional deixar você observar ou ajudar no trabalho dele por um período curto (1 semana, por exemplo), para você ter uma ideia de como é a rotina do profissional.
Faça aulas avulsas nas instituições de ensino
Algumas universidades concedem a possibilidade de assistir algumas aulas dos cursos que chamaram sua atenção, antes de tomar a decisão final. Se você está com dúvidas, vá na instituição de ensino e peça para acompanhar algumas aulas dos cursos que você quer conhecer.
Aproveite também para visitar laboratórios e outros lugares da instituição para analisar a estrutura.
Quem deseja ingressar na universidade para aprender algum conteúdo isolado, há a possibilidade de se matricular em apenas algumas matérias, a depender da instituição. Assim, se você tem esse objetivo, saiba que pode fazer apenas as disciplinas que gostaria e não o curso todo de uma vez!
Escolha sem dar ouvidos aos outros
As pessoas aprendem que devem estudar para ter um bom emprego. Assim, muitas acabam escolhendo uma carreira apenas porque os outros disseram que “paga bem” e deixaram de fazer o que realmente queriam porque “vai demorar muito para se formar no curso x” ou “vai ser mal remunerado se estudar o curso y”.
Seja para construir uma carreira, mudar de profissão ou apenas continuar aprendendo, escolha o curso que você deseja independentemente do que os outros lhe digam.
O mercado muda toda hora e um curso superior não é garantia de que um profissional vá receber mais ou menos dinheiro. Você pode muito bem fazer um curso de licenciatura (que geralmente apresentam remunerações menores) e ganhar mais que os formados nos cursos que tem fama de ter boas remunerações. É preciso ter criatividade e aprender sobre empreendedorismo.
Afinal, como escolher o melhor curso?
Se você seguiu todos os passos, independente da ordem, você:
- aprendeu a definir o que lhe atrai e motiva e buscou se autoconhecer;
- pesquisou sobre as profissões que lhe interessam, sobre as diversas possibilidades de estudo e atuação e o mercado de trabalho;
- analisou todos os cursos que achou interessante;
- fez testes vocacionais para saber um pouco mais sobre seu perfil;
- conversou com profissionais das áreas;
- fez aulas avulsas e conheceu as instituições de ensino;
- aprendeu que somente você pode definir seu destino e que as crenças limitantes dos outros não podem atrapalhar na sua escolha
Essas etapa ajudaram a definir o melhor para você. Mas lembre-se que, o mais importante de tudo é conhecer-se muito bem e decidir conforme suas intenções.
Muitas pessoas erram e acabam mudando de curso. Outras, depois de anos trabalhando em uma área, resolvem mudar totalmente. Isso é comum e acontece com frequência, principalmente com os estudantes que ainda não se encontraram.
Testar e errar não é motivo de fracasso, mas o importante é encontrar algo que realmente lhe faça feliz. Por isso, busque conhecer-se o máximo possível para fazer escolhas mais seguras.
Conclusão
Saber como escolher o curso de faculdade ideal e ser feliz na carreira é o desejo de todos. Optar por uma profissão é desafiador, até mesmo profissionais bem consolidados no mercado decidem mudar bruscamente para ter novas experiências e obter novos conhecimentos.
Se você quer muito escolher um curso, seja para iniciar sua carreira, trocar de emprego ou apenas desenvolver novas aptidões, siga as dicas e faça essa escolha com segurança!
Quer aprender a fazer seu dinheiro render? Então assine a newsletter e junte-se a milhares de pessoas que melhoram cada vez mais com os conteúdos que recebem do blog!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!