É muito comum lermos sobre a história de um empreendedor de sucesso e ficarmos fascinados com as suas vitórias. Graças à coragem e comprometimento, conseguiram chegar onde estão, e inspirar-se nas trajetórias deles é importante para nos mantermos motivados a conquistar o que almejamos.

Porém, mesmo aprendendo com os que já alcançaram seus objetivos, algumas pessoas ainda não compreendem como ser um empreendedor de sucesso. Este artigo tem como tarefa dar dicas para todos aqueles que desejam ser bem sucedidos nesse processo.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então pegue papel e caneta e leia o texto para anotar as dicas valiosas que daremos a você!

 1. Tenha autoconfiança

Uma grande característica de um empreendedor de sucesso é a autoconfiança. Quem não acredita no seu próprio potencial não conseguirá avançar muito no empreendimento, pois em qualquer momento de falha, se sentirá um fracassado e uma farsa.

A autoconfiança é algo que deve ser trabalhada sempre. Todo empreendedor deve se arriscar e, por causa disso, poderá errar até mais de uma vez.

O importante é aperfeiçoar bem essa característica para não se sentir mal e acabar desistindo no caminho.

Quem tem a autoestima bem aprimorada conseguirá controlar seus medos e confiar mais ainda no seu potencial. Por isso, se tiver que trabalhar esse atributo, procure priorizá-lo antes de se comprometer com o seu empreendimento.

2. Tenha a mente aberta

Receber ideias dos outros e principalmente, feedbacks, tanto positivos quanto negativos, lhe ajudará a aprender muito e também a aperfeiçoar mais ainda seus projetos. Por isso, conheça pessoas novas, peça ajuda e conselhos dos mais experientes e tente absorver o máximo de informações e aprendizados que eles poderão lhe transmitir.

Além disso, não seja conservador. Saiba se abrir para novas tecnologias, conhecimentos e conselhos de outros profissionais, inclusive de áreas diferentes ou opostas à sua. Isso poderá ser um fator decisivo para se tornar um empreendedor de sucesso.

3. Cuide de sua saúde

Alimentar-se bem, de forma saudável e exercitar-se é de extrema importância para qualquer pessoa manter a saúde em dia. Aqueles que desejam empreender e montar seu próprio negócio devem atentar-se muito a isso.

É normal ficarmos horas trabalhando em nossos projetos, mas saiba que ter tempo para exercitar o corpo e comer bem fará bem para o corpo, para a cabeça e ajudará o empreendedor trabalhar melhor e mais focado.

Ter tempo de descanso também ajudará a manter a atenção e planejar os objetivos com mais atenção e eficiência. E, assim, suas chances de se tornar um empreendedor de sucesso aumentam.

4. Trace planos

Sem um planejamento fica difícil saber onde se quer chegar. Por isso, defina seus objetivos e trace metas para o seu empreendimento.

Defina o escopo do negócio, o dinheiro que será usado, os profissionais que serão necessários. Detalhe tudo o que deve ser feito e cada passo que deve ser dado, em cada momento, para ver seu projeto decolar ao longo do tempo.

5. Aprenda a fundo o que outros fizeram

Ler um pouco a respeito de como os outros conseguiram alcançar o sucesso é sim interessante. Mas procure saber a “história por trás da história”.

Ou seja, procure ter conhecimento sobre o que aconteceu na época para que tivessem a grande ideia de seus negócios e informações sobre: situação financeira antes da execução, qualidade de vida, como era o contexto familiar do indivíduo e no local onde vivia.

Esses dados podem ajudar a entender o que motivou a pessoa a mudar de vida e colocar em prática o que queria.  Assim, poderá compreender melhor como foi o processo de empreendedorismo de cada um.

Se aprofundar no tema, você poderá ver que há muitos casos de empreendedores “por necessidade”, como aquelas pessoas que perderam o emprego e começaram a investir para poder se sustentar. Um grande exemplo é o fundador da Tramontina, mas existem inúmeros outros cases de sucesso no Brasil e no mundo.

Você pode ler mais sobre o tema nos seguintes artigos:

6. Planeje suas finanças

É comum pensar que é necessário muito dinheiro para começar a empreender. Isso é mito, pois muitos indivíduos conseguiram começar com um valor muito reduzido.

Mas, mesmo começando com muito ou pouco dinheiro, é essencial se organizar financeiramente e fazer um planejamento dos gastos e economias do futuro negócio.

7. Conheça novas pessoas

Conhecer novas pessoas e que possuem conhecimentos distintos do seu pode lhe ajudar a ter novas ideias para implementar a sua. Isso ainda ajudará no networking, pois você poderá se conectar com alguém que conhece a pessoa ideal para te auxiliar em determinado processo ou caso surja uma dificuldade específica.

Quanto maior sua rede de contatos, mais chances você terá de mostrar o que fez para outras pessoas e de receber dicas e conselhos que podem aprimorar cada vez mais a sua grande ideia.

8. Inove

Há muita gente no mercado que faz coisas comuns, que outros também estão desenvolvendo. O ideal é apresentar algo novo ou com um diferencial para se tornar um empreendedor de sucesso e ter êxito na sua empreitada.

Pense: “por que meu cliente deve me escolher ao invés de comprar do meu concorrente?” e tente encontrar maneiras de fazer do seu negócio algo único.

Se observar as deficiências existentes, é possível criar um produto ou serviço totalmente novo e, assim, navegar em um oceano azul, local onde não há concorrência e competição. Entenda mais sobre a estratégia do Oceano Azul nessa palestra do TED Talks acessando esse link.

9. Vá devagar

Se comprometa com o seu trabalho e faça uma coisa de cada vez. Não adianta correr contra o tempo para fazer tudo às pressas. O importante é fazer cada processo de maneira eficiente e o mais bem feita possível.

Tenha calma e aprenda com cada processo. Quando errar, pare e veja os motivos dos erros e aprenda com eles. Saiba que errar é normal, e trabalhando devagar será possível aprender para que não se repitam erros como os cometidos.

10. Ame o que você faz

Escolha empreender em algo que você goste. Se não, passará a se entediar toda vez que for trabalhar nos seus projetos e as chances de desistir rápido serão maiores.

Por isso, tenha paixão pelo que vai fazer e tenha um empreendimento para sentir orgulho no futuro.

11. Tenha autonomia de pensamento

Como dito antes, conhecer novas pessoas para fazer networking é importante, bem como se abrir para feedbacks e opiniões dos outros. De fato, podemos aprender muito com as críticas e opiniões dos outros.

Porém, devemos ter autonomia de pensamento. Ou seja, é preciso acreditar no que pensamos e arriscarmos.

Uma pessoa que somente faz o que os outros dizem pode acabar não chegando a lugar algum e poderá se arrepender posteriormente por sua ideia não ter sido colocada em prática do jeito que queria.

12. Tenha foco

Ter foco é essencial, mas aqui não se fala de foco no sentido de se concentrar em algo. Ter foco também significa concentrar suas energias em uma única coisa.

Seja essencialista, ou seja,  use sua energia em apenas uma coisa de cada vez e execute as tarefas com mais eficácia para se tornar um empreendedor de sucesso.

Quem faz várias coisas ao mesmo tempo e desvia o foco acaba se cansando mais rápido e dispersando energia. No final, nada terá sido feito ou pouca coisa terá sido executada de maneira bem mediana ou ruim.

Ser um empreendedor de sucesso não é simples e pode levar tempo até que isso aconteça. Mas o importante é ter persistência, foco e acreditar em si e na sua ideia.

Quem deseja alcançar esse objetivo precisa entender que há muito trabalho que deve ser feito, mas é acreditando e colocando em prática que se consegue. Se você deseja muito se tornar um grande empreendedor, não deixe de seguir as dicas e comece já a sua caminhada rumo ao mundo do empreendedorismo!

Quer aprender mais sobre empreendedorismo e finanças? Então assine nossa Newsletter para receber grandes lições todos os dias sobre esses assuntos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *