Não é fácil ser um empreendedor. E, além da pressão dos negócios, lidar com certos mitos sobre empreendedorismo pode ser ainda mais tóxico para o pensamento arrojado que ajudaria qualquer investidor a fazer um negócio evoluir.

É verdade que existem vários fatores que podem levar um empreendimento ao fracasso. Mas uma das principais razões é negligenciar as etapas necessárias para administrar um negócio. E isso pode estar diretamente ligado a estes mitos sobre empreendedorismo que estão espalhados por aí.

Para ajudar você a se livrar de cada um deles e administrar seu negócio adequadamente (ou até mesmo ter coragem de criar seu próprio negócio), criamos o artigo de hoje. Confira a seguir 7 mitos sobre empreendedorismo que você precisa esquecer para ter sucesso  nesta  empreitada,  assim  como  outros  grandes  empreendedores.

Acompanhe!

7 mitos sobre empreendedorismo que você precisa esquecer

Em primeiro lugar, é importante que você compreenda a importância de conhecer estes mitos relacionados à atividade empreendedora. Entender quais são os mitos e verdades sobre empreendedorismo ajuda a desconstruir uma mitologia que se baseia em lendas, histórias de filmes e tantas outras referências que, muitas vezes, podem estar bem longe da realidades dos empreendedores.

Ao entender que muitas destas informações não são verídicas, é bastante possível que você se sentirá mais confortável para lidar melhor com as pressões do dia a dia ao administrar seu negócio. Se você ainda não empreende, poderá se sentir mais preparado para dar seu primeiro passo no ramo empreendedor.

Então confira 7 desses mitos que podem prejudicar gravemente o desenvolvimento de um pensamento empreendedor:

1. Empreendedores nunca perdem o foco

É verdade que distrações não devem atrapalhar a sua criatividade. Inclusive, há ótimas ferramentas para ajudar os empreendedores a evitar distrações no dia a dia. Mas, de acordo com a medicina, se distrair também traz vários benefícios ao cérebro.

Pequenas distrações ajudam você a aperfeiçoar suas habilidades criativas a longo prazo. Além disso, oferecem um refresco à mente quando o seu foco não está exatamete resultando em algo produtivo. É a famosa “pausa para voltar com tudo depois”.

Portanto, é importante fazer pausas no trabalho para uma melhor reflexão e maior energia.

2. Empreendedores nunca desistem

Um dos maiores mitos sobre empreendedorismo diz que os empresários nunca desistem de suas ideias. Mas, quem disse que desistir é ruim e que os empresários não desistem?

Parar na hora certa ou desistir de algo que não saiu como o planejado é o que faz de um empreendedor um bom empreendedor.

A maioria dos empresários de sucesso já desistiu de algum empreendimento empresarial antes de engatar o negócio que se tornou bem-sucedido. Se um empresário começa um negócio ruim, ele vai desistir com sabedoria assim que perceber o erro.

3. Empreendedores não têm momentos de lazer

Empresários de sucesso também precisam sair às vezes e terem momentos de lazer. Não há nada de errado tirar momentos para relaxar, ir ao cinema, estar com os amigos ou simplesmente não fazer nada.

Esses momentos de lazer servem para aumentar o vigor do dia a dia puxado de trabalho. Além disso, garantem os contatos sociais com amigos e familiares, fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa.

4. Empreendedores não se estressam com coisas pequenas

Outro mito sobre empreendedorismo é que os empresários não se estressam com pequenas coisas. Embora seja verdade que o ideal é mesmo não se deixar estressar por coisas pequenas que acontecem no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, nem sempre manter esse controle é possível.

Alguns especialistas defendem, inclusive, que um pouco de estresse pode ser benéfico para os empreendedores. É o caso de situações que estimule a finalização de um projeto, a entrega de um trabalho, o cumprimeiro de um prazo, entre outros esforços.

Ainda assim, sempre certifique-se de que o estresse não tem atrapalhado funções da sua vida, especialmente a sua saúde.

5. Empreendedores estão sempre cortando custos

Existem duas maneiras de aumentar os lucros: aumentar o volume de vendas ou reduzir despesas. Na tentativa de reduzir custos, os empreendedores podem acabar cometendo erros graves, buscando ganhos de curto prazo que resultem em perdas no longo prazo.

Por isso, é outro mito sobre empreendedorismo afirmar que o corte de custos é sempre a melhor opção para aumentar os lucros de uma empresa.

A dica é sempre olhar para lucros a longo prazo em vez de ganhos no curto prazo. Gastar mais dinheiro às vezes pode significar muito mais lucro, e tentar economizar dinheiro em tudo pode fazer com que você tenha prejuízo.

6. Empreendedores sempre dizem “sim” para os clientes

Se você planeja manter um negócio a longo prazo, é preciso entregar o seu produto ou serviço com qualidade. E isso nem sempre significa atender o maior número de pessoas possível.

O ditado “nunca morda mais do que você pode mastigar e engolir” ajuda a mostrar que um bom empreendedor nunca aceita mais clientes do que pode garantir a satisfação. E isso não quer dizer que ele está perdendo dinheiro, pelo contrário.

Reconhecer suas limitações é inteligente. Se o seu empreendimento consegue produzir apenas 500 produtos por mês, não aceite um contrato para criar 600 itens. São grandes as chances que ou a entrega não será feita ou a qualidade dos produtos não será a mesma, o que afeta diretamente a reputação da sua empresa.

7. Empreendedorismo é coisa de rico

Definitivamente, esse é o maior mito sobre empreendedorismo propagado erroneamente há anos. Não, empreendedorismo não é apenas coisa de rico!

Alguns dos empresários mais famosos e bem-sucedidos do mundo nunca foram de famílias ricas. E sim, começaram de baixo.

Inclusive, vale destacar que, mesmo quando o negócio está indo muito bem, nem sempre os empreendedores podem ser considerados ricos. De acordo com um estudo realizado pela American Express há alguns anos, por exemplo, o salário médio de um empreendedor girava em torno de US$ 68.000,00.

Considerando a média salarial brasileira, este é, certamente, um bom ganho. Contudo, não é suficiente para sustentar o estilo de vida luxuoso com jatinho particular, viagens mensais e tantas outras coisas que podem povoar a mente de quem acredita que todo empreendedor é rico.

É importante saber que o empreendedorismo não é feito apenas por pessoas com maior poder aquisitivo. E que empreender também não é sinônimo de acumular riquezas. Porém, você deve saber que, ao empreender, poderá estar dando um passo importante em direção a uma ascensão financeira.

Entretanto, não se esqueça de eliminar os mitos sobre empreendedorismo e empreendedores que citamos no artigo de hoje. Evite cair em ciladas. Cuide do seu negócio, aprenda cada vez mais e dê passos cada vez mais sólidos em direção ao sucesso do seu negócio.

E, se você não possui ainda uma empresa, mas tem o sonho de empreender, que tal começar agora? Tire suas ideias do papel e vá atrás dos seus sonhos!

Se você gostou deste artigo, aproveite para se inscrever em nossa newsletter e passe a receber com exclusividade em seu e-mail outros conteúdos sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *