Filmes sobre empreendedorismo e sobre como grandes empresários alcançaram o sucesso são sempre boas inspirações, não é mesmo? Com eles, é possível aprender com suas histórias e nos fazer acordar, dando aquele empurrãozinho que precisávamos para mudar nossa mentalidade sobre os negócios.

Histórias realmente cativam, e, se assistirmos com muita atenção, podemos tirar lições valiosas sobre motivação, foco e persistência. Quer aprender com grandes nomes do mercado e com importantes acontecimentos do mundo? Então confira 5 incríveis filmes sobre empreendedorismo para aprender a empreender!

1. Fome de Poder

O filme de 2016 narra a história de como o McDonald’s se tornou um império poderoso no ramo alimentício. Conta a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shakes de Illinois nos EUA.

Após receber uma compra que achou estranha, resolver levar as máquinas até os compradores, os irmãos Richard e Maurice Mac McDonald. Antigamente, os lanches demoravam muito para ficarem prontos e serem servidos e o cliente se alimentava no carro.

Ao chegar no estabelecimento dos McDonald, percebeu que a lanchonete dos irmãos funcionava de maneira diferente e os lanches eram preparados e servidos rapidamente. Ray Kroc identificou, neste momento, que a ideia dos McDonald era fantástica e resolveu investir nisso.

Aos poucos, foi eliminando os criadores da ideia dos negócios. E, sozinho, criou a gigante marca de fast food que ainda hoje é uma das maiores do ramo.

O filme não esconde o caráter de Ray Kroc (que vale comentar, pode não ser um exemplo a ser seguido). Porém, deve ser assistido, pois passa a mensagem de que devemos apostar e investir no que acreditamos ser inovador.

2. Magia além das palavras: a história de J.K. Rowling

Esse filme não é sobre empreendedorismo, mas todo mundo que quer alcançar seus objetivos deve assisti-lo. Trata-se da história de J. K. Rowling, a criadora de nada mais nada menos que da saga de livros do bruxo Harry Potter.

Baseado em fatos reais, é possível ver o quanto foi difícil a vida da autora até conseguir se tornar uma escritora de sucesso, que era o seu sonho desde criança. Rowling passou por momentos muito tristes. Chegou ao fundo do poço quando fugiu de seu marido violento e foi viver na Inglaterra com sua filha, sobrevivendo com ajuda do governo.

Assim como J.K., todo mundo que tem um sonho, não deve jamais desistir de conquistá-lo, por mais difícil que seja. Harry Potter foi rejeitado inúmeras vezes por várias editoras, mas isso não a impediu de se tornar uma das escritoras mais ricas da atualidade.

Hoje em dia, Harry Potter é um fenômeno mundialmente conhecido, mais de 20 anos após a primeira publicação do primeiro livro.

3. Coco antes de Chanel

O filme conta a história da notável modelista francesa Coco Chanel. O longa, que não poderia deixar de figurar nesta nossa lista dos filmes sobre empreeendedorismo,  conta a história de uma mulher que teve sucesso em uma época totalmente masculina. Chanel é um exemplo de empreendedorismo feminino que deve ser sempre lembrado, pois queria mudar a forma como as mulheres se vestiam em um momento da história em que isso era improvável.

Suas criações, sem dúvidas, revolucionaram o mundo da moda. As mulheres se vestiam com roupas espalhafatosas e espartilhos, enquanto ela começava a criar peças mais confortáveis, inspirando-se em roupas masculinas.

Iniciou fazendo roupas e chapéus sob encomendas e, aos poucosm foi construindo seu império. O filme mostra a importância de ter fé e persistir no que você acredita.

Gabrielle Chanel é um exemplo de inovação e empreendedorismo. Seu legado é até hoje conhecido e respeitado por todos no mundo fashionista.

4. A Grande Aposta

O filme de 2015 conta a história de Michael Burry (interpretado por Christian Bale), que é dono de uma empresa de médio porte. Ele decidiu investir dinheiro no momento em que acreditava que o sistema imobiliário dos Estados Unidos iria quebrar.

Essa atitude gerou conflitos entre os investidores, pois Michael foi o primeiro a apostar contra o sistema e levar vantagem.  O corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) ficou sabendo desses investimentos e, percebendo a oportunidade, passou a oferecê-la aos seus clientes.

Um dos clientes era Mark Baum (vivido pelo ator Steve Carell), um homem que tinha problemas pessoais desde o suicídio de seu irmão e era dono de uma corretora.

Dessa forma, dois investidores iniciantes começam a ganhar dinheiro apostando na crise imobiliária do país. O longa não é exatamente mais um entre os filmes sobre empreendedorismo, mas mostra que mesmo em situações adversas, é possível lucrar. Basta apenas analisar as situações e encontrar boas oportunidades.

5. Trabalho Interno

O filme que, na verdade, é um documentário narrado pelo ator Matt Damon, foi lançado em 2010. Seu foco é a crise de 2008. O problema, com proporções mundiais, provocou perda de milhões de empregos, enquanto os Estados Unidos mergulhou em uma grave recessão econômica.

O documentário analisa detalhadamente as razões pelas quais esse colapso aconteceu e identificou peças chave do mundo político e financeiro. O diretor realizou diversas entrevistas e traçou a trajetória dos Estados Unidos e de outros países, desvendando o relacionamento maléfico que envolveu representantes de diversos setores sociais, como o político e o jurídico.

Mais uma vez, este não é faz parte dos filmes sobre empreendedorismo. Contudo, ele nos fornece lições importantes sobre como a economia funciona e sobre como se preparar para situações imprevisíveis.

Filmes sobre empreendedorismo, dinheiro e sobre o mercado financeiro podem ensinar muito sobre persistência e força para continuar lutando pelo que deseja. Empreender envolve muitos estudos de diversos temas e o cinema pode tornar esse aprendizado muito mais divertido.

Portanto, não deixe de ver os filmes e inspire-se nos melhores enredos para ter sucesso!

Gostou das indicações? Então confira 5 modelos de negócios para começar a empreender com pouco dinheiro!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *