Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Afinal, não é preciso ter chefe, pode se dar ao luxo de fazer suas próprias regras e, dentro do possível, fazer o que se gosta e ganhar dinheiro com isso.

O grande problema é que a ideia de começar o próprio negócio também pode parecer, muitas vezes, desanimadora. O primeiro obstáculo que aparece é a quantia necessária que se deve investir – principalmente quando a meta inicial é empreender com pouco dinheiro.

Mas é preciso que você saiba que existem modelos de negócios que podem ser escolhidos por quem deseja começar a empreender, mas está com a grana mais curta. Alguns tipos de negócio não exigem tanto investimento financeiro de início e você pode ir crescendo aos poucos.

Se você quer saber quais são essas opções de negócio e quer entender como começar a empreender com pouco dinheiro, este artigo é para você! Continue a leitura e conheça 5 tipos de negócio que você pode escolher para dar início à sua jornada como empreendedor sem gastar muito dinheiro.

Ramo de Pets

Trabalhar no segmento de pets é cada vez mais viável nos dias de hoje.  Abrir um pet shop ou uma clínica veterinária para trabalhar com pequenos animais já não é mais a única opção do ramo de pets. Ao menos não agora, na era da internet e redes sociais.

Você pode, por exemplo, empreender como cuidador de animais no dia a dia ou até mesmo cuidando de pets eventualmente – como, por exemplo, em caso de viagem dos donos de animais. Neste modelo de negócios, o  pet pode ficar hospedado na sua casa ou você pode ir à casa onde reside o animal para oferecer seus serviços.

Outra opção neste ramo é o dogwalker, um profissional autônomo que pode usar a internet a seu favor para disseminar seu trabalho, que é passear com os cachorros das pessoas que não podem dar uma voltinha com seu animal. Mais um modelo de negócios que você pode escolher para empreender com pouco dinheiro.

Quem gosta de fotografia também pode optar pelo ramo da fotografia animal. Afinal de contas, quem não gosta de books fotográficos de pets fofinhos?

Artesanato

Se você tem habilidade com as artes manuais, gosta de criação e artesanato, esta pode ser uma outra opção de negócio para você. É possível montar seu estúdio caseiro, divulgar pelas redes sociais e vender suas criações em feiras de artesanato e lojas colaborativas. Fazer sabonetes, óleos e velas, por exemplo, estão na moda.

Outra opção, neste caso, é oferecer aulas de artesanato, ensinando às outras pessoas as habilidades que você já possui. Isso também serve para música ou aulas de idiomas.

Dica: se você quiser aprender a fazer sabonetes artesanais, clique aqui e acompanhe um artigo completo sobre o assunto no site TotalConstrução. Confira e dê o primeiro passo na criação do seu negócio próprio!

Eventos e festas

Se você é bom com festas, gosta de planejar, organizar e decorar um ambiente, pode escolher o caminho dos eventos e festas. Uma forma de iniciar um negócio de baixo custo é trabalhar com festas, planejando casamentos, aniversários e festas infantis.

As festas de casamento costumam exigir muito empenho devido aos detalhes mas, para os habilidosos, pode ser uma excelente opção para ganhar um bom dinheiro. Você pode, inclusive, decidir se especializar em determinados eventos ou festas, como planejar casamentos ou fazer festas infantis, e tornar-se uma referência no segmento.

Personal chef

Se você é do ramo de gastronomia, gosta de cozinhar e tem habilidades na cozinha, uma boa pedida é se tornar um personal chef. Dessa forma, você pode empreender com pouco dinheiro e conquistar uma boa clientela a partir de indicações ou até mesmo utilizando as redes sociais.

Neste modelo de negócios, é possível trabalhar em eventos e datas especiais, ou até mesmo optar por dar aulas para quem tem vontade de aprender a cozinhar. Um investimento muito menor do que ter de abrir um restaurante, e que pode ser um ótimo começo para que deseja empreender.

Doces gourmet

Os doces gourmet estão em alta: brigadeiros gourmet, bem-casados, além de outros tipos de bolos e doces, como os cupcakes. Se você manda bem na culinária, uma ideia é iniciar um negócio fazendo e vendendo estes doces estilosos.

Em geral, estes produtos são solicitados para festas e eventos, e possuem apresentação visual interessante e única – que permite a você cobrar um pouco mais pelo trabalho adicional. Bastante promissor, não é mesmo?

Para ter seu próprio negócio e começar a empreender com pouco dinheiro, é preciso ter um pouco de criatividade na hora de se arriscar. Apesar disso, é possível começar comum investimento mais baixo e crescer ao longo do tempo.

Na hora de abrir seu negócio, lembre-se de utilizar as plataformas virtuais para lhe ajudar na divulgação, como as redes sociais, blogs e sites. Cartões de visita e uma linha de celular exclusiva para o trabalho também podem dar um ar mais profissional ao seu negócio.

E você, já pensou em empreender com pouco dinheiro ou já abriu um negócio próprio de baixo custo? Compartilhe sua opinião ou experiência pessoal conosco!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *