*Este artigo foi produzido pela URBE.ME com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Se você já viu o excelente filme “Fome de Poder”, sobre a historia do fundador do McDonald’s, sabe que o negocio dele não é vender hambúrguer, e sim imobiliário. Se você ainda não assistiu, acompanhe um breve resumo da história contada no filme e entenda por que o negócio do fundador da rede de fast food mais conhecida do mundo não se baseia em hambúrgueres e batata frita.

Investindo em imóveis

Apesar de ser uma rede de fast food, a empresa deve muito do seu êxito à estratégia de investir em imóveis. Tudo começa na década de 50, nos Estados Unidos, quando Ray Kroc, o lendário CEO do McDonald’s, deparou-se com o seguinte problema: a dificuldade de encontrar franqueados com recursos suficientes para comprar um terreno e construir o restaurante.

Então, um dos executivos da empresa, Harry Sonnerborn, teve a brilhante ideia de, com a ajuda de investidores, comprar o terreno, construir a loja e alugá-la para o franqueado. O aluguel seria pago com o fluxo da venda de hambúrgueres da unidade franqueada do McDonald’s.

Desta forma eles conseguiam viabilizar economicamente uma nova lanchonete que, além de servir um gostoso hambúrguer, começou a estar cada vez mais presente no cotidiano de quase todos os países do mundo. Tudo isso devido às operações de compra e construção de imóveis para expansão da rede.

Esta operação fez com que um dos executivos da rede de fast food definisse a companhia como  “uma empresa do setor de imóveis que vende hambúrgueres para que, quem aluga os seus terrenos, possa pagar o aluguel”.

O valor dos imóveis

Segundo o último balanço patrimonial divulgado pela empresa, o valor dos imóveis do McDonald’s totalizam incríveis US$ 39 bilhões! Incrível não?

Pense agora como essa estratégia pode ser usada por tantos outros negócios também. Uma grande oportunidade, que pode servir de espelho para muitos empreendimentos e empreendedores dos mais diversos setores.

Para quem tiver curiosidade de assistir ao filme “Fome de Poder” que conta esta incrível história do fundador do McDonald’s, ele está disponível na Netflix para assinantes do serviço.

E você, o que acha dessa história? Deixe seu comentário!

 

*O URBE.ME é uma plataforma de investimentos que permite o acesso de pequenos investidores a projetos imobiliários sem taxas e com rentabilidades superiores àquelas encontradas no mercado.

Autor

Paulo Deitos

Sócio fundador do URBE.ME, a primeira empresa de investimento imobiliário online do Brasil. Acredita no futuro mais colaborativo. Entende que o mercado da construção civil é um dos mais importantes em qualquer sociedade, representando 40% do PIB mundial e com vontade de trazer inovação a este mercado busca com seu trabalho aproximar incorporadores inovadores e investidores de todos os portes.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *