*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Muitos profissionais atualmente estão buscando inserir-se no mercado de forma independente, seja essa por meio da abertura de empresas ou até mesmo escolhendo seguir carreiras completamente diferentes das que vinham seguindo antes. E, para que os negócios sejam bem-sucedidos, há algumas coisas para pensar antes de empreender e abrir um negócio que podem fazer toda a diferença!

Empreender: uma questão de escolha

Os profissionais que têm a mente empreendedora dificilmente conseguem lidar de forma eficaz com a rotina e a vida em um emprego comum, no qual estão sempre sendo obrigados a trabalhar com conceitos e ideias de terceiros. Nessas empresas eles encontram, muitas vezes, dificuldades para implantar seus próprios conceitos e os fatores que seriam benéficos para a organização. Por isso, muitas vezes, preferem abrir o próprio negócio.

Para estas pessoas, seguir o ramo do empreendedorismo pode ser uma ótima escolha, permitindo ao profissional pensar e agir mais livremente, de forma a obter os resultados desejados no desempenho da carreira. Muitas vezes, um profissional que decide empreender consegue analisar de forma crítica suas principais virtudes e falhas quanto à atuação profissional, permitindo alcançar o sucesso desejado.

Por outro lado, entender alguns fatores e características específicas a respeito da atuação como um profissional independente na área do empreendedorismo pode ser a chave para conseguir realizar essa inserção em um novo mercado de forma segura, evitando uma série de problemas que podem atrapalhar o empreendedor.

Os primeiros passos antes de abrir um negócio

Confira 6 questões que devem ser levadas em consideração antes de empreender e abrir o seu próprio negócio:

1 –A mudança deve ocorrer de forma geral

Os profissionais que estão buscando realizar a mudança de carreira e centrar as atividades no ramo do empreendedorismo devem entender que é necessário fazer com que todas as áreas de sua vida sejam adaptadas à essa nova realidade. Desta forma, todas as áreas da vida acabam evoluindo junto com o empreendedor, e ajudam a otimizar o desempenho das atividades que se seguirão adiante, seja no âmbito profissional ou no âmbito pessoal.

Dessa maneira, envolver a família, os amigos e todas as pessoas com quem você possui um convívio diário no novo empreendimento é essencial para conquistar o sucesso desejado e estimular de maneira eficaz a dedicação e a força necessárias para que a carreira possa avançar de forma progressiva, obtendo melhores resultados e analisando as falhas sempre com motivação.

2 –Analise o negócio que quer abrir

É crucial pensar a respeito de todas as variáveis que serão exigidas de seus negócios a partir do momento em que você abrir um negócio. Será que esse é mesmo o negócio certo para você? Pense a respeito de suas ideias e veja sempre se aquela determinada atividade é o que você gosta de fazer, se é realmente o que lhe motiva e lhe traz paixão do ponto de vista profissional.

Buscar entender esse lado é extremamente importante para que você possa ter a motivação e o combustível mais importante na atuação profissional, que é a paixão por aquilo que se está fazendo. A partir disso, será preciso analisar se o mercado tem espaço para a inserção de seus novos negócios ou empreendimentos.

É preciso saber se há público para o que você pretende vender, se há espaço no mercado onde você estiver localizado, quais serão os custos e gastos iniciais para que seus negócios possam ser bem-sucedidos, enfim: é preciso saber da viabilidade palpável dos negócios para, só então, iniciá-los.

3 – Entenda quais serão os investimentos para abertura de um negócio

Uma das coisas fundamentais para pensar antes de abrir um negócio é o fato de que, independentemente do ramo de atuação que escolher para seus negócios ou empreendimentos independentes, será necessário utilizar algum tipo de capital inicial para posicionar-se no mercado.

Avalie quais são os fatores e custos inseridos nessa verba inicial e, se tem pouco orçamento, opte por realizar atividades que permitam o investimento de quantias menores no início. Isso ajuda a evitar quaisquer tipos de problemas, mas não se esqueça que, com um bom planejamento estratégico e uma visão real a respeito das atividades, seu investimento pode resultar em um retorno muito mais rápido do que você imagina!

4 – Saiba reconhecer seu perfil profissional

Muitos profissionais participam de cursos e palestras a respeito do ramo do empreendedorismo e acabam sendo motivados a iniciarem suas atividades na área sem nem mesmo estarem cientes de todas as variáveis que a atuação requer. Por isso, é essencial estar ciente de seu perfil como profissional e saber se ele se encaixa em atividades de empreendedorismo.

Um empreendedor de sucesso precisa ter um perfil de liderança, saber lidar com os muitos riscos que envolvem uma atuação independente, ser persistente e conseguir obter informações e conhecimentos úteis em qualquer etapa de seus negócios. E é preciso estar disposto a falhar!

5 – O autoconhecimento pode ser a chave para o sucesso

Muitos profissionais atualmente não dão o devido valor às práticas de autoconhecimento. É a partir do autoconhecimento que você conseguirá analisar com maior eficácia quais são seus pontos fortes e pontos fracos, bem como trabalhar de forma ativa nos mesmos para melhorar sua vida como profissional e até mesmo nos aspectos pessoais.

6- Preocupe- se com a gestão desde o início

O sistema ERP – que auxilia na gestão empresarial – permite controlar e acompanhar todos os aspectos da administração da empresa: cadastro de clientes e fornecedores, controle financeiro em tempo real, pagamentos a realizar e a receber, vendas realizadas, emissão de documentos fiscais, conciliação bancária, entre outros.

É um bom exemplo de ferramenta tecnológica que permite otimizar a gestão da sua empresa – o que pode fazer uma grande diferencia no dia a dia de qualquer companhia.

Atentar-se à gestão empresarial – não importa o tamanho da empresa, portanto, é essencial para quem deseja abrir um negócio. Com planejamento, foco e persistência, no entanto, é possível empreender e obter bons resultados com esta iniciativa.

E você, pensa em abrir um negócio próprio? Deixe seu comentário no post!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *