Empreender é mais do que oferecer um produto ou serviço. Você também precisa saber construir uma marca de sucesso. E ela não é somente o nome do seu negócio, mas sim tudo que ele representa para você e para os consumidores e futuros clientes.

Nesse sentido, a construção da marca envolve planejar a imagem e os sentimentos que você deseja passar para os clientes da sua empresa. É por meio dela que o público se relaciona com seus produtos e serviços — logo, ela é fundamental no sucesso de um negócio!

Desenvolver sua marca, entretanto, não é algo rápido. Na verdade, esse é um processo delicado e cheio de detalhes.

Então confira nossas dicas de ouro para fazer isso da melhor forma e desenvolver uma marca sólida para qualquer negócio!

1. Saiba a importância de ter uma marca forte

Por que é importante ter uma marca forte para sua empresa? Essa dúvida pode surgir na mente de muitos empreendedores em diversos momentos do seu negócio.

E saber respondê-la com eficiência faz toda a diferença no sucesso alcançado no mercado (que está cada vez mais competitivo).

Para pensar sobre a relevância de ter uma marca forte, podemos fazer um exercício simples. Identifique de que empresas você lembra quando pensa sobre: soluções tecnológicas, acessórios de esporte, filmes e viagens.

Sem dúvida, existem centenas de negócios relacionados a esses produtos que citamos. Entretanto, apenas alguns são lembrados logo de início.

O motivo para isso é que as pessoas vão se lembrar das marcas mais fortes em cada segmento. Está aí uma das maiores importâncias de construir uma marca de sucesso: ser citado sempre que alguém se deparar com a categoria na qual você trabalha.

O reconhecimento de uma marca forte é essencial para o crescimento das empresas.

2. Defina a personalidade do negócio

A marca não é apenas o logotipo escolhido para a empresa ou as divulgações que se faz dela. Ela é a imagem geral, que o seu negócio tem.

Isso envolve, por exemplo, o relacionamento com o público, o atendimento, o posicionamento de mercado e os diferenciais que são oferecidos em relação à concorrência.

Considerando essas especificidades, a marca de uma empresa pode ser comparada com a personalidade de um ser humano. Cada pessoa tem uma forma de estar no mundo — além da aparência física, podemos identificar gostos individuais e estilos próprios de se comunicar e de se relacionar com os outros.

Uma empresa também funciona assim. Ela passa uma imagem em relação a como se comporta no mundo e essa imagem deve ter a ver com as escolhas que os proprietários do negócio elegem para ele.

Por exemplo, uma empresa que produza roupas para um público jovem precisa criar uma marca que se identifique com a personalidade jovial e moderna. Essa marca vai chegar aos consumidores por meio não só do nome e da logomarca da empresa, mas de seus produtos, linguagem e identidade.

3. Faça uma pesquisa de mercado

A construção de uma marca de sucesso, embora parta das escolhas pessoais dos empresários, não depende apenas delas. É necessário também fazer uma pesquisa de mercado para ter informações que baseiem as decisões do negócio.

O desenvolvimento da sua marca envolve alguns pontos básicos, como a identificação do público-alvo e das empresas concorrentes. Realizar pesquisas eficientes nesse quesito vai facilitar a sua busca por sucesso no mercado em que atua.

Afinal, dessa forma, é possível conhecer o que está sendo feito para, então, desenvolver e apresentar os seus diferenciais.

A pesquisa de mercado também é útil para personalizar sua marca de acordo com os consumidores alvo. Por meio dessa investigação, você consegue entender, entre outros aspectos, os gostos do seu público, a linguagem dele, os comportamentos que costumam ter e as mídias das quais fazem uso. Considerar tudo isso aumenta suas chances de sucesso.

4. Aprenda com grandes marcas

De que forma a sua marca pode parecer com grandes referências — como o Google, a Disney, a Apple ou a Coca-Cola? Por mais que pareça impossível chegar ao patamar das marcas mais valiosas, elas com certeza têm muito a ensinar a você sobre construção de uma marca de sucesso.

E uma das principais aprendizagens é a que citamos anteriormente: investir em pesquisas. Essas grandes marcas só alcançaram o sucesso atual porque reconhecem a importância de se manter atualizadas em relação ao mercado e à concorrência.

O investimento pesado em campanhas de marketing é outro ensinamento importante que as marcas consolidadas trazem para os empresários. Construir diferenciais e apresentá-los de maneira atrativa, desenvolvendo um relacionamento íntimo com o público-alvo, é mais um fator fundamental no alcance dessas marcas.

Assim, vale a pena se questionar: como o seu negócio pode se tornar o preferido dos consumidores? Que estratégias você pode utilizar para criar vínculos mais próximos e duradouros com seu público?

As respostas dessas perguntas vão ajudar a compor uma marca de sucesso para a sua empresa.

5. Escolha com cuidado a logomarca e o slogan

Você já viu que sua marca vai muito além da logo e do slogan escolhidos para divulgação. Entretanto, é importante reconhecer que essas são, muitas vezes, as primeiras informações que um novo consumidor vai ter sobre a sua empresa. Ou seja, decidir essas características com cuidado é essencial.

Antes de escolher a logomarca e o slogan que vão representar o empreendimento, é preciso definir a marca de maneira ampla. Isto é, você precisa ter em mente tudo o que quer passar ao mercado sobre a sua empresa.

A partir disso, começa o desafio de resumir ao máximo essa experiência na imagem e na frase que vai representar sua empresa.

O logotipo deve ser visto como o rosto do negócio. Boa parte da imagem que os consumidores terão sobre sua marca depende dessa escolha. Sendo assim, é muito indicado contar com um profissional experiente para fazer a análise e a construção de um design único e fácil de lembrar.

Além disso, é importante considerar um slogan curto e atrativo para compor suas divulgações e ficar na cabeça das pessoas. Seguir essas 5 dicas certamente vai ajudar você na construção de uma marca de sucesso e na consolidação do seu negócio no mercado!

E então, o que você achou dessas orientações? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

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Autor

Equipe André Bona

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