*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Você é o tipo de empresário que procura realizar investimentos sólidos sempre que possível? Consome materiais que o ajudam a saber como fazer o dinheiro trabalhar para você? Entende que estratégias realmente eficientes reduzem custos e aumentam os lucros, mesmo que seja a longo prazo?

Então, talvez, já tenha passado da hora de conhecer o Marketing Digital e as estratégias ligadas a ele que podem promover o seu negócio e atrair clientes em potencial com baixo custo.

Tem interesse no conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Direcione suas ações para um público segmentado

Antes de tudo, é preciso direcionar todas as ações e campanhas de marketing para um público segmentado, ou seja, aquele que realmente tem interesse em consumir o que sua empresa oferece.

No Marketing Digital, há o conceito — sempre utilizado! — de Persona, ou Buyer Persona, que define com detalhes precisos o perfil exato do seu cliente ideal, ou seja, sua faixa etária, sua profissão, seus objetivos, suas dores, quais mídias sociais utiliza e quais benefícios poderia ter com os produtos ou serviços do seu negócio, por exemplo.

Na internet, há geradores de personas gratuitos que ajudam a criar o perfil ideal para guiar suas estratégias. Apenas prossiga com as ações após definir a persona ideal!

Use as redes sociais para divulgar conteúdos e engajar seu público-alvo

Redes sociais permitem que os clientes se relacionem diretamente com a sua marca por meio de interações como comentários, curtidas e compartilhamentos.

Se conectar com os consumidores e criar uma relação de proximidade é, de certa forma, um dos objetivos essenciais do Marketing Digital. Por isso, promova seu negócio com estratégias que envolvam a publicação de conteúdos relevantes (posts, infográficos, enquetes etc.) nas redes sociais.

Consiga mais visibilidade com um site institucional e um blog

Aqui, a atenção recai principalmente sobre o Marketing de Conteúdo e práticas de SEO, as quais visam a otimização para os motores de busca, como o Google.

Em um mundo cada vez mais conectado, consumidores recorrem diariamente a esse motor de busca para pesquisar e adquirir produtos e serviços.  Daí, fica fácil concluir que as empresas que aparecem nos primeiros resultados da busca têm mais visibilidade e uma grande vantagem em relação aos concorrentes que sequer têm sites e blogs ou não investem na otimização para SEO, não é?

Então, invista em estratégias envolvendo Marketing de Conteúdo e postagens em blog (da empresa e de parceiros). Elas têm se mostrado benéficas para o aumento da visibilidade, atração de clientes em potencial, conversão e fidelização.

Aposte no e-mail marketing

Uma estratégia de Marketing Digital pode envolver inúmeros recursos: além do que já vimos, o e-mail marketing também é uma ferramenta que serve para entregar conteúdos relevantes e se relacionar com o público.

O e-mail continua sendo um dos canais de comunicação mais utilizados para gerar engajamento, nutrir leads (clientes em potencial) e até mesmo personalizar ofertas. Aposte nisso!

Faça parcerias

Uma estratégia de marketing realmente relevante envolve parcerias com empresas ou influenciadores digitais.

O Guest Posting (ou Guest Blogging), por exemplo, visa atrair visitantes de sites ou canais de terceiros para o seu próprio site ou blog, melhorando assim o ranqueamento da sua empresa nos motores de busca.

Influenciadores digitais que têm um alcance muito grande em plataformas de vídeo, por sua vez, podem contribuir para uma ação de marketing e divulgar a sua marca para centenas de seguidores!

Antes de implementar as estratégias vistas acima, documente todas as suas ideias e planeje-se!

Ah, e claro: utilize sempre um sistema de gestão para acompanhar resultados como aumento do número de clientes e das vendas em determinado período. Dessa forma, você saberá se as estratégias colocadas em prática funcionam ou devem ser modificadas.

Enfim, formas de divulgação antigas já não surtem tanto efeito quanto a divulgação em meios digitais, já que boa parte da população vive conectada aos seus smartphones, não é? Por isso, neste artigo vimos como utilizar estratégias de marketing para promover o seu negócio.

Mas, atenção: para a obtenção de resultados satisfatórios, é preciso estruturar um planejamento completo. Se você ainda não sabe como fazer isso,leia nosso artigo para aprender a criar um planejamento de marketing!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *