Para muitos empreendedores, abrir o próprio negócio é como dar um tiro no escuro, mas as coisas não precisam ser assim. Os obstáculos fazem parte do caminho e até fortalecem empresários e empresárias que estão começando agora, mas há formas de obter apoio para reduzir erros.

Esse apoio, entretanto, não precisa vir de coaches ou mentores: muitos livros se mostram indispensáveis e valiosos para quem deseja criar negócios tradicionais ou inovadores! Eles ensinam sobre gestão de processos e de pessoas, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo, por meio da experiência daqueles que já obtiveram sucesso no meio empresarial.

Por isso, mostramos a seguir alguns livros para abrir um negócio que serão de grande auxílio em sua jornada. Confia na ideia que tem e decidiu apostar todas as suas fichas nelas? Então, boa leitura!

1. Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios, dos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Ao se envolver no universo do empreendedorismo para abrir um negócio, você vai perceber que muitos empresários bem-sucedidos concordam em um ponto: é preciso se planejar para criar um modelo de negócio que corresponda aos seus interesses.

Esse livro contém abordagens poderosas para que empreendedores consigam colocar o planejamento em prática por meio da projeção e implementação do modelo correto, seja focado no Canvas ou em outros métodos. Ele aponta novos caminhos, mostra como organizar ideias e ajuda a desenvolver o plano de negócios criado.

2. Sonho Grande, da autora Cristiane Correa

Mais uma leitura para quem deseja abrir um negócio, este livro foca na jornada de empreendedores reconhecidos e bem-sucedidos — Jorge Paulo Lemann, Marcel Talles e Beto Sicupira, três nomes que hoje estão por trás de marcas reconhecidas mundialmente, como Heinz, Burger King e Budweiser — e mostra como chegaram às posições atuais.

Sonho Grande busca abordar a fórmula de gestão desenvolvida por eles ao longo dos anos, a qual une alto desempenho, simplicidade e redução de custos.

3. A Startup Enxuta, do autor Eric Ries

Obra especialmente recomendada para quem deseja criar uma startup e inovar. No geral, o livro mostra como conduzir empreendimentos sem desperdiçar tempo ou recursos e foca em uma metodologia que reduz as possibilidades de falha e insucesso de um negócio.

Ele também une teoria com aspectos práticos e aborda as vantagens de testar a viabilidade de uma ideia (do produto ou serviço que o empreendedor deseja apresentar ao mercado) por meio da resposta do público-alvo.

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis, do autor Ben Horowitz

No meio empresarial, ao abrir um negócio, você enfrentará muitas situações difíceis que não são abordadas em cursos online ou de graduação. Afinal, são situações vividas na prática.

Por isso, o autor narra os altos e baixos de sua história como empreendedor, conta sobre suas experiências relacionadas à gestão e investimentos e aborda ensinamentos práticos advindos de momentos pelos quais passou durante sua jornada.

Por afastar o glamour que gira em torno do termo “CEO” e mostrar a realidade nua e crua, é considerado, portanto, um livro realista e muito instrutivo.

5. O Poder do Hábito: Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios, do autor Charles Duhigg

Pensadores e escritores vêm discutindo, ao longo dos séculos, o poder do hábito. E não é para menos: seja você um grande empresário ou empresária ou apenas aspirante a empreendedor, hábitos — bons ou ruins — moldam sua vida e seus resultados diariamente!

Neste livro, somos introduzidos à ideia de que é possível, sim, ter resultados mais positivos em relação às finanças, à produtividade e ao nosso bem-estar por meio da transformação de vícios. Charles Duhigg mostra como grandes empresários, ativistas e até mesmo atletas garantiram o sucesso através da construção e manutenção de hábitos corretos.

E então, gostou deste conteúdo? Aqui, abordamos algumas obras que ajudarão a pavimentar o seu caminho para o sucesso. Ao lê-las, você perceberá que é imprescindível focar em um planejamento bem estruturado e em boas práticas de gestão, além de dar espaço à criatividade e à inovação. Ah, e antes de abrir um negócio, lembre-se de pesquisar sobre as vantagens e a utilidade de um sistema ERP.

Após abrir um negócio, será preciso dar a devida atenção à gestão do tempo e à produtividade. Por isso, separamos mais 4 livros que vão ajudar você com esses questões, confira!

 

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *