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Com uma rotina cada vez mais acelerada e repleta de distrações, sejam estas tecnológicas ou não, apostar em uma boa gestão do tempo e produtividade torna-se uma regra para qualquer profissional, empresário ou empreendedor. Afinal, otimizar as atividades e valorizar cada segundo do dia com ações que promovam resultados efetivos é um dos grandes segredos de um profissional de sucesso.

Mas, você planeja bem a sua agenda diária? Foca suas ações em atividades que realmente importam e conclui com sucessos todas as tarefas do dia? Caso esta não seja a sua realidade, vale dizer que existem bons livros de gestão do tempo e produtividade com informações valiosíssimas. Trata-se de uma dica de ouro para contribuir com o gerenciamento do tempo e, principalmente, aumento da sua produtividade.

No artigo de hoje você conhecerá 4 livros incríveis sobre gestão do tempo e produtividade. Um deles, certamente, será a sua leitura de cabeceira. Siga a leitura, tome nota dos títulos e inicie a construção de uma rotina verdadeiramente produtiva. Preparado?

4 dos melhores livros de gestão do tempo e produtividade e suas sacadas

Confira a partir de agora 4 dos melhores livros de gestão do tempo e produtividade e descubra como colocar em prática os truques e dicas abordados nestas obras em prol da sua vida e do seu trabalho:

1.   O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Em qualquer uma das muitas áreas da vida, as mudanças somente ocorrem positivamente caso as más escolhas sejam revistas e, principalmente, alteradas. No caso da produtividade, você somente conquistará um alto nível de realizações se valorizar os bons hábitos.

Para isso, é imprescindível conhecer os seus hábitos e saber quais deles não estão contribuindo com a sua rotina. E é exatamente sobre esta questão que trata o livro ‘O Poder do Hábito’, do escritor inglês Charles Duhigg. Charles é um grande pesquisador da produtividade: além de repórter do The New York Times, estuda o assunto há 20 anos.

Essa é uma excelente leitura para interessados em compreender melhor seus hábitos atuais e desvendar como eles impactam o dia a dia. E, por fim, valorizar aqueles que turbinam e promovem uma melhor gestão do tempo e produtividade.

O livro passa a mensagem de que todos os hábitos podem ser transformados, gerando, assim, ferramentas eficazes contra a procrastinação. A grande reflexão proposta pelo livro é a necessidade de enfrentar os hábitos mais nocivos à rotina produtiva, dando espaço aos hábitos mais saudáveis – na publicação, denominados ‘hábitos-mestres’.

2.   Tríade do Tempo – Christian Barbosa

Você já deve ter ouvido por aí que o ponto crucial de uma boa gestão do tempo e produtividade é organizar as tarefas entre as mais urgentes e as menos urgentes, correto? Trata-se de um método que, além de otimizar o tempo dedicado a cada tarefa, reduz os níveis de estresse e ansiedade.

Sabia que existe uma publicação que trata especialmente deste método? É o livro ‘Tríade do Tempo’, escrito por Christian Barbosa. Na publicação, o autor destrincha detalhes de sua técnica pessoal, que auxilia na gestão do tempo e produtividade, além de propiciar total equilíbrio da rotina.

Para Christian, é preciso elencar as atividades do dia em três tipos, sendo: tarefas urgentes, importantes e circunstanciais. O grande erro apontado pelo autor, que é bastante frequente, é igualar as tarefas urgentes com as importantes. Nem sempre uma atividade urgente é, de fato, importante.

Ao concluir a leitura deste incrível livro sobre organização e produtividade, você refletirá sobre a necessidade de equilibrar as três modalidades de tarefas e, consequentemente, gerenciar melhor o tempo e aplicar seu foco no que é devidamente importante em cada momento do dia.

3.   The Pomodoro Technique – Francesco Cirillo

A famosa técnica Pomodoro é peça-chave quando o assunto é gestão do tempo e produtividade. Criada por um italiano que começou a gerenciar o tempo dedicado às suas atividades utilizando um relógio culinário no formato de um tomate (daí o nome Pomodoro, que significa ‘tomate’ em italiano), a técnica consiste na divisão do expediente de trabalho em pequenos blocos de 25 minutos, com pausa de 5 minutos.

A grande sacada é que quando o bloco de 25 minutos estiver ativo, você deve promover uma total imersão na atividade a ser realizada, sem distrações, com muito foco. Na pausa para descanso, espera-se que o tempo seja utilizado realmente para tal, seja lendo livros sobre produtividade pessoal, ouvindo uma música, dentre outras atividades leves e relaxantes.

A publicação ‘The Pomodoro Technique’, de Francesco Cirillo, é um dos melhores livros sobre administração do tempo. Com ele, você aprenderá a importância do gerenciamento do tempo junto ao aumento da produtividade, otimizando o período de realização para cada uma das tarefas da sua agenda.

4.   A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

Mais uma publicação que se destaca dentre os livros de gestão do tempo e produtividade é ‘A arte de fazer acontecer’, escrita por David Allen. No livro, o autor discute sobre o conceito de produtividade sem estresse denominado método Getting Things Done (GTD), que resulta na organização do fluxo de trabalho, tornando-o o mais natural possível.

Esse livro sobre organização e produtividade reúne dicas sobre a aplicação da ciência cognitiva na gestão de tarefas, incluindo, ainda, processos inovadores e tecnologias mais recentes que podem ser inseridas ao fluxo do GTD.

É interessante destacar que ‘A arte de fazer acontecer’ é um dos melhores livros sobre administração do tempo, sendo inclusive referência em gestão do tempo e produtividade.

Bônus: dicas para ser mais produtivo na rotina diária

Além da leitura de livros sobre produtividade pessoal, confira a seguir outras dicas valiosas que podem alavancar a sua rotina:

  • Aposte em listas;
  • Organize seu ambiente de trabalho;
  • Não seja multitarefas;
  • Avalie os resultados obtidos ao longo do tempo;
  • Organize as tarefas pelo grau de importância;
  • Inicie o dia com os compromissos mais complexos;
  • Utilize a técnica Pomodoro para gestão do tempo e produtividade (expediente de trabalho em blocos de 25 minutos e 5 minutos de pausa)

Manter a constância das tarefas, sejam elas profissionais ou pessoais, é um grande desafio. Porém, gerenciar as horas trabalhadas com mais assertividade é o ponto de partida crucial para uma rotina produtiva. Afinal, quem não deseja encerrar o seu dia com todas as tarefas concluídas com sucesso, não é?

Por isso, não deixe de incluir a leitura desses e outros títulos em sua agenda diária. Seja na pausa de descanso durante a técnica Pomodoro ou, ainda, antes de iniciar uma tarefa mais complexa. Certamente você obterá novos insights e otimizará a conquista de seus objetivos!

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