Um dos grandes problemas da maioria das pessoas, hoje em dia, em meio à vida atribulada que levam, é a falta de tempo. Elas não se dedicam a descobrir como ter mais tempo para o lazer e diversão, ou mesmo para investir em estudos e autodesenvolvimento. Resumindo, elas não sabem gerenciar seu tempo.

É trabalho, é academia, são reuniões, é o trânsito que atrasa tudo. O resultado é que, muitas vezes, acabamos deixando de ter tempo para a família, o lazer e para nós mesmos.

Mas, e como ter mais tempo livre? Como ter mais tempo para a família e para outras atividades que tragam satisfação e felicidade, ou que permitam apenas um descanso?

Neste artigo, vamos apresentar a você algumas dicas sobre como ter mais tempo, organizando as suas tarefas diárias para gerenciar melhor seu dia e ter mais qualidade de vida. Continue com a gente, e descubra como ter mais tempo livre, para você e para quem você ama!

A importância de gerenciar seu tempo

O tempo é o bem mais precioso que temos, seja na área pessoal ou financeira: ele não volta e passa rápido, às vezes levando consigo oportunidades e momentos importantes.

A falta de tempo, tão comum em uma sociedade na qual tudo é volátil e veloz, a chamada “Modernidade Líquida” de Zygmunt Bauman, provoca stress, doenças e infelicidade. Até parece que estar sempre ocupado é um orgulho para muita gente, como se assim se sentissem importantes, úteis.

É claro que todos nós queremos nos sentir úteis, ter um bom trabalho e compromissos que nos façam sentir parte da sociedade, mas cuidado para que isso não destrua, aos poucos, quem você é, atingindo as pessoas com quem você mais se importa.

Então, queremos saber: você já parou para pensar como está gerindo seu tempo? Os dias correm rápido, cada vez mais, e de repente você está afundado em uma rotina maçante e improdutiva, além de infeliz.

Por isso, pode valer a pena considerar seriamente realizar um planejamento: utilizar seu tempo com eficiência é a chave para um dia a dia equilibrado, sem stress excessivo e sem desperdícios. Jamais negligencie, portanto, a importância de uma boa gestão do seu tempo.

Como ter mais tempo livre?

Ter mais tempo livre para realizar diversas outras tarefas do seu dia a dia – inclusive aquelas que lhe tragam felicidade – é perfeitamente possível. Confira a seguir algumas dicas que ajudarão você a organizar as tarefas diárias e ter mais tempo livre para você!

Planeje-se

Se você quer ou precisa ter mais tempo livre, em primeiro lugar deve avaliar como está gastando seu tempo. Você pode planejar seu tempo da seguinte maneira:

  • priorize as tarefas mais urgentes, para que possam ser rapidamente eliminadas;
  • aumente as tarefas importantes, que são aquelas que ajudam a diminuir as urgências, ou seja, imprevistos e desperdício de tempo. Isso significa uma gestão de tempo mais equilibrada e eficiente;
  • elimine as tarefas circunstanciais, ou seja, aprenda a dizer não e excluí-las do seu dia a dia. Se necessário e possível, delegue tarefas, inclusive as domésticas, não queira abraçar o mundo ou provar que pode fazer tudo. Isso vai ajudar você a ter mais tempo livre para descansar ou fazer aquilo que deseja;
  • planeje sua semana antecipadamente, na medida do possível, prevendo possíveis urgências e atividades preventivas.

Ferramentas para ter mais tempo livre

Além da tradicional agenda ou do caderno, a tecnologia nos trouxe aplicativos para smartphone e softwares que ajudam a gerir o tempo. Você poderá encontrá-los em uma busca rápida pela Internet, com dicas dos melhores ou mais indicados para o seu caso.  

Selecione uma ferramenta para marcar suas tarefas e tenha-a sempre por perto. Assim, você não vai esquecer coisas importantes, inclusive a necessidade de ter tempo livre.

Tempo livre não é desperdício de tempo: ao contrário, é investimento em você mesmo e nas pessoas que são importantes para você. Não é coisa de “desocupado”, ou preguiçoso, mas de quem preza por equilíbrio e paz de espírito.

Atente-se ao horário de trabalho

É muito comum que as pessoas façam hora-extra para cumprir todas as atividades necessárias no trabalho, e isso é inevitável às vezes. Mas evite ao máximo ficar trabalhando além do horário padrão.

Tem certeza de que você precisa mesmo realizar aquela tarefa naquela noite de sexta-feira, naquela tarde de sábado, quando poderia estar com a família ou amigos, ou assistindo a algum seriado para se distrair?

Muitas vezes, o trabalho se torna viciante, e nos acostumamos a “chegar até o limite”. Além de nos impedir de ter tempo livre, isso provoca desgaste e até doenças físicas e psicológicas.

Saiba dizer “não” se se sentir sobrecarregado. Priorize sempre ter tempo livre para você.

Encontre coisas que gosta de fazer

Pense em como seria bom encontrar hobbies para seu tempo livre. Avalie como esses momentos poderiam melhorar sua qualidade de vida, e a de sua família, e como você inclusive poderia se tornar mais produtivo no trabalho.

Uma boa dica é se exercitar, o que tornará você uma pessoa mais disposta, bem-humorada e produtiva. Enfim, descubra atividades que lhe dão satisfação, relaxam, ou até fornecem conhecimento e crescimento pessoal.

Organize-se

Organizar o tempo significa ser organizado com suas coisas, seja em casa ou no trabalho. Quanto tempo você pode perder tentando encontrar papéis perdidos, documentos, objetos, ou mesmo descobrindo as tarefas necessárias do dia (lembra sobre utilizar ferramentas?).

Localizar informações é um verdadeiro desperdício de tempo, então tente ser uma pessoa organizada com seu tempo e suas coisas.

Priorize-se

De que adianta você ter um bom trabalho, um bom salário, atividades muito importantes se isso estiver destruindo sua saúde, sua felicidade, seu bem-estar e seus relacionamentos?

A questão de como ter mais tempo para a família é muito importante. Com certeza eles é que estarão do seu lado nos momentos mais significativos, não seu chefe ou seu trabalho.

Sabemos que é necessário se dedicar à área profissional, que o mercado é exigente mas, se você se planejar para ter mais tempo livre, vai conseguir.

Que tal uma lista de atividades necessárias a cada dia, com a previsão da duração de cada uma? Ou que tal uma lista de atividades que pretende realizar com sua família, amigos ou seu par? Reserve ao menos um dia da semana para passar com família e amigos.

Tempo livre para estudar

Outra grande questão é como ter mais tempo para estudar. Hoje em dia, estamos sempre buscando conhecimento, seja para crescimento pessoal ou na área profissional. Por isso, reserve um tempo para seus estudos, de maneira a não se sobrecarregar com essa tarefa. Cabeça cheia não aprende direito.

Trabalho, lazer, família, estudos, tudo deve ser planejado para que você tenha mais equilíbrio e satisfação. E lembre-se: a prioridade é sempre ser mais feliz!

E aí, o que você achou do nosso conteúdo sobre como ter mais tempo livre? Tem mais alguma sugestão, quer compartilhar algo sobre o assunto? Deixe um comentário. Se gostou do artigo, não deixe de compartilhá-lo.

Convidamos você também a se inscrever em nossa newsletter e ter acesso a conteúdo exclusivo e de grande valor para o seu dia a dia!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *