Em nosso sistema educacional brasileiro não somos preparados para realizarmos escolhas importantes em nossas vidas. Por outro lado, pode-se dizer que, desde o ensino médio, tomamos decisões que, certamente, impactarão em nosso destino.

A primeira grande escolha se dá pela definição da profissão que desejamos seguir e da consequente admissão em uma faculdade. Esse passo é comumente realizado analisando apenas os gostos pessoais, sem considerar outros fatores, como o custo de oportunidade.

Tal fato leva inúmeras pessoas a se arrependem e, no meio do caminho ou após concluir o curso previamente escolhido, decidem trocar de área. Não é difícil encontrar alunos que começaram um curso de engenharia, mas se tornaram felizes com moda. Ou alunos que ingressaram em medicina, mas encontraram a realização profissional em letras.

Além de recursos financeiros, essas pessoas perderam alguns custos difíceis de se mensurar, como o tempo, a saúde e a própria felicidade. Neste texto, vamos mostrar como o custo de uma determinada escolha pode impactar financeiramente em sua vida, interferindo em seus investimentos e no seu futuro.

Então continue a leitura deste artigo e entenda o que é custo de oportunidade e por que você não pode ignorá-lo.

O que é custo de oportunidade?

O custo de oportunidade nada mais é que uma expressão utilizada para determinar o custo de uma oportunidade que foi deixada de lado. Em outras palavras, representa uma opção rejeitada em detrimento de outra. Obviamente, essa consideração pode ser tanto financeiro quanto social.

Para exemplificar esse conceito, imagine que você deve decidir se investirá uma determinada quantia buscando aumentar o seu capital ou se realizará uma viagem com sua família, descansando e conhecendo lugares incríveis. Caso você opte por investir o seu dinheiro, você perderá a viagem e os seus benefícios. Porém, se você viajar, não será possível aumentar o seu capital.

Essa situação exemplifica o conceito de custo de oportunidade. Ao escolher uma opção, deve-se avaliar o seu impacto e seus benefícios, bem como pensar em quais seriam os benefícios caso a escolha fosse diferente. Analisando esses fatores, você tende a fazer a melhor escolha possível.

Qual a sua importância?

Afirma-se que o custo de oportunidade é responsável por definir quais são as melhores escolhas em um determinando momento, fornecendo um “norte” para os investimentos.

Porém, é importante lembrar que o que foi renunciado não poderá ser aproveitado. Ou seja, independentemente do caminho tomado, os benefícios das demais alternativas inclinam-se ao infinito.

Portanto, essa métrica é de extrema importância, provendo informações essenciais para que os investidores possam realizar as melhores decisões e alcançar o sucesso desejado.

Existem maneiras de calculá-lo?

Agora que você entendeu a importância do custo de oportunidade, você deve estar pensando: “será que existe alguma maneira de calculá-lo?”

Infelizmente, não. O custo de oportunidade é uma métrica que se relaciona com conceitos intangíveis. Por exemplo, quando você opta por sair com seus amigos em um determinado dia e horário, você renunciou a um período equivalente de tempo em que poderia fazer outras atividades, como ler um livro, praticar um esporte, brincar com seus filhos e tantas outras coisas.

Nesse caso, o tempo é um conceito intangível. Não é possível calcular se o tempo seria melhor aproveitado caso a escolha fosse outra. Além disso, alguns dos benefícios que se tem ao realizar determinada escolha também são intangíveis, como felicidade de sair com os amigos, paz interior, descanso mental, entre outros.

Porém, no caso de investimentos, é possível analisar alguns parâmetros mais confiáveis, que podem determinar se tivemos  – ou não  – uma decisão financeira satisfatória. Para tanto, utilizamos dois indicadores: a taxa SELIC (taxa básica da economia) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Por meio desses indicadores, um valor pode ser corrigido considerando certa quantidade de tempo. Em outras palavras, pode-se verificar o rendimento do valor que se deseja investir.

Assim, será possível analisar se as opções escolhidas darão um retorno superior às opções descartadas. Para fazê-lo, basta acessar a ferramenta do Banco Central, que permite a correção dos valores. É preciso apenas colocar a data inicial e final do investimento e o valor que deve ser corrigido.

Dessa maneira, é possível constatar se o seu investimento será vantajoso ou não. A taxa SELIC e uma porcentagem do CDI (que deve ser inserida na ferramenta do BC) determinarão o custo de oportunidade.

Como identificá-lo?

O custo de oportunidade é um conceito difícil de se identificar, por ser extremamente pessoal e ligado à fase da vida pela qual a pessoa está passando. Por exemplo, você pode considerar extremamente importante viajar com sua família, aproveitar os seus filhos, em vez de aplicar a quantia financeira. Outras pessoas, no entanto, podem considerar uma viagem como desperdício de dinheiro.

Já no caso de situações temporais, você pode deixar uma viagem de lado para passar um tempo com sua família. Ou então, deixar de comprar o carro dos seus sonhos para ter mais um filho.

Você percebeu como todas as escolhas são extremamente pessoais e dependem integralmente do estágio da vida em que você se encontra? Sendo assim, identificar o custo de oportunidade é uma atividade diretamente ligada aos seus valores e sonhos, sendo impossível comparar seu percurso com os de outras pessoas.

Posso ter prejuízos nos investimentos por ignorá-lo?

Como já demonstrado anteriormente, é possível mensurar o custo de oportunidade de um investimento. Portanto, além de considerar o seu perfil de investidor e sua tolerância ao risco, é fundamental avaliar o custo de oportunidade.

Certamente existem algumas opções de investimentos dentro do seu padrão de aceitabilidade de riscos. Sendo assim, é preciso avaliar cada uma das opções, lançando mão daquela que proverá a maior rentabilidade.

Pode ser interessante fazer um estudo de viabilidade econômica antes de determinar qual investimento será feito. Crie uma projeção de custos, investimentos e até mesmo um processo para analisar as principais métricas, almejando a compreensão das transações, suas taxas e despesas (como impostos) antes de tomar uma decisão.

Porém, não se atenha apenas aos indicadores financeiros. Um determinado investimento pode não ser a opção mais rentável, mas pode impactar positivamente em uma comunidade local ou ajudar um grupo de pessoas.

Por conseguinte, pode-se afirmar que não existe certo ou errado. Tanto em termos de investimento quanto em termos de negócios, é preciso incluir o custo de oportunidade no planejamento, vislumbrando melhores ganhos no futuro.

Conclusão

Apesar de as oportunidades perdidas apresentarem benefícios imensuráveis, é preciso considerá-las financeiramente. Essa é a única maneira de verificar qual a melhor alternativa disponível e qual será o “real” impacto de suas decisões.

Sendo assim, o custo de oportunidade é uma métrica que deve ser analisada em todas as escolhas de sua vida, desde as mais complexas, como investimentos que podem trazer a tão sonhada independência financeira, até as mais simples do dia a dia.

E aí, gostou do nosso artigo? Entendeu o que é o custo de oportunidade e o impacto que pode representar em sua vida? Interessou-se pelo assunto? Então que tal seguir o nosso podcast e ter acesso aos nossos ensinamentos? Não perca tempo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Artigo publicado em 23/06/2017. Atualizado em 23/05/2019.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *