O sucesso profissional é o grande sonho de milhares de pessoas. Por isso, o desenvolvimento do chamado mindset empreendedor é algo tão buscado entre profissionais que estão (ou não) começando a sua jornada no empreendedorismo.

Para chegar a esse modelo de pensamento, primeiro é preciso se livrar de alguns hábitos tóxicos na vida como um todo, e só então começar a reprogramar o cérebro para ter uma mentalidade empreendedora. Isso acontece porque uma mudança de mentalidade (mindset) é essencial para desenvolver estratégias focadas em alcançar seus objetivos, quaisquer que sejam eles.

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil entender nossas limitações e mudar a maneira como nos comportamos. Portanto, continue acompanhando o artigo para entender um pouco mais sobre o conceito de mindset empreendedor e confira dicas para desenvolver essa mentalidade empreendedora!

O que é mindset empreendedor?

Em 2015, os psicólogos Mark H. Davis, Jennifer A. Hall e Pamela S. Mayer propuseram o conceito de de mindset empreendedor, que nada mais é que uma mentalidade desenvolvida pelos empreendedores que possuem certas características de personalidade que os diferenciam dos não-empreendedores.

Os pesquisadores também defenderam em seus estudos que os empreendedores possuem características cognitivas e de resolução de problemas que podem ser mais maleáveis. E, portanto, capazes de serem desenvolvidas.

Usando resultados de pesquisas anteriores e uma estrutura inicial, eles identificaram quais são essas característica do pensamento empreendedor e como elas podem ser aprendidas por outras pessoas que desejam desenvolver o mindset empreendedor.

Desde então, grande parte da conversa sobre o crescimento empresarial, que se restringia aos debates sobre objetivos de vendas, passou a abordar outros propósitos, como a importância da mentalidade empreendedora.

O mindset empreendedor é sobre como você aborda desafios e erros, tratando de uma necessidade inerente de melhorar seu conjunto de habilidades e tentar novamente, sempre que preciso.

Por que é o mindset empreendedor é importante?

O mindset empreendedor é o que muitas pessoas precisam para se impulsionarem. Essa mentalidade pode diminuir à medida que nos acomodamos na rotina do dia a dia. Inclusive entre os mecanismos de gestão de negócios.

Assim, fazer um esforço para incorporar essa mentalidade ajuda a dar um novo posicionamento para enfrentar os desafios diários e experimentar o crescimento.

É claro que os empresários são todos diferentes entre si, tendo também formas diferentes de expressar e lidar com esse mindset empreendedor. Mas, além de descobrir sua própria abordagem para os desafios do empreendedorismo, é sempre válido aprender com as experiências dos outros.

Como ter um mindset de sucesso?

Entender como desenvolver seu mindset é fundamental para conquistar essa mentalidade e desenvolver suas habilidades. Por isso, destacamos 4 dicas de como ter um mindset de sucesso e empregar essa mentalidade para os benefícios da sua empresa.

1. Revisite seus objetivos diariamente

Grande parte da mentalidade empreendedora envolve um compromisso firme com seus objetivos. Esse impulso permite que os empreendedores realizem as etapas necessárias para realizar os processos necessários para chegar a essas metas.

Porém, as demandas do dia a dia podem atrapalhar essa visão, até mesmo dando espaço para a frustração e a dúvida, o que pode levar à estagnação. É por isso que é tão importante fazer um esforço para reservar um tempo específico todos os dias para se concentrar nos seus objetivos, a fim de trazê-los para o primeiro plano.

Você não precisa reservar horas do seu dia para isso. Os especialistas, inclusive, indicam que até 10 minutos podem ser suficientes para criar a energia necessária para reforçar quais são as suas metas.

A chave aqui, no entanto, é realmente concretizar os compromissos que levam a essa realização. Com o tempo, isso se tornará um hábito.

2. Coloque-se em situações desafiadoras

Todo empreendedor naturalmente enfrenta novos desafios todos os dias. Mas só porque os obstáculos surgem não significa que você deve ter medo de cometer erros. Se você quer cultivar um mindset empreendedor, deve abraçar desafios e, inclusive, procurá-los.

Esse ponto é uma questão de psicologia básica. Quanto mais você se colocar em situações desafiadoras, mais você descobrirá que tem as habilidades necessárias para lidar com esses mesmos desafios, mas também desenvolve a confiança de saber que foi capaz de enfrentar e resolver aquele problema.

Faça um esforço para se colocar em situações desafiadoras todos os dias, até mesmo em sua vida pessoal. E não tenha medo de cometer erros.

Grande parte da vida empresarial é sobre tentativas e erros. E os erros são um subproduto natural disso. Mas, mais do que isso, as falhas são uma oportunidade de crescimento. Portanto, extraia todo o valor que puder disso.

3. Aborde os problemas de todos os lados

Se você ler muito sobre o mindset empreendedor, perceberá que há um fio comum nessa mentalidade: a ideia de abordar problemas de todos os lados. Simplificando, a mentalidade empreendedora é um estímulo a pensar de forma diferente das outras pessoas.

Mais uma vez, a vida empreendedora é sobre tentativa e erro. Isso significa que você tem que aprender a pensar de forma diferente e abordar os problemas por uma variedade de ângulos diferentes.

As chances são altas de que sua primeira solução pode não ser a melhor. E essa é justamente “a mágica”.

4. Esteja sempre em movimento

Dar um passo adiante ao ousar fazer as coisas de maneira diferente todos os dias é essencial para desenvolver um mindset empreendedor. Mesmo coisas extremamente simples, como  mudar o caminho que você faz todo dia para o trabalho, por exemplo, pode ajudá-lo a abordar as coisas de maneira diferente.

Muito da mentalidade empreendedora é simplesmente fazer. Ter a disciplina para aplicar tudo o que pensado e planejado permite alcançar continuamente seus objetivos.

Mas há um componente secundário para esse “fazer”. O verdadeiro mindset empreendedor é fornecer valor ao que é feito.

Os empreendedores estão em busca de ajudar o cliente de alguma forma e continuar a melhorar seus serviços ou produtos de forma contínua. Eles identificam problemas e os resolvem.

Assim, ao tratar as tarefas como problemas a serem resolvidos – e pensando em como você pode fornecer valor a essas resoluções, você coloca em prática o mindset empreendedor.

Acima de tudo, a mentalidade empreendedora é de estar comprometido com os seus objetivos, independentemente dos desafios e obstáculos ao longo do caminho. Trata-se de ver os erros como uma oportunidade de crescimento e não como algo a ser temido ou motivo para desistir.

Aliás, desistir não faz parte do mindset empreendedor! Portanto, pense nisso e comece agora a desenvolver este mindset no seu dia a dia!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para inscrever-se em nossa newsletter e receba com exclusividade em seu e-mail, materiais sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *