4 minutes

O mercado financeiro é bastante amplo em relação às oportunidades e isso não se limita à realização de investimentos. Afinal, existem diferentes profissões que podem ser do interesse de quem gosta e deseja se especializar no assunto.

Mas, geralmente, é exigida uma habilitação profissional para exercê-las. Entre elas, está a certificação CEA, da ANBIMA. Ela permite exercer diferentes atividades no mercado, inclusive permitindo que o profissional faça indicações de investimentos.

Quer aprender mais sobre a certificação CEA e como se tornar um especialista em investimentos com ela? Acompanhe este conteúdo até o final e veja se ela faz sentido para você.

Aproveite a leitura!

O que é a certificação CEA?

CEA é a abreviação de certificação de especialista em investimentos. Trata-se de uma certificação profissional voltada a quem tem o interesse em atuar no mercado financeiro. Ela é fornecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Em 2002, a ANBIMA iniciou os seus programas de certificação profissional séries 10 e 20 (CPA-10 e CPA-20). A primeira permite ao profissional atuar com a distribuição de produtos de investimento por meio de agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Já a segunda habilita o interessado a atender clientes de varejo, corporate e institucionais, além de exercer todas as funções do CPA-10. Contudo, após extensa consulta aos profissionais do mercado, a ANBIMA reconheceu a necessidade de criar uma certificação mais ampla, a CEA.

Embora as certificações CPA-10 e CPA-20 permitissem ao profissional ter uma atuação em diversas frentes, a finalidade de ambas é educacional. Ou seja, ele pode sanar dúvidas e esclarecer o funcionamento dos investimentos, mas não está habilitado para indicá-los.

Então, em 2009, a certificação CEA surgiu com o objetivo de ampliar a capacidade de atuação desses profissionais. Ela habilita o interessado a praticar todas as atividades de quem tem o CPA-10 ou CPA-20, bem como possibilita a indicação de investimentos aos clientes.

Em quais atividades um profissional que possui a CEA pode atuar?

Sabendo o que é a certificação CEA da ANBIMA, é pertinente conhecer as atividades que um profissional que a detém pode realizar.

Diversas instituições presentes no mercado financeiro são associadas à ANBIMA e precisam seguir as suas regras. Logo, é comum que elas exijam do profissional a habilitação correspondente à sua área de atuação para seguir um plano de carreira.

Normalmente, a certificação CEA é exigida para quem deseja exercer a função de consultor de investimentos. Isso porque essa profissão atua com produtos financeiros mais sofisticados e personalizados.

Além disso, esse profissional costuma atender investidores com alto poder aquisitivo, bancos, corretoras e assessorias de investimentos. Então o cargo exige um elevado conhecimento sobre o mercado, a fim de encontrar e indicar as alternativas mais apropriadas para cada tipo de investidor.

Possuir a certificação CEA também faz sentido para o planejador financeiro autônomo. Ainda que essa não seja uma obrigação, considerando a inexistência de legislação específica nesse sentido, ter o CEA aumenta a credibilidade do profissional.

Afinal, entre as certificações oferecidas pela ANBIMA, a CEA é uma das mais amplas e mais difíceis de serem obtidas. Segundo os dados da própria associação, até junho de 2022, de 57.506 exames realizados, apenas 24.143 candidatos foram aprovados — o que corresponde a uma taxa de aprovação de 42%.

Portanto, conseguir obter a certificação CEA pode colocar você em uma posição de destaque em comparação a outros profissionais do mercado. Isso pode ser uma grande vantagem, seja para trabalhar em uma instituição que atua no mercado ou como autônomo.

Como obter essa certificação e se tornar especialista em investimentos?

Como você viu, o interessado em se habilitar com a certificação CEA precisará fazer um exame. A aplicação dessa prova é feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em um ambiente virtual. Na prática, ela é realizada dentro de uma instituição autorizada pela ANBIMA.

O próprio candidato faz o agendamento da data e o horário de realização da prova, conforme o cronograma disponível em cada instituição. Uma das vantagens de optar pela certificação CEA é não haver pré-requisitos para se inscrever, o que significa que qualquer pessoa pode fazê-la.

O exame é composto por 70 questões de múltipla escolha, a serem resolvidas em até 3h30. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar, no mínimo, 70% da prova — o que corresponde a 49 questões. As perguntas exigem do interessado o conhecimento em:

  • Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
  • Princípios básicos de economia e finanças;
  • Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos;
  • Fundos de investimento;
  • Produtos de Previdência complementar;
  • Gestão de carteiras e riscos;
  • Planejamento de investimento.

Ademais, é permitido usar calculadora financeira ou similar não alfanumérica. O candidato também tem acesso às fórmulas necessárias para a realização da prova. A certificação tem validade de 5 anos para quem trabalha em uma instituição associada à ANBIMA. Para os demais profissionais, como os autônomos, o prazo é de 3 anos.

Como se inscrever para obter a certificação CEA?

Chegando até aqui, você já entendeu o que é, qual atividade pode ser exercida e como obter a certificação CEA. Porém, ainda falta entender como se inscrever no exame.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da ANBIMA ou do empregador filiado a ela, se for o caso. Para dar continuidade ao procedimento, é necessário recolher a taxa de inscrição, que varia para empresas associadas à ANBIMA e para não associados.

É possível pagar a taxa com cartão de crédito, boleto bancário ou via Pix. Após a realização da inscrição e confirmação do pagamento, o candidato tem até 6 meses para agendar a realização do exame. Existem diversas instituições habilitadas para aplicar a prova no país.

Depois de marcar o dia e horário de realização do teste, o candidato pode solicitar o cancelamento do agendamento no máximo duas vezes. No entanto, o pedido deve ser feito até o 7º dia anterior ao exame.

Se um desses requisitos ou prazos forem descumpridos, será necessário refazer a inscrição — sendo preciso recolher a taxa de inscrição novamente.

Vale saber que o resultado provisório do teste é apresentado logo após a finalização da prova. Entretanto, o resultado oficial é enviado por e-mail em até 5 dias úteis. Em caso de reprovação, é necessário aguardar 15 dias para fazer nova inscrição.

Agora você viu o que é a certificação CEA e quais são as possibilidades de atuação profissional que ela oferece. Se você pretende fazer o exame para obtê-la, não deixe de estudar e ampliar os seus conhecimentos sobre o mercado para aumentar as suas chances de aprovação.

Quer se manter atualizado sobre o mercado financeiro? Aproveite e nos siga no YouTube e Instagram!

Share.

ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

Leave A Reply