O mundo dos investimentos está crescendo exponencialmente. Assim, oportunidades de trabalho estão surgindo nesse ramo — mas há exigências. Por exemplo, a certificação ANBIMA CPA 20 pode ser necessária para preencher uma vaga em um banco de investimentos ou outras instituições financeiras.

Afinal, trabalhar no mercado e se responsabilizar por dinheiro de clientes é algo muito sério. Assim, é preciso seguir regras específicas e comprovar conhecimentos para garantir qualidade no trabalho. Se você quer exercer uma função financeira, precisa se preparar.

Nesse artigo, será possível saber como o que é e como funciona a ANBIMA CPA 20. Confira!

O que é ANBIMA?

ANBIMA é a sigla de Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Trata-se de uma instituição que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras dentro do mercado financeiro e de capitais.

Ela foi originada em outubro de 2009, após a junção da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA) com a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID). Assim, é uma entidade que atua há mais de quatro décadas.

Dentre seus principais objetivos está apoiar a evolução do mercado de capitais de modo a financiar o desenvolvimento econômico e social local. Ela tem o intuito, ainda, de influenciar o mercado global, por meio da representação, autorregulação, informação e educação.

Dessa forma, a ANBIMA trabalha como uma das principais reguladoras do mercado. Seus códigos e regras são balizadores das entidades representadas e de profissionais do mercado. Por isso, é considerada como uma das maiores e mais importantes certificadoras de profissionais do mercado financeiro.

Como funciona suas certificações?

Para cumprir seu objetivo de promover a educação, a ANBIMA fornece cursos de capacitação de investidores profissionais. Além disso, ela também é responsável pela estruturação e organização de avaliações para certificação desses profissionais no mercado.

Atualmente ela fornece quatro certificações por meio de avaliações, cada qual para o exercício de uma atividade específica, são elas:

  • CPA 10;
  • CPA 20;
  • CEA;

Se aprovado, o avaliado estará habilitado para exercer a atividade de investidor profissional de acordo com a certificação obtida. Então, todos que buscam atuar nesse ramo, ou desejam demonstrar maior credibilidade na atuação, devem considerar obter uma certificação da ANBIMA.

As mais buscadas pelos investidores e interessados no assunto são a CPA 10 e CPA 20. A seguir, você saberá mais sobre a CPA 20.

O que é a CPA 20?

A CPA 20 (Certificação Profissional ANBIMA – série 20) serve para qualificar o profissional que deseja trabalhar com a oferta de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras de investimento.

Após ser aprovado no exame, o interessado garante a permissão para atuar. A atuação deve se dar em segmentos como varejo de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias, instituições financeiras ou plataformas de atendimento.

Desse modo, a necessidade de conseguir obter a certificação CPA 20 está relacionada às atividades que serão desenvolvidas pelo profissional (influência ou comercialização durante o processo de tomada de decisão do grande investidor) e não, efetivamente, ao cargo que será exercido.

Quais as vantagens de ter a CPA 20?

Uma das maiores vantagens de se ter a certificação CPA 20 é a autorização para trabalhar no mercado financeiro. O profissional pode atuar na prospecção, oferta e manutenção de carteira de investimentos de grandes instituições e altos volumes financeiros.

Além disso, também pode trabalhar com público de pequenos investidores, e um menor volume de capital. Quem possui a CPA 20 está autorizado a exercer todas as atividades relacionadas à CPA 10, tanto com pessoas físicas quanto com pessoas jurídicas.

Mas atenção: a certificação tem validade por cinco anos, se o profissional comprovar vínculo com alguma instituição nesse seguimento. Em outros casos, ela dura três anos. Expirada a validade, o profissional deverá realizar um curso de atualização e uma nova prova.

Vale lembrar que a certificação é obrigatória para quem deseja exercer as atividades descritas em bancos, instituições financeiras, autarquias ou órgãos públicos. Essa é uma determinação do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (resoluções nº 3158/03 e nº 3.309/05).

Como funciona a estrutura do exame?

A inscrição para a prova é feita no site da ANBIMA. O interessado deve realizar o pagamento da taxa de inscrição que em março/2021 era de:

  • R$ 448,00 (para candidatos vinculados às instituições associadas a ANBIMA);
  • R$ 537,00 (para os não vinculados).

A partir da confirmação da inscrição, o candidato poderá escolher o dia e o horário para realização do exame, dentro de um prazo de seis meses. O reagendamento é permitido em apenas duas oportunidades.

Excedido o prazo, a inscrição é cancelada sem a devolução dos valores pagos. A prova deve ser realizada no dia correto, em um período de duas horas e meia. Ela possui sessenta questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta para cada, sendo apenas uma correta.

A aprovação depende de uma nota igual ou superior a setenta por cento. O candidato que discordar de alguma questão ou alternativa de resposta poderá registrar seu questionamento no formulário de ocorrências. Ele valerá como recuso e será analisado e respondido pela ANBIMA.

Que temas são abordados na prova?

Para os que tiverem interesse em adquirir o CPA 20, é aconselhável que estude os sete assuntos principais que são cobrados:

  • Sistema financeiro nacional e participantes do mercado;
  • Princípios básicos de economia e finanças;
  • Compliance legal, ética e análise do perfil do Investidor;
  • Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos;
  • Fundos de investimento;
  • Previdência complementar aberta;
  • Mensuração, gestão de performance e riscos;

Realizado o exame, o resultado é disponibilizado em até cinco dias úteis e pode ser obtido pelo telefone ou e-mail. Em caso de reprovação o candidato poderá fazer nova inscrição depois de quinze dias corridos.

Como você viu, não existem segredos para conseguir se tornar um profissional do mercado financeiro com o ANBIMA CPA 20. Se o seu objetivo for atuar no segmento que exige essa certificação, organize os estudos e realize a prova para obter a autorização!

Já sabe onde encontrar material de apoio para ir mais preparado para esse exame? Acompanhe os conteúdos do nosso portal para entender cada vez mais sobre o mercado financeiro!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *