Se você se interessa em investir seu dinheiro, é provável que já tenha se perguntado o que é mercado financeiro e o mercado de capitais. Junto uma série de termos, como renda fixa, renda variável, títulos do Tesouro Direto, ativos da bolsa de valores, eles estão relacionados ao universo dos investimentos. 

Para muitas pessoas, esses mercados ainda têm um tom de mistério. Mas não precisa ser assim! Neste conteúdo, o conceito de mercado financeiro e de mercado de capitais serão abordadosvocê entenderá seu funcionamento, suas opções, seus agentes e as formas de acessá-los. 

Se deseja dar os primeiros passos rumo à montagem de uma carteira de investimentos alinhada aos seus objetivos, não deixe de conferir as informações a seguir! 

O que é mercado financeiro? 

Mercado financeiro é um termo bem abrangente. Afinal, ele está presente desde o momento de obter crédito em instituições financeiro até as operações mais complexas do mercado de capitais — como as realizadas com derivativos no mercado de opções. 

Em linhas gerais, o mercado financeiro é um ambiente que faz parte do sistema financeiro nacional, e engloba quatro principais mercados. São eles:  

  • o de câmbioque envolve moedas estrangeiras; 
  • o monetário, que é responsável pela liquidez da economia; 
  • de crédito, que oferece recursos. 
  • o de capitais, que se relaciona com os investimentos. 

Neste conteúdo, vamos nos concentrar no quarto segmento: o mercado de capitais, que vale a pena ser conhecido por todos aqueles que investem ou desejam investir. 

Como o mercado de capitais funciona? 

O mercado de capitais representa o ambiente onde se realizam a compra e venda dos valores mobiliários. Eles podem ser títulos de dívida, como na renda fixa, ou Ações, moedas, mercadorias, derivativos etc. 

Entre os principais agentes, os mais conhecidos são os investidores e os tomadores de recursos.  Os investidores podem ser pessoas físicas ou jurídicas.  

Quanto aos tomadores de recursos, é possível encontrar os emissores de títulos, ativos ou produtos. Por exemplo, o Governo Federal, os bancos e instituições financeiras, as empresas e fundos etc. 

Contudo, o mercado também envolve a atuação de diversas instituiçõesEntre elas, incluem-se bancos, corretoras de valores, a própria bolsa de valores órgãos regulatóriosSuas funções são as de facilitar as operações e regular o ambiente. 

Além disso, vale saber que o mercado de capitais não funciona de forma física. As negociações nele se dão em plataformas virtuais. Ou seja, é acessado por meio da internet. As instituições e órgãos reguladores, como Banco Central, são responsáveis por garantir que todos os processos caminhem dentro da legalidade. 

Como você pode ver, todo o funcionamento do mercado de capitais visa proporcionar segurança institucional para o investidor. Logo, ele se torna o ambiente onde você pode negociar valores mobiliários e montar uma carteira de investimentos 

O que você encontra no mercado de capitais? 

Após entender o que é mercado financeiro, suas divisões entender o funcionamento básico de uma de suas principais divisões – o mercado de capitaischegou o momento de conhecer algumas de suas alternativas de investimentosElas são divididas em dois grupos principais: renda fixa e variável. 

Os conceitos são bastante conhecidos no mercado. A renda fixa reúne investimentos mais seguros, enquanto na renda variável há maior exposição ao risco e à volatilidade. Cada grupo inclui diversos tipos de investimentos possíveis, como: 

  • títulos públicos; 
  • renda fixa privada; 
  • mercado futuro (minicontratos e contratos); 
  • Ações (preferenciais ou ordinárias); 
  • Fundos de Investimento; 
  • Opções sobre Ações (direito de vender e comprar um ativo). 

Como escolher investimentos? 

Olhar para a imensidão do mercado financeiro pode deixar muitos investidores confusos  principalmente os iniciantes. Para participar do mercado com tranquilidade, é importante ter alguns cuidados antes de realizar transações financeiras. Por exemplo: 

  • conhecer seu perfil de investidor; 
  • informar-se sobre os títulos ou ativos que se alinham ao perfil; 
  • delimitar seus objetivos e investir de acordo com eles; 
  • acompanhar a carteira. 

Desse modo, pode-se concluir que um investidor bem informado é capaz de usar o mercado de capitais ao seu favor. Ele tenderá a escolher as melhores opções de investimento para si. Então poderá construir e impulsionar seu patrimônio ao longo do tempo. 

É comum que os investidores iniciantes deem seus primeiros passos na renda fixa, por conta da segurança. Desse modo, investem, por exemplo, em títulos do Tesouro Direto, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs)Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs), Letras de Câmbio (LCs) etc. 

Contudo, isso não é uma regra. Algumas pessoas podem iniciar também na renda variável. Em especial, investidores de perfis moderados e arrojados, que contam com uma maior tolerância aos riscos. 

Ao seguir a dica de conhecer seu perfil de investidor, as decisões em relação aos investimentos se tornarão cada vez mais simples. Além disso, a delimitação de objetivos também ajudará na hora de escolher onde aportar dinheiro. 

Como ter acesso a esse segmento do mercado financeiro? 

Aqueles que se interessam por realizar investimentos no mercado de capitais podem se perguntar qual é a melhor forma de acessá-lo. Para isso, é preciso contar com um banco de investimentos. 

Trata-se da instituição que possibilita ao investidor o acesso ao mercado  o que pode ocorrer por meio do site ou aplicativo, por exemplo. O banco de investimentos reúne oportunidades de renda fixa variável.  

Para investir, você deverá enviar dinheiro para a sua conta no banco de investimentos. Em seguida, é necessário escolher as alternativas de aplicações ou ativos que melhor se alinham ao seu perfil e objetivos. Por fim, é só aportar! 

A escolha do banco de investimentos certo é muito importante. Afinal, é preciso contar com um serviço simples e intuitivo. Além disso, ele precisa trazer alternativas relevantes e diversificadasTambém deverá facilitar seus investimentos, ao oferecer suporte para dúvidas e até mesmo o serviço de assessoria. 

Neste conteúdo, você viu o que é mercado financeiro e o mercado de capitais, como ele funciona, quais são suas principais alternativas de investimentos e como acessá-loSe o seu intuito for aproveitar oportunidades, não deixe de saber ainda mais sobre o assunto junto ao banco de investimentos de sua escolha! 

Que tal aprofundar seus conhecimentos? Conheça 7 aplicativos para acompanhar o mercado financeiro 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *