Na bolsa de valores é possível encontrar grandes organizações, mas nem todos sabem quais são as maiores empresas do Brasil listadas no mercado. Essa classificação tem relação com o valor de mercado da companhia — ou seja, com o quanto ela vale.

Esse indicador fundamentalista é muito utilizado por quem deseja comprar ações na bolsa. Afinal, entender qual é o valor de mercado de uma empresa é fundamental para o investidor que busca oportunidades de valorização dos ativos no longo prazo.

Então, que tal entender mais sobre o assunto e conhecer as 20 companhias com maior valor de mercado da bolsa brasileira, de acordo com um levantamento realizado por meio da plataforma de análises financeiras Comdinheiro?

Continue a leitura para entender o que é o valor de mercado e quais são as maiores empresas do Brasil. Confira!

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e conheça a plataforma Comdinheiro!

O que é o valor de mercado?

Antes de conhecer as maiores empresas da bolsa brasileira, é importante que você entenda o que é valor de mercado — ou market value — de uma organização. Esse conceito se refere a um importante indicador fundamentalista para medir o valor real de uma companhia.

O valor de mercado reflete quanto vale uma empresa listada na bolsa, considerando a lei da oferta e procura, em um determinado momento. O preço da ação, por outro lado, costuma refletir as expectativas futuras de lucros, receitas e despesas da empresa. Entender estes conceitos ajuda o investidor a fazer boas escolhas de investimento no mercado.

Na bolsa de valores, é possível encontrar ações de diversos preços. Ao fazer uma análise fundamentalista e considerar o market value, o investidor pode comprar o papel quando ele está com um preço considerado justo ou mesmo aproveitar oportunidades de papéis com preço descontado.

Empresas grandes, em geral, apresentam um histórico de crescimento positivo em valor de mercado. Isso oferece maior segurança para quem deseja investir em ações, pois se espera que a companhia se mantenha sólida ao longo do tempo.

Como calcular o valor de mercado?

Para calcular o valor de mercado, basta fazer a multiplicação do preço atual da ação pelo número de papéis emitidos pela empresa. Esse indicador pode variar de acordo com questões internas e externas à organização.

Entre os fatores externos que alteram o market value estão o cenário político, eventuais crises e a própria lei da oferta e procura, seja para investimentos ou especulação.

A troca de gestão de uma empresa, por exemplo, e notícias envolvendo a companhia ou seu setor são fatores internos que podem ser positivos ou negativos para a organização. Isso varia de acordo com o ponto de vista do mercado.

A seguir, você conhecerá os principais tipos de ações de empresas na bolsa de valores de acordo com o seu valor de mercado:

Small caps

Essas ações estão relacionadas às empresas de menor porte. Em geral, são menos procuradas, mais baratas e com menor liquidez quando comparadas com uma blue chip. Isso não quer dizer que as small caps não oferecem boas oportunidades de investimento.

Apesar de terem um valor de mercado menor, muitos investidores se interessam por esse tipo de ação. Isso porque há chances de que elas se valorizem de forma significativa. Uma boa estratégia para aproveitar as oportunidades é diversificar a carteira.

Com uma maior variedade de boas ações disponíveis em seu portfólio, aumentam as chances de obter resultados positivos com seus investimentos no futuro.

Mid caps

As ações do tipo mid caps são de empresas de médio valor de mercado. É comum que investidores que buscam organizações com estrutura já mais sólida se interessem por esse tipo de ativo.

Embora ainda não tenham atingido o nível de uma blue chip, essas empresas têm um bom potencial de valorização, enquanto mantêm uma certa solidez. Isso reduz o risco do investimento e aumenta as chances de lucro no longo prazo.

É provável que essas empresas aumentem sua participação de mercado em relação à concorrência ao longo do tempo, seus lucros e, por consequência, seu valor de mercado.

Blue chips (ou blue caps)

Por fim, chamamos de blue chips (ou blue caps) as ações mais negociadas da bolsa de valores. Em geral, são papéis das maiores empresas do Brasil, com boa gestão corporativa, resultados operacionais sólidos e boa divisão de lucros.

Isso faz com que as blue chips tenham alta liquidez. Ou seja, é fácil comprar e vender esse tipo de ativo. Justamente por serem mais negociadas no mercado, terem maior maket value e maior peso no índice Ibovespa, essas ações, na maior parte das vezes, são responsáveis pelas maiores variações do Ibovespa.

Isso significa que, quando as blue chips sofrem variações positivas, é provável que o Ibovespa também apresente um movimento de alta. E o inverso também acontece.

Qual é a importância desse conceito para o investidor?

Ao analisar os fundamentos de uma empresa, você consegue estabelecer o valor justo de uma ação de acordo com alguns fatores que possam influenciar o crescimento dela. Entre eles, estão a qualidade da gestão, a saúde financeira e o reconhecimento da organização.

No entanto, identificar quanto uma ação vale hoje e qual o impacto dela sobre o valor de mercado da companhia acaba se tornando fundamental para quem deseja investir em ações no longo prazo. Afinal, esse dado ajuda o investidor a identificar a dimensão da empresa, se a organização é sólida e qual é a relação dela com outras empresas do mesmo setor.

Dessa forma, é possível entender se a organização é maior ou menor — em termos de valor de mercado — do que suas concorrentes. Fazendo uma análise de fundamentos, você também pode averiguar qual é a projeção futura de crescimento. E tomar uma decisão mais sólida na hora de investir.

As 20 empresas com maior valor de mercado da bolsa

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de entender mais sobre o valor de mercado, é hora de conhecer as 20 maiores empresas do Brasil, segundo um levantamento realizado via plataforma da Comdinheiro no dia 9 de julho de 2020.

Entre as 20 empresas com maior valor de mercado na bolsa estão em destaque Vale, Petrobras, Itaú Unibanco, Ambev e Bradesco, ocupando as primeiras cinco posições do ranking, respectivamente.

Quer ter acesso a estes e outros levantamentos sobre o mercado de renda variável? Acesse a plataforma Comdinheiro. Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e acesse agora!

Confira agora a lista completa com as 20 empresas com maior valor de mercado da bolsa brasileira:

Nome da Empresa Valor de mercado SETOR SUBSETOR
VALE 298.150.079.500,00 Materiais Básicos Mineração
PETROBRAS 292.600.815.120,00 Petróleo, Gás e Biocombustíveis Petróleo, Gás e Biocombustíveis
ITAUUNIBANCO 255.197.350.450,00 Financeiro Intermediários Financeiros
AMBEV S/A 230.362.127.520,00 Consumo não Cíclico Bebidas
BRADESCO 187.383.242.609,00 Financeiro Intermediários Financeiros
MAGAZ LUIZA 129.003.697.933,00 Consumo Cíclico Comércio
B3 121.262.665.676,00 Financeiro Serviços Financeiros Diversos
WEG 114.292.969.086,00 Bens Industriais Máquinas e Equipamentos
SANTANDER BR 108.914.774.910,00 Financeiro Intermediários Financeiros
BRASIL 97.309.561.999,20 Financeiro Intermediários Financeiros
ITAUSA 89.836.086.200,00 Financeiro Intermediários Financeiros
BTGP BANCO 88.713.043.996,80 Financeiro Intermediários Financeiros
TELEF BRASIL 84.200.817.470,00 Comunicações Telecomunicações
B2W DIGITAL 62.881.692.707,20 Consumo Cíclico Comércio
JBS 60.687.342.442,90 Consumo não Cíclico Alimentos Processados
ELETROBRAS 57.979.196.513,90 Utilidade Pública Energia Elétrica
BBSEGURIDADE 56.100.000.000,00 Financeiro Previdência e Seguros
LOJAS AMERIC 54.963.470.373,20 Consumo Cíclico Comércio
GRUPO NATURA 52.742.622.547,70 Consumo não Cíclico Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza
SUZANO S.A. 49.645.282.908,50 Materiais Básicos Madeira e Papel

Se você deseja fazer levantamentos como este ou realizar outros estudos mais aprofundados sobre o mercado de renda variável de maneira confiável, a melhor alternativa é contar com as ferramentas da plataforma de análises financeiras Comdinheiro.

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à plataforma por um período de 14 dias. Clique aqui e inicie seus estudos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *