Você já ouviu falar nas ações Blue Chips? Poucos sabem, mas esse nome é associado às ações de empresas que contêm grandes volumes de negociação e valor na Bolsa de Valores.

A verdade é que ações blue chips são objeto de desejo de muitos investidores por motivos bem coerentes. Mesmo sem que eles saibam que estes ativos são, de fato, blue chips.

Quer saber mais sobre as blue chips e entender a importância delas para qualquer mercado? Então leia o texto e descubra!

Blue chips: o que são?

Antes de explicar sobre esse tipo de ativo, deve-se entender o que é uma ação.

Uma ação é uma pequena parcela que compõe o capital social de uma empresa de capital aberto. Ou seja, são título unitários emitidos por sociedades anônimas (S/A).

Ao serem emitidas por companhias abertas, as ações são negociadas na bolsa de valores ou em mercados de balcão. Esclarecido o conceito, podemos voltar a falar das Blue chips.

Como dito, as blue chips são ações ligadas a grandes empresas, que possuem forte nome e um negócio consolidado. Essa nomeação é dada em referência às fichas azuis dos cassinos (as mais valiosas de uma mesa).

Em outras palavras, podemos considerar as blue chips como “ações de primeira classe”. Por isso, são bastante procuradas no mercado.

Possuem muita liquidez e os investidores têm muito interesse em sua negociação. E é por este motivo que são as ações mais negociadas no mercado de bolsa de valores.

Empresas cujas ações são consideradas Blue Chips geralmente têm:

  • Relação positiva com acionistas;
  • Boa gestão corporativa;
  • Boa geração de lucro e caixa;
  • Distribuição de lucros;
  • Crescimento gradual e constante;
  • Alto valor no mercado.

Importante ressaltar que a Bolsa de Valores não possui uma forma de nomeação oficial sobre quais ações são blue chips ou não.  Sua classificação é especulativa e surge depois de um consenso do mercado.

Blue chips x Small caps e mid caps

Uma dúvida que pode surgir quando o assunto é nomeações não-oficiais do mercado está relacionada a dois outros tipos de ação: as small caps e mid caps. Você sabe a diferença entre elas?

Enquanto a blue chips tem muitas negociações diariamente e muita liquidez, as small caps são as chamadas “ações pequenas da Bolsa de Valores”. Estas geralmente têm valor de capitalização menor que R$5 bilhões e geram um volume de negociação muito menor na comparação com blue chips – apresentando baixa liquidez.

Apesar disso, estas empresas têm maior potencial de valorização para o futuro. Acabam sendo ignoradas muitas vezes pelos investidores – o que pode ser positivo para outros investidores, que investem nestas ações, aguardando uma possível valorização futura.

Há, ainda, as chamadas mid caps. Estão associadas, em geral, às empresas consideradas de médio porte. Podem apresentar boa rentabilidade, mas uma liquidez também menor na comparação com as blue chips.

Como escolher a melhor ação blue chips na B3?

O investimento em ações é considerado de alto risco, o que demanda atenção e planejamento por parte do investidor.  Além disso, é fundamental que o investidor identifique se o seu perfil de tolerância a riscos está alinhado à volatilidade deste mercado.

Aconselha-se também o estudo do mercado, das ações e do funcionamento da Bolsa de Valores antes de iniciar os investimentos. Sobre o assunto, recomenda-se a leitura dos artigos abaixo para aprofundar os conhecimentos:

Se, no entanto, você se considera apto e preparado para fazer investimentos na bolsa – e se tem perfil para esta modalidade de investimento, deve saber que a escolha das ações blue chips levam em conta, especialmente, uma boa análise dos fundamentos das companhias. A decisão de investimento, entretanto, é individual de cada investidor.

Lembre-se também de diversificar seus investimentos, sempre.

Ações blue chips presentes na bolsa brasileira

Apesar de não haver uma listagem, é possível analisar dados da B3 e de outras fontes para poder identificar as blue chips negociadas na bolsa brasileira. A seguir, conheça algumas:

Blue chips brasileiras

  • Petrobras;
  • Ambev;
  • Itaú Unibanco;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Gerdau;
  • Vale, e outras

Certamente você já ouviu falar sobre algumas destas empresas, não é mesmo? Afinal, são empresas que fazem parte do dia a dia de qualquer brasileiro.

Saiba também que não é apenas no mercado brasileiro que existem as blue chips. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem inúmeras companhias consideradas blue chips das bolsas.

Conheça algumas delas a seguir:

Blue chips estrangeiras

  • Coca-Cola;
  • Amazon;
  • Facebook;
  • Microsoft;
  • Walmart;
  • Apple, e outras.

Importância das blue chips para o mercado brasileiro

As blue chips podem influenciar em muitas negociações no mercado brasileiro. Isso porque o Índice Bovespa é composto por uma carteira teórica que inclui as blue chips negociadas na bolsa.

Se essas ações caem, o índice também tende a cair. Sabe quando acompanhamos notícias sobre a queda ou alta do Ibovespa? Nestes casos, é bastante possível que as ações de grandes empresas brasileiras tenham ajudado a impulsionar estas movimentações.

Por conta do peso destas ações para o mercado, as blue chips são, inclusive, utilizadas como termômetro do mercado. Se elas performam bem, é possível que o mercado de ações esteja performando positivamente.

O contrário também ocorre: se as blue chips performam de maneira negativa, é provável que o mercado também esteja caindo. Por isso, vale sempre a pena acompanhar as movimentações destas ações no mercado.

Conclusão

As blue chips são ações associadas a grandes e consolidadas empresas negociadas em bolsa e que merecem ser conhecidas pelos investidores. Elas apresentam boa liquidez e são as favoritas dos investidores para negociação na Bolsa.

O ideal, no entanto, é que se estude bem sobre o assunto antes de começar a negociá-las, pois investimentos como esses são de alto risco.

Para se preparar ainda mais, continue seus estudos sobre investimentos e saiba como investir a curto, médio ou longo prazo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *