Investir na Bolsa de Valores pode ser a chave para ganhar um bom dinheiro. No entanto, também pode ser muito arriscado se você não souber investir da maneira correta

Ser otimista ao pensar que poderá obter bons rendimentos na Bolsa pode ser tentador, mas também pode fazer com que você perca todo o dinheiro investido mais rápido do que você possa imaginar. Afinal, as ações listadas nas Bolsas de Valores mundiais sofrem oscilações, podendo estar supervalorizadas um dia e, no outro, simplesmente despencar.

Para quem investe no longo prazo, estas oscilações não devem ser motivos para preocupações. Contudo, é fundamental investir com propriedade e conhecimento. Em outras palavras, você não pode comprar uma ação sem antes analisá-la.

Neste artigo, você aprenderá como investir na Bolsa de Valores e descobrirá como escolher o melhor investimento para você. Nos próximos parágrafos você notará que, se deseja investir na Bolsa, o ideal é NÃO confiar nos seus instintos, a fim de não correr maiores riscos de perder todo o seu dinheiro.

Acompanhe!

Como investir na Bolsa?

A primeira coisa que você precisa saber, antes de qualquer coisa, é como investir na Bolsa de Valores. Provavelmente você já viu pessoas comprando ações e ganhando bastante dinheiro em filmes, como “Jogo do Dinheiro” e “O Lobo de Wall Street”. Mas, afinal, como isso, de fato. acontece?

De um jeito simplificado, é possível dizer que a Bolsa de Valores é um ambiente no qual as empresas conseguem captar capital em troca de uma parcela da organização. Assim, as pessoas investem seu dinheiro para adquirir uma ação – ou seja, uma pequena parcela de participação nestas companhias. 

Isso significa que, ao comprar essa participação, o indivíduo se torna um investidor e passa a ter o direito de receber parte dos lucros da mesma.

Essas participações variam de acordo com a quantidade de ações que um investidor possui. Ao comprar uma pequena parte da empresa, você terá direito aos lucros gerados por ela, proporcionais à quantidade de ações que adquiriu.

Passo a Passo

O primeiro passo para investir na Bolsa de Valores é abrir uma conta em uma instituição financeira. Posteriormente, é só transferir o dinheiro que você deseja para esta nova conta.

Agora que você já possui uma quantia nesta conta, é só acessar o Home Broker da instituição financeira escolhida. O Home Broker é um tipo de plataforma online na qual estão disponíveis as ações de várias empresas diferentes para compra e venda. Ao acessá-lo, você poderá escolher qual ação quer comprar.

Fácil, né? Hoje em dia até existem aplicativos para smartphones Android e iOS que possuem plataformas online para a realização de investimentos e para exibir as variações das ações das empresas, como uma queda ou valorização, por exemplo. 

Estes aplicativos funcionam como um facilitador do Home Broker, permitindo que você faça a compra direta pelo seu próprio celular. Alguns aplicativos das próprias instituições financeiras em que você possui uma conta já possuem um ícone de investimento, facilitando todo o processo.

Agora que você já sabe como investir na Bolsa, está na hora de identificar qual o melhor investimento, certo? Então vamos lá!

Como escolher o investimento?

Essa dúvida é comum, mas a resposta é simples: depende do objetivo de cada um e do seu perfil de investidor. Depende de quanto dinheiro você pretende investir, em qual tipo de empresa você quer ter uma participação ao comprar uma ação e o que você pretende conseguir com esse investimento. 

Você deseja ter um retorno mais líquido em um pequeno prazo? Ou um retorno maior a longo prazo? Quanto você pretende ganhar? 

Estaria realizado com apenas um pequeno rendimento, porém seguro, ou gostaria de apostar mais alto e investir mais dinheiro para ter a possibilidade de receber uma enorme quantia de dinheiro?  Antes de investir, o ideal é responder todas estas perguntas. 

Como você pode perceber, investir na Bolsa de Valores não é sorte, e você não deve seguir seus instintos de maneira nenhuma. Uma coisa é certa: é preciso estar muito informado sobre o mercado e sobre a empresa na qual você pretende investir.

E outra coisa: não pense que você poderá ficar rico da noite pro dia. Investir não é como jogar na loteria, isso é apenas mais um dos grandes mitos a respeito do mercado de investimentos. Assim que você “jogar fora” essa vontade de investir na Bolsa de Valores apenas para acordar milionário, poderá investir de forma mais correta e com menos riscos de perder dinheiro.

Portanto, a dica mais importante e que você não pode deixar de lado na hora de investir na Bolsa é: NÃO siga seus instintos e não se deixe levar pela emoção ou por achismos quaisquer.

Efeito manada

Ver muita gente ganhando dinheiro investindo em uma empresa específica faz com que algumas pessoas pensem que a solução lógica é “seguir a manada”. Afinal, ao comprar um pedaço desta empresa, você poderá também receber um pouco desse lucro que parece só crescer a cada dia, não é isso? 

Contudo, isto é a penas uma euforia generalizada, também chamada pelo mercado financeiro de o efeito manada. Ele faz com que nós pensemos que, por um grupo estar se saindo bem, nós também poderemos tirar muito proveito disso.

Nesta situação específica, o melhor momento para investir já passou. Infelizmente, quando você vê uma empresa explodindo, o tempo para aportes já pode ter passado faz tempo. Assim, entenda que acertar na sorte é coisa de quem não entende o mercado e não compreende a importância de fazer uma boa análise antes de investir.

Uma outra dica de ouro para quem tem interesse em investir na Bolsa de Valores é não colocar tudo o que você tem em um único ativo e nem fazer loucuras de realizar aportes estando em dificuldades financeiras. 

Só faça investimentos se você tiver uma vida financeira organizada. Assim, caso você perca o dinheiro investido, não irá se afundar em dívidas ou prejudicará suas finanças. Mantenha a organização do seu dinheiro, planeje-se e, após considerar seu perfil e seus objetivos enquanto investidor, verifique se investir na Bolsa de Valores é ou não adequado para você.

Não confie nos seus instintos!

Seja qual for sua decisão, não confie nos seus instintos. Na hora de investir, seja racional e avalie. Mesmo que a oportunidade pareça ser a de “uma em um milhão”, se informe mais sobre o mercado financeiro e de investimentos. 

Estude sempre e tome decisões assertivas, pautadas no conhecimento, nos seus objetivos e no seu perfil de investimentos! Somente desta forma você terá maiores chances de sucesso em suas empreitadas no mercado financeiro!Gostou deste artigo? Já está pronto para investir na Bolsa de Valores? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia mais sobre o assunto e descubra, de uma maneira mais completa, como você pode investir na Bolsa com menores riscos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *