Realizar os primeiros aportes é um desafio que muita gente está escolhendo vencer em prol de um futuro mais tranqüilo e da realização de sonhos por meio do planejamento financeiro e acumulação de patrimônio. Antes de começar a investir, no entanto, é necessário ter em mãos todas as informações necessárias e um bom preparo para tomar as melhores decisões quanto aos seus investimentos.

Se o seu objetivo é começar a investir seu dinheiro em breve e ainda tem muitas dúvidas sobre qual caminho seguir, saiba que você não está sozinho. É perfeitamente normal ter dificuldades iniciais e incertezas nos primeiros aportes.

Apesar disso, existem algumas dúvidas e dificuldades que podem ser facilmente solucionadas em poucos minutos. Por isso, no artigo de hoje, você irá conferir 5 dicas preciosas para quem pretende em realizar os primeiros aportes e ainda não se sente seguro para dar estes primeiros passos no mercado financeiro.

1. Conheça o mercado

O primeiro passo para realizar os primeiros aportes com maior solidez e assertividade é conhecer o mercado. Se você pretende investir em ações, por exemplo, é fundamental estudar sobre o assunto, acompanhar o desempenho e, principalmente, os fundamentos das empresas nas quais você pretende investir.

Acompanhar vídeos educativos, como aqueles que publicamos no canal do Blog de Valor no YouTube, e acompanhar conteúdos sobre finanças e investimentos também é fundamental para evitar erros comuns de investidores iniciantes e até mais experientes.

Se o seu objetivo é investir em renda fixa, a premissa é a mesma: conheça os produtos disponíveis no mercado, verifique a liquidez, os riscos e a rentabilidade de cada um deles e analise todas estas questões antes de tomar sua decisão.

2. Mantenha os pés no chão

Ter controle e manter os pés no chão na hora de investir é fundamental, seja para quem está começando a realizar os primeiros aportes ou para quem já costuma investir com mais frequência. Nos dias de hoje é muito comum encontrar investidores que acreditam que ficarão ricos da noite para o dia investindo na bolsa de valores, por exemplo. E essa sensação é muito perigosa.

Para ganhar dinheiro com os seus investimentos, não tem segredo: é preciso estar preparado para investir e tomar as melhores decisões sobre seus investimentos e, principalmente, realizar aportes com frequência.

Se você pensa que investir R$ 5 mil ou R$ 10 mil uma única vez fará você ter milhões em um futuro breve, talvez seja o momento de buscar mais informações sobre o mercado financeiro e o mundo dos investimentos antes de alocar parte do seu capital em renda fixa ou variável.

Independente da situação, jamais se esqueça de manter os pés no chão e avaliar com cautela e bom senso suas opções de investimentos. Com disciplina e foco qualquer um consegue acumular patrimônio aos poucos graças às decisões de investimento que são tomadas ao longo dos anos.

3. Não acredite em tudo e em todos

É cada vez maior a quantidade de informações sobre finanças e investimentos disponíveis na internet, seja por meio dos mecanismos de buscas, sites de educação financeira ou até mesmo canais no YouTube. Saiba, no entanto, que nem tudo o que se lê ou se ouve é, de fato, realidade.

Por isso, um das principais dicas para quem pensa em realizar os primeiros aportes no mercado financeiro é filtrar aquilo que se lê ou se houve sobre mercado, finanças e investimentos. Em geral, é altamente recomendado que você siga os conselhos de educadores financeiros experientes, que possuam vivência e conhecimento real de mercado.

O mesmo cuidado deve ser tomado ao ouvir dicas e relatos de amigos e conhecidos. Existe muita gente por aí que perde dinheiro com decisões erradas sobre investimentos, mas tem o hábito de contar histórias irreais sobre seus “grandes feitos” no mercado financeiro. Tome cuidado com elas! Afinal, não existem atalhos no mercado financeiro!

Se você ouviu um amigo falar que ganhou 10.000% em um determinado  investimento ou que tornou-se milionário da noite para o dia ao investir na bolsa, desconfie! Lembre-se que apenas o conhecimento, aliado às boas decisões de investimentos e bons hábitos financeiros pode levar você a obter o sucesso que sempre desejou alcançar com seus investimentos.

4. Conheça seu perfil de investidor

Uma dica preciosa para quem deseja evitar dores de cabeça na hora de realizar os primeiros aportes no mercado é conhecer o seu perfil de investidor. Saber se você possui um perfil conservador, moderado ou agressivo na hora de investir é fundamental para evitar decisões equivocadas quanto aos seus investimentos e dores de cabeça no futuro.

Não saber qual é o seu perfil de investidor pode levar você a perder boas oportunidades de investimento e até mesmo a perder dinheiro, uma vez que existem investimentos de alto risco que podem levar qualquer pessoa a perder parte ou até mesmo a totalidade do valor aplicado.

Aqui no Blog de Valor você consegue descobrir –  em poucos minutos –  qual é seu perfil enquanto investidor e, consequentemente, quais são os produtos financeiros mais adequados para você. Se você ainda não conhece seu perfil, clique aqui e descubra agora!

5. Planeje-se e conheça seus objetivos

Não se esqueça que, para realizar seus primeiros aportes e tomar toda e qualquer decisão de investimento ao longo da vida, é necessário planejamento, organização financeira e o conhecimento pleno de todos os seus objetivos e metas financeiras.

Somente desta forma você consegue alinhar seus investimentos com seus objetivos pessoais, a fim de alcançá-los ao longo do tempo – seja no curto, médio e longo prazo – de maneira mais tranquila e organizada.

Por isso, se você ainda não tem um bom planejamento financeiro e não conhece seus objetivos, talvez seja o momento de sentar com sua família e colocar no papel o quanto possui para investir e onde pretende chegar com esses investimentos. Desta forma, seus primeiros aportes no mercado financeiro e todos os demais investimentos ao longo da sua vida serão muito mais firmes, objetivos e efetivos!

Seguindo estas 5 dicas preciosas para quem pretende realizar os primeiros aportes no mercado financeiro você conseguirá se preparar muito melhor para iniciar seus investimentos e conquistará resultados muito mais sólidos com suas aplicações.

Gostou do artigo de hoje? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre finanças e investimentos diretamente no seu e-mail!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *