Como sempre falamos em nossos artigos, o princípio básico da formulação de uma carteira de investimentos adequada é a sua aderência ao perfil de investidor.

O que é o perfil do investidor?

Cada investidor possui objetivos diferentes para o eu patrimônio e, além disso, tolera riscos diferentes. Dessa forma, a identificação do perfil tem por finalidade encontrar uma distribuição de investimentos que seja compatível com esse perfil, sem gerar ansiedade, mal-estar ou qualquer desconforto ao investidor.

Como é identificado o perfil de um investidor?

Aplica-se, antes de tudo, o formulário “suitability”, mais conhecido em bancos como API (avaliação de perfil do investidor).

Nunca ouvi falar desse formulário…

Muitos investidores desconhecem esse formulário, pois simplesmente nunca foram expostos a ele. Isso me causa estrema decepção, uma vez que em tese QUALQUER instituição financeira que se proponha a vender investimentos ao investidor deveria obrigatoriamente aplicá-lo antes de qualquer coisa. Se você é um investidor e o seu banco nunca aplicou o suitability em você, PREOCUPE-SE.

Como posso conhecer o meu perfil de investidor?

Nós disponibilizamos aqui no blog um formulário de avaliação de perfil do investidor. Você pode preenchê-lo e receber uma noção do seu perfil.

Quais os diferentes perfis de investidor?

O seu perfil será um dos seguintes: conservadormoderado, moderado-agressivo ou agressivo (e você poderá conhecê-lo ao fim do artigo).

O formulário de perfil de investidor já me dirá em que produtos devo investir?

Não. O formulário te fornecerá uma avaliação de perfil. Os produtos que devem integrar a sua carteira de investimentos podem ser escolhidos posteriormente por meio de algum serviço de Assessoria de Investimentos.

A importância de investir conforme o perfil:

O mais importante para um investidor é que ele tenha ciência de que tipo de investimento deve estar exposto e os riscos assumidos. Com o formulário de perfil, espera-se que a performance dos produtos em questão sejam adequados às expectativas do investidor.

Clique e faça agora a sua análise de perfil >>

Um grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. guilherme    

    Concordo plenamente que e necessário o investidor saber seu perfil e o que espera.

    porém esse questionário é simples demais para sequer dar uma idéia – minha humilde opnião.

    Sdds

    1. André Bona    

      Ola Guilherme!

      Na verdade, isso não é nem uma opção. É uma obrigação legal que passará a ser 100% exigida de todas as instituições em breve. Esse formulário não tem por objetivo dizer nem onde nem como você deve investir. É um ponto de partida apenas. Abs,

  2. sergio    

    Oi André cara eu fiz o teste la mas ninguém entrou em contato comigo cara ja tem 3 dias tem como dar uma olhada por favor ?

    1. André Bona    

      Olá Sérgio!

      Ninguém vai entrar mesmo. Foi enviado a você um email para uma coleta de dados por volta de uns 2 minutos depois da sua solicitação de assessoria. Após a coleta, você já receberá um plano de investimentos sugerido após o preenchimento. Verifique no seu Spam por favor. Vou reenviar o email para que faça a coleta.

      Abs,

  3. Leonardo    

    André, onde encontro o gráfico pizza das “divisões” de tipos de investimento referente ao perfil de investidor?
    Obrigado.

  4. Perez    

    André, onde encontro o gráfico pizza das “divisões” de tipos de investimento referente ao perfil de investidor?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *