Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

 
E aí, tudo bem?

Todo mundo fala sobre orçamento doméstico, investimentos, independência financeira, mas onde está ancorado tudo isso?

Tudo isso está ancorado justamente no que chamamos de PLANEJAMENTO FINANCEIRO. O planejamento financeiro de cada pessoa é o que vai determinar como o seu orçamento vai estar orientado e como a sua reserva financeira será investida.

Planejamento financeiro

Todo planejamento financeiro tem por finalidade a realização de objetivos concretos para as pessoas e famílias. Esses objetivos são os mais diversos possíveis, desde a compra da casa própria, a compra da casa de praia ou de campo, um casamento, uma viagem ao redor do mundo, a educação dos filhos e etc.

Por mais que o termo “planejamento financeiro” remeta a algo chato de ser feito, na verdade ele é a ponte para o alcance de coisas que nos dão prazer e bem estar.

O planejamento financeiro inclui a administração de nossa renda, despesas, investimentos e riscos pessoais, profissionais ou patrimoniais.

Todas as decisões financeiras (pode ser a decisão de em que investir, quando e como recorrer a uma linha de crédito, que tipo de seguros adquirir) devem ser frutos de um planejamento. Sem um planejamento bem feito, normalmente compramos produtos financeiros errados, que não serão adequados pois podem não ser os melhores para o que pretendemos alcançar e pior: nos afastam dos nossos objetivos.

Assim sendo o planejamento financeiro, se corretamente elaborado, nos dá dicas de como agir em cada decisão financeira e inclusive nos permite acumular patrimônio para o futuro.

Por isso, nesse vídeo, coloquei alguns tópicos simples de planejamento financeiro que podem ser úteis para as suas decisões.

Espero que goste!

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *