A rotina dinâmica e a constante mudança típica do mundo globalizado fizeram com que nossos hábitos mudassem com o tempo. Entre estes novos hábitos que criamos está aquele de querer tudo sempre “para ontem”, uma infinita pressa por resultados. No mundo dos investimentos não é diferente.

Antes de falar sobre isso, vou explicar brevemente o significado e definição de pensamento linear e pensamento exponencial.

Pensamento ou raciocínio linear ocorre quando você pensa e raciocina de maneira regular e em linha reta, enxergando a situação de modo constante, sem considerar mudanças no caminho.  Já o Pensamento Exponencial permite que você raciocine e faça análises mais holísticas, de modo a enxergar as curvas pelo caminho e as mudanças que podem ocorrer ao longo do tempo.

Pensamento linear x Pensamento exponencial

É muito comum, em se tratando dos nossos investimentos e a acumulação de patrimônio, utilizarmos o pensamento linear para analisar a evolução dos rendimentos, deixando de lado o pensamento exponencial e o fato de que nossos investimentos tendem a ganhar maior fôlego e gerar melhores rendimentos após algum tempo – e não imediatamente.

Por exemplo, em um gráfico de evolução de patrimônio de um determinado período em anos, no qual incida juros sobre juros, existirá uma curva exponencial bastante importante nos últimos anos, mostrando que os ganhos ali, naquele período, sofrerão grande impulso e aumentarão rapidamente. Porém, nossa tendência ao pensamento linear somente irá enxergar a “lentidão” do acúmulo de patrimônio nos primeiros anos de investimento.

Cuidado com o pensamento linear

Já ouvi muita gente dizer: “Poxa, já estou na metade do tempo previsto para atingir minha meta de acumulação de patrimônio, mas não consegui atingir ainda nem a metade do meu objetivo”. Este é um clássico exemplo de pensamento linear que pode resultar em grande frustração para o investidor, já que poderá dar a ele a falsa impressão de que o processo de acumulação não está dando certo.

Muitos acabam desistindo ao não conseguir acompanhar e entender que este processo está absolutamente normal, e que ela está sim no caminho certo. E é muito frustrante quando isso acontece, pois paciência, perseverança e um pensamento exponencial seriam suficientes para permitir que a pessoa continuasse a trilhar seu caminho de acumulação e conquistasse suas metas mais à frente.

Aposte no pensamento exponencial

Por isso, é sempre importante tentar doutrinar nossa mente a manter o raciocínio e o pensamento exponencial em se tratando de investimentos e acumulação financeira e patrimonial. Trata-se de uma pequena mudança de postura no dia-a-dia, mas que pode lhe ajudar a compreender e acompanhar seus investimentos com mais propriedade e mais segurança, tendo a confiança de que seu objetivo será conquistado no tempo previamente definido por você.

Qual sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário aqui no blog!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *