A educação financeira, apesar de ainda não fazer parte da cultura brasileira, é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço entre jovens e adultos de todas as idades. E, quando o assunto é investimentos e acumulação de patrimônio, é bastante comum ouvirmos por aí que a chave do sucesso é criar o hábito de poupar desde cedo.

Sem dúvidas, economizar e poupar são alguns dos principais requisitos para quem deseja acumular patrimônio. Porém, quando se trata dos jovens, é preciso enxergar um pouco além, buscando analisar e identificar holisticamente as melhores opções para quem está começando a vida.

Os investimentos e os jovens

O jovem investidor deve sim manter hábitos financeiros saudáveis, mas é importante não cair na neura de poupar a todo custo. Neste momento tão importante da vida, é preciso que o jovem compreenda que, em primeiro lugar, ele deve se preocupar em investir em si mesmo.

Investir e reinvestir dinheiro em sua formação profissional, em cursos diversos, em viagens e intercâmbios para aprendizagem de novos idiomas, e em outros projetos que possam agregar valor ao jovem é primordial para que ele possa alcançar patamares mais altos no médio e longo prazo.

De olho no futuro

Neste cenário, investir  em sua própria formação é o que vai ajudar o jovem investidor a conquistar patrimônio e gerar recursos no futuro. Uma boa formação resultará em uma maior capacidade de ganhos no mercado de trabalho e permitirá que o jovem obtenha melhores salários e cresça profissionalmente.

Com uma renda maior – resultado de todo um processo de investimento pessoal –  será muito mais fácil para o jovem investidor iniciar seus investimentos –  com um aporte mensal mais significativo – e o processo de acúmulo de patrimônio, mesmo que tardiamente.

E você, o que acha sobre o assunto? Compartilhe sua opinião aqui no post e não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro dos próximos conteúdos do blog!

 

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *