*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
Vender pela internet é uma grande oportunidade para qualquer pessoa e qualquer negócio. Afinal, o ambiente online é cada vez mais acessado por pessoas de todo o mundo, gerando oportunidades para empresas e empreendedores.
Os dados falam por si: o crescimento do e-commerce no primeiro semestre de 2018 foi de 31% em relação ao mesmo período no ano anterior. No mesmo período, o ticket médio do consumidor aumentou 7%. Estes são apenas alguns dados que mostram que, se você pretende tomar a decisão de vender pela internet – seja um livro, produtos diversos ou até mesmo serviços como pessoa física ou jurídica, esta pode ser uma decisão acertada.
Se você já tem um negócio e pretende levá-lo para o mundo digital, ótimo. Lembre-se apenas que vender pela internet é algo bem mais abrangente que o comércio de bens de consumo. Muitas empresas, profissionais autônomos e freelancers vendem serviços pela internet.
Independente de qual seja a sua atividade econômica, se já está no mercado, você sabe que todo negócio requer um planejamento estratégico. É preciso reconhecer e analisar todas as variáveis que impactam o seu negócio, como comportamento do consumidor, fornecedores, capacidade de investimento, oportunidades de marketing, etc.
Se já tem tudo isso, perfeito. O próximo passo é definir como você quer vender pela internet. Se, por outro lado, você deseja começar um negócio online, o caminho é um pouco mais longo.
Será preciso fazer um plano de negócios completo, que incluirá uma pesquisa de mercado completa. Você precisará comprovar se existe uma oportunidade real e lucrativa que se alinhe com a sua proposta de valor e capacidade de investimento antes de investir seu tempo e dinheiro nesta empreitada.
Dicas para começar um novo negócio
Depois que você definiu o que vai vender e para quem, o próximo passo será posicionar sua marca. O posicionamento é a chave de tudo dentro do marketing.
É com base nele que você definirá quais produtos vender, quais os canais a serem utilizados, tanto para vendas quanto para relacionamento, e como se comunicará com seu público.
O posicionamento é o lugar que você quer ocupar na mente do consumidor em relação à concorrência. É como você quer que sua marca seja percebida pelo seu público.
Ele será construído pela forma que você se comunica e pela experiência que você proporciona ao seu cliente. Experiência, em se tratando de internet, inclui o contato que ele terá com a sua identidade visual, a qualidade dos produtos que você entrega, a navegabilidade do seu site, o atendimento com excelência e o cumprimento da promessa de venda.
Vamos, agora, à parte mais prática?
Crie um site
Agora que você já tem um posicionamento, chegou a hora de criar o seu site. Procure uma agência de marketing digital que seja confiável, pois ela cuidará para você de todas as exigências para que o consumidor tenha uma experiência altamente positiva com sua empresa, seja por meio de um site comercial, seja por meio de uma loja virtual.
Também é possível realizar esta etapa sozinho. Neste caso, você precisará aprender a criar e gerenciar suas ferramentas online e um pouco mais de tempo disponível para estas tarefas.
Invista em tecnologia para organização
Se você está começando um negócio, é bom já começar com ele bem organizado. Organização é um ativo imprescindível para os negócios, pois ajuda com a produtividade, melhora os controles e qualifica a gestão.
Se você vai trabalhar com mercadorias, ter um bom controle de processos é essencial, porque você terá que controlar estoque, emitir boletos, controlar fluxo de caixa e outras atividades do dia a dia. Se já tem um software, certifique-se de que seja possível integrá-lo à sua loja digital para que os controles sejam unificados.
Anuncie
Que a internet é uma grande oportunidade de negócios, disso ninguém duvida. Não obstante, são milhões de negócios competindo pela atenção do consumidor. Por mais que se utilize as melhores técnicas de SEO para referenciar o seu site, ele não vai aparecer na primeira página do Google no primeiro dia.
O caminho mais rápido para ser encontrado pelo seu público na internet é o anúncio no Google Adwords. É pago e não é barato. Em compensação, você pode ser encontrado mais facilmente, sobretudo se escolher as palavras-chaves corretas.
O Adwords, assim como o Facebook Ads, outra boa ferramenta para anunciar, permite que você direcione o anúncio para o seu público. Quanto mais investir, mais rápido virá o retorno.
Mas cuidado! Jamais invista aquilo que você não possua e não entre em dívidas para fazer este anúncio. Tudo deve ser bem planejado e saudável para você, seu negócio e para o seu bolso.
Use o Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é outra forma de você ser visto pelo seu público-alvo. Consiste em disponibilizar para os usuários conteúdo sobre questões relacionadas ao seu negócio.
Você atrai clientes para a sua empresa oferecendo um serviço, que é a informação. Essa estratégica baseia-se no fato de que as pessoas procuram informações na internet diariamente, inclusive sobre consumo.
Use o E-mail Marketing
Depois que você atraiu as pessoas para o seu site e as impressionou com conteúdo de qualidade, pode convidá-las a preencher um formulário e passar a receber conteúdos por e-mail, que, obviamente, incluem ofertas da sua empresa.
O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de vendas, uma vez que você dirige as suas campanhas a quem tem perfil para consumir a sua oferta. Além disso, você pode segmentar e até individualizar as mensagens.
Estruture seus serviços
A melhor forma de cativar um cliente é entregando seus produtos antes do prazo combinado. Estruture seus processos, equipes e prestadores de serviço para que eles sejam ágeis e nunca atrasem uma entrega. Se isso acontecer, seja rápido em informar ao cliente e explicar a razão do atraso.
Diversifique formas e condições de pagamento
Para quem já tem um negócio funcionando, essa pode ser uma dica dispensável. Para quem está começando, é melhor ficar bastante atento a isso. É muito desagradável perder vendas porque o cliente não encontra a opção de pagamento que ele tem disponível.
Diversifique as formas e as condições de pagamento em seu site de vendas.
Pense com carinho nos marketplaces
Essa é uma dica de ouro para quem está começando e trabalhará com varejo. Associe-se a um marketplace. Trata-se de um modelo de negócios por meio do qual você pode expor seus produtos em grandes ambientes de compras, como Americanas.com e Walmart.
O ponto negativo é que você reduz sua margem, uma vez que tem que pagar comissão ao marketplace. Por outro lado, é excelente alternativa para você gerar volume de vendas rapidamente. Se você perde margem, ganha em volume. É uma excelente alternativa para vender pela internet.
Faça parcerias
Essa é uma outra dica de peso para quem quer vender pela internet. Em algum lugar nesse ambiente digital tem alguém falando a mesma língua que a sua marca para o mesmo público.
É comum, por exemplo, um blog de viagens se associar a agências de viagens. Se você vende cosméticos, fique atento a mídias voltadas para beleza e cuidados femininos.
Buscar os parceiros corretos pode gerar boas oportunidades de negócios. É só ter criatividade e empenho para vender pela internet e caminhar em busca do seu sucesso como empreendedor no ambiente digital.
E você, já pensou em vender pela internet? Quais são suas maiores dificuldades para iniciar esta jornada? Deixe seus comentários e compartilhe suas dificuldades conosco!
*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.