Semana que passou foi claramente de paúra! Nesses momentos o pequeno investidor pode ficar meio assustado e até perdido. Por isso regularmente busco trazer algumas lições e conceitos importantes para aqueles que estão iniciando. Especialmente sobre a sedutora ideia de que bolsa é ser trader…vejamos a sequência:

Já dei 5 motivos pelos quais não sou trader
A opinião dos bilionários da bolsa sobre os traders
Não é possível viver de day trading
Não tem trade todo dia 

 

E agora esse outro aqui…Traders exageram meus caros, essa é a realidade! 3 Motivos:

  1. Na paúra de “controlar” uma perda as ordens de STOP exacerbam quedas e movimentos de mercado.
  2. Não sabendo os fundamentos daquilo, o real valor dos ativos, os traders não possuem a segurança para manter suas posições tendo que reagir no momento de estresse máximo de mercado.
  3. Como muitos operam alavancados, existe um incentivo para que encerrem posição o mais rápido possível para evitar perdas maiores.

O gráfico abaixo mostra um pouco disso, o conceito de que os traders tendem a reagir em excesso as notícias ruins muito mais do que reagir positivamente as notícias positivas.

As barras de cor “vinho” mostram a performance das quedas relativamente ao mercado após 1, 2, 3 , etc dias …enquanto as barras laranjas refletem a movimentação de mercado após notícias positivas.

Por isso, nesses momentos de paúra devemos manter a calma e saber que tem uma miríade de robôs, traders e whatsoever operando no mercado…mas qual será de fato o valor dos ativos? Isso é o que importa! Aproveitar esses momentos é sabedoria pura!

Encerro com 2 frases do oráculo Warren buffet:

“Remember that the stock market is a manic depressive.”

(“Lembrese que o mercado de ações é maníacodepressivo”)

“Risk comes from not knowing what you are doing.”

(“O risco vem de não saber o que você está fazendo”)

Era isso.

Aquele Abs.

Saiba mais sobre indicadores importantes do mercado no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves. Clique aqui e confira.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *