Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
Últimos artigos

Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?

13 de novembro de 2025

Como o plano de carreira pode impulsionar a gestão de pessoas?

11 de novembro de 2025

Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?

6 de novembro de 2025

Como prestar um bom atendimento ao cliente? 5 Dicas essenciais!

4 de novembro de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » 3 Passos para construir o dashboard financeiro da empresa
Negócios & Tecnologia

3 Passos para construir o dashboard financeiro da empresa

Equipe ABContentBy Equipe ABContent23 de setembro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
4 minutes

A sua empresa já conta com um dashboard financeiro? Esse tipo de ferramenta visual é um instrumento que facilita o acompanhamento de dados estratégicos para a rotina do negócio. 

Com as informações presentes no dashboard, os gestores têm em mãos números relevantes para orientar a sua tomada de decisão. Além disso, a centralização dos dados é útil para manter as pessoas-chave da empresa na mesma página.

Entretanto, a construção de um dashboard eficiente é um processo que costuma gerar dúvidas em muitos gestores e empresários. Mas saiba que esse processo não precisa ser complexo.

Acompanhe a leitura e confira 3 passos para colocar em prática!

O que é um dashboard financeiro? 

O dashboard financeiro é um painel de controle que compila os principais indicadores e métricas sobre as finanças de uma empresa. Por meio dele, é possível acompanhar em tempo real informações como receitas, despesas, lucros, fluxo de caixa e desempenho orçamentário.

Para entender melhor, imagine o caso de uma empresa que faz seu acompanhamento financeiro em planilhas manuais. Nesse tipo de cenário, é comum existirem diversos documentos espalhados por diferentes departamentos.

Uma das desvantagens é que essas planilhas tendem a não seguir o mesmo padrão. Tenha em mente que cada pessoa ou departamento pode ter sua própria lógica para organizar as informações, dificultando a interpretação dos dados.

Muitas vezes, o controle de informações por planilhas depende de atualizações manuais. Dessa forma, em conjunto com a maior probabilidade de erros, os dados presentes nos documentos nem sempre refletem a situação real da empresa. 

Por outro lado, os dashboards financeiros reúnem, organizam e apresentam claramente as informações mais relevantes. Eles também contam com gráficos, tabelas e indicadores visuais que facilitam a análise dos dados. 

Um bom dashboard financeiro é personalizável, adaptando-se à realidade e aos objetivos de cada negócio. Assim, ele serve como um instrumento importante para líderes, gestores e equipes que precisam de agilidade para planejar e tomar decisões. 

Como construir um dashboard financeiro? Confira 3 passos!

Como visto, os dashboards são ferramentas estratégicas para visualização de dados e gestão estratégica de negócios, mas como construir o seu? 

Descubra como montar o seu dashboard financeiro em 3 passos!

1. Definição de métricas

O primeiro ponto é a definição de métricas que devem estar presentes no dashboard. Afinal, não adianta exibir dezenas de indicadores de desempenho se eles não estiverem alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e à sua realidade.

Os dashboards podem acompanhar diversos indicadores, como:

  • receita total e por canal;
  • despesas fixas e variáveis;
  • lucro bruto e líquido;
  • margem de contribuição;
  • fluxo de caixa projetado e realizado;
  • índice de inadimplência;
  • lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).

O segredo para a definição está em conectar os objectives and key results (OKRs) — ou objetivos e resultados-chave — à gestão financeira. Por exemplo, se o foco estiver na lucratividade, o dashboard deve acompanhar margem de contribuição, lucro operacional e Ebitda. 

Já quando a empresa vive um momento de crescimento, os indicadores de receita recorrente, custo de aquisição de clientes (CAC) e fluxo de caixa ganham mais importância. Por outro lado, para negócios com dívida alta, o controle desses números se torna o ponto mais relevante. 

Apesar de haver possibilidade de incluir todo tipo de métrica, um bom dashboard deve ser claro, objetivo e centrado na estratégia. Caso contrário, as informações podem se acumular e dificultar a interpretação dos gestores. 

2. Integração de dados 

O passo seguinte é a integração dos dados, abrangendo a origem dos números. Muitas empresas têm suas informações distribuídas em sistemas diferentes, como planilhas, ferramentas de vendas e softwares de customer relationship management (CRM). 

Integrar esses sistemas é indispensável para a eficiência gerencial. O processo pode ser feito manualmente — em ferramentas como Excel ou Google Sheets — ou por meio de plataformas automatizadas de business intelligence (BI).

Power BI, da Microsoft, e Looker Studio, do Google, estão entre os sistemas mais conhecidos. Eles são capazes de se conectar com plataformas distintas e atualizar as informações automaticamente. 

Além da parte técnica, esse passo demanda cuidado com a qualidade dos dados. Informações incompletas, duplicadas ou desatualizadas comprometem a confiabilidade do painel, então invista na padronização e na validação das bases antes de alimentar o dashboard.

3. Atualização em tempo real

Mais um passo para construir um dashboard financeiro é garantir atualização dos números em tempo real. De pouco adianta ter um painel bem montado e visualmente bonito se ele exibe dados antigos.

A atualização automática permite que os gestores tenham sempre as informações mais recentes em mãos. Esse cuidado reduz a dependência de relatórios manuais e minimiza o risco de tomar decisões com base em dados defasados.

Por essa razão, dashboards automatizados, com atualizações recorrentes, ganham destaque. Entre as ferramentas que você priorizar, estão: 

  • filtros por período, como semana, mês, trimestre e ano;
  • comparações entre orçado e realizado;
  • alertas visuais, com ícones ou cores que sinalizam variações fora do padrão.

Ademais, busque funcionalidades como de drill-down, que permite aprofundar a análise clicando sobre os dados. Em vez de ver apenas o número total de despesas, por exemplo, você pode ter acesso a esses números destrinchados. 

Por que contar com uma consultoria? 

Contar com o suporte de uma consultoria qualificada, como a AB Consult, também é um passo estratégico para montar seu dashboard financeiro. Por não estar imersa na rotina da empresa, a equipe externa consegue enxergar o que, muitas vezes, passa despercebido pelos gestores.

Além da construção do dashboard, a consultoria começa o trabalho com um diagnóstico financeiro mais amplo. Ela pode mapear as áreas críticas da operação e identificar os dados que precisam ser monitorados.

A partir daí, a equipe ajuda a organizar os indicadores de forma visualmente eficiente, agrupando as informações em blocos temáticos e facilitando a leitura. A medida permite construir um painel confiável, alimentado por dados limpos e atualizados, com o mínimo de esforço operacional da equipe interna.

Como você acompanhou, ter um dashboard financeiro é fundamental para acompanhar os números estratégicos da empresa. Colocando esses 3 passos em prática e aproveitando o suporte de uma consultoria, você pode contar com essa ferramenta. 

Quer ter o apoio estratégico de uma consultoria para a rotina da sua empresa? Saiba mais sobre as soluções da AB Consult!

análise de resultados BI consultoria financeira controle financeiro dashboard financeiro eficiência gerencial gestão estratégica indicadores de desempenho tomada de decisão visualização de dados
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Equipe ABContent
  • Website

ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

Related Posts

Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?

13 de novembro de 2025

Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?

6 de novembro de 2025

O que é gestão por resultados? Saiba mais sobre essa abordagem!

21 de outubro de 2025

Padronização de processos financeiros: por que e como fazer?

8 de outubro de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?
  • Como o plano de carreira pode impulsionar a gestão de pessoas?
  • Como reduzir os custos operacionais do seu negócio?
  • Como prestar um bom atendimento ao cliente? 5 Dicas essenciais!
  • Gestão integrada: entenda o que é e como fazer!
  • Técnica just in time: o que é, como funciona e benefícios
  • O que é venda consultiva e quais suas vantagens? Entenda!
  • O que é gestão por resultados? Saiba mais sobre essa abordagem!
  • Avaliação de desempenho: 10 motivos para fazer na sua empresa
  • People analytics: entenda o que é e como aplicar no RH!
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.