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Início » 7 Erros comuns na gestão de finanças corporativas
Finanças Corporativas

7 Erros comuns na gestão de finanças corporativas

André BonaBy André Bona22 de abril de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

A gestão das finanças corporativas pode seguir diferentes estratégias para buscar proteção financeira durante crises e capacidade de manter e expandir o negócio. Porém, há risco de o processo ser prejudicado por erros comuns no gerenciamento de recursos.

As falhas costumam decorrer da falta de conhecimento financeiro ou da ausência de coleta e análise de dados concretos, que ajudem a compreender o cenário econômico. Independentemente do motivo, existe a chance de elas serem fatais à sobrevivência empresarial.

Por esse motivo, além de saber como agir na gestão financeira, é indispensável entender o que não fazer. Conheça os 7 erros mais comuns no gerenciamento das finanças!

Quais são os 7 principais erros na gestão financeira empresarial?

Deixar de promover a correta gestão financeira pode levar uma empresa ao insucesso. Dessa forma, cabe aos gestores entender como realizar o gerenciamento sem que ele seja afetado por erros comuns.

Acompanhe agora 7 exemplos do que costuma atrapalhar a gestão financeira do empreendimento!

1. Deixar de fazer o planejamento orçamentário

Quando as empresas não mantêm um planejamento orçamentário claro, elas arriscam gastar mais do que podem. Consequentemente, o descuido tende a comprometer suas reservas e a capacidade de honrar com seus compromissos — afetando suas operações e sua imagem no mercado. 

Por essa razão, os gestores não devem subestimar os custos operacionais e as informações que permitem projetar as despesas. Ainda, considere a sazonalidade do mercado, que faz com que existam épocas mais lucrativas do que outras.

2. Misturar finanças pessoais e empresariais

Misturar as finanças do negócio com as pessoais é um dos erros mais comuns na gestão financeira, especialmente entre pequenos empreendedores. A prática dificulta o controle financeiro — afinal, como definir o que pertence à empresa e ao indivíduo? Além disso, a ação pode levar a problemas fiscais.

3. Ignorar a relevância da conciliação bancária

A conciliação bancária verifica se todas as transações registradas no sistema contábil da empresa correspondem às movimentações da conta bancária. O procedimento contribui para identificar discrepâncias.

Alguns exemplos são lançamentos duplicados, pagamentos não contabilizados ou cobranças indevidas. Ou seja, a conciliação bancária oferece maior controle sobre o fluxo de caixa.

Apesar da importância da prática, muitas empresas não a realizam — ou a fazem sem a atenção necessária. A postura pode resultar em discrepâncias financeiras, erros contábeis e problemas no fechamento de caixa.

4. Não acompanhar indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são úteis para a empresa entender sua situação, fazer estimativas e gerir recursos. Logo, deixar de acompanhá-los é um erro capaz de causar dificuldades para fechar o caixa.

Entre os indicadores mais relevantes para a gestão de finanças corporativas, estão: 

  • fluxo de caixa: mede entradas e saídas financeiras para evitar déficits;
  • lucro operacional: indica a rentabilidade do negócio antes dos descontos referentes aos custos financeiros e impostos; 
  • margem líquida: mostra a porcentagem de lucro que a empresa teve sobre a receita total;
  • prazo médio de pagamento e recebimento: ajuda a monitorar a eficiência no ciclo financeiro;
  • nível de endividamento: avalia o impacto das dívidas sobre os recursos da companhia. 

5. Depender excessivamente de crédito

Muitas empresas recorrem ao crédito com certa frequência para cobrir despesas operacionais. Embora ele possa ser uma solução, seu uso constante tende a criar um ciclo de dependência e levar ao endividamento excessivo.

Portanto, ainda que o crédito seja útil em diferentes situações, o ideal é reservá-lo para momentos pontuais. Nesse contexto, criar uma reserva financeira pode ser a resposta para renunciar a empréstimos e manter as operações — mesmo em emergências.

6. Deixar de investir em tecnologia financeira

A tecnologia oferece inúmeras soluções para empresas, inclusive para a gestão das finanças corporativas. Desse modo, resistir à adoção dessas ferramentas e não investir na modernização do empreendimento tende a levar à perda de eficiência e à abertura de brechas para erros.

Existem diferentes aplicativos e softwares que auxiliam a registrar despesas e receitas e automatizam a conciliação bancária. Ainda, essas ferramentas podem gerar documentos — como notas fiscais — organizar informações e comunicá-las aos órgãos fiscalizadores.

7. Não oferecer transparência financeira

Quando a empresa não compartilha informações financeiras, ela acaba dificultando o alinhamento estratégico. É necessário disponibilizar os dados para todos os departamentos, gestores e investidores.

Além disso, cabe o registro de todas as decisões estratégicas e das informações que as baseiam. Dessa maneira, facilita-se o entendimento das abordagens aplicadas e o desenvolvimento de ações para colocá-las em prática.

Como evitar os erros na gestão de finanças corporativas?

O primeiro passo para não repetir os erros comuns na gestão financeira é conhecê-los. Como você viu até aqui, eles são diversos e, na maioria, podem ser facilmente contornados, especialmente com ações estratégicas.

Para uma boa gestão de finanças corporativas, estabeleça metas claras e mensuráveis para o negócio. Assim, projete cenários financeiros correspondentes a diferentes condições de mercado. 

A partir disso, crie um orçamento empresarial detalhado, com estimativas realistas, e revise-o periodicamente para ajustá-lo conforme for necessário. As auditorias financeiras internas são aliadas nessas revisões e conseguem encontrar erros ou brechas capazes de afetar o desempenho do negócio.

Outra estratégia que auxilia no desenvolvimento de uma boa gestão de finanças corporativas é terceirizá-la. A sua empresa pode contratar uma consultoria financeira e, assim, contar com o suporte de especialistas.

Trata-se de um serviço que oferece análises especializadas e orientações personalizadas que ajudam os empreendimentos. Elas buscam otimizar seus recursos, reduzir custos e aumentar a rentabilidade, por exemplo. 

A consultoria auxilia no planejamento de curto, médio e longo prazo. Isso garante uma maior previsibilidade e segurança nas decisões financeiras — o que é indispensável em um ambiente de negócios competitivo.

Você pode encontrar essas soluções procurando os serviços de um consultor, como André Bona, que oferece tanto conteúdos financeiros em seu portal quanto serviços de gestão de finanças corporativas. Ao terceirizar as tarefas, a sua empresa consegue contar com eficiência, economia e segurança.

Neste texto, você conheceu os 7 principais erros cometidos na gestão de finanças corporativas. Sabendo o que é necessário para evitá-los, fica mais fácil desenvolver um planejamento sólido e conquistar a saúde financeira da empresa.

Quer contar com consultoria para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento? Então conheça o serviço de BPO Financeiro da AB Consult e encontre apoio especializado!

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André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

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