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Início » Diagrama de Ishikawa: como aplicar na empresa?
Gestão & Estratégia

Diagrama de Ishikawa: como aplicar na empresa?

Equipe ABContentBy Equipe ABContent17 de dezembro de 2024Updated:1 de janeiro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

Se você é o gestor de uma companhia, provavelmente já sabe que existem diversos desafios durante a rotina empresarial. Nesse contexto, uma alternativa para facilitar o dia a dia é o uso de ferramentas que ajudam na identificação e resolução de problemas.

O diagrama de Ishikawa, por exemplo, é aplicável em diferentes áreas do negócio, otimizando o tempo de trabalho diante das dificuldades. Assim, vale a pena entender como ele funciona, na prática.

Quer saber o que é diagrama de Ishikawa? Então continue a leitura e veja como aplicá-lo na empresa!

O que é o diagrama de Ishikawa?

O diagrama de Ishikawa também é conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito. Trata-se de uma ferramenta de gestão usada para identificar as causas que levam a um problema específico. 

A estrutura do diagrama é parecida com uma espinha de peixe. Nele, o problema a ser solucionado é representado pela cabeça e as possíveis causas são ramificadas ao longo da espinha.

Elas podem ser agrupadas em categorias, como os 6 Ms:

  • método;
  • mão de obra;
  • máquina;
  • material;
  • meio ambiente;
  • medição.

O formato visual torna o processo de investigação mais claro. Ele permite que a equipe envolvida explore tanto as causas principais dos problemas quanto as secundárias.

Quais são as vantagens desse diagrama?

Entendendo o que é o diagrama de Ishikawa, vale a pena conhecer as suas vantagens para a empresa. 

Confira os principais benefícios, a seguir!

Melhora a visão do negócio

Uma das principais vantagens do diagrama de Ishikawa é que ele oferece uma análise abrangente dos processos e das atividades da empresa. Dividir as causas de um problema em categorias possibilita ter uma visão dos fatores que afetam o desempenho do negócio. 

A medida facilita a identificação de pontos que precisam ser ajustados. Além disso, o diagrama ajuda na tomada de decisões estratégicas — como expansões ou reestruturações — com mais segurança e precisão. 

Engaja a equipe

Ao utilizar o diagrama de Ishikawa em grupo, é possível estimular a participação dos colaboradores. A razão é que todos podem pensar nos problemas e nas possíveis causas, gerando um senso de pertencimento. 

O engajamento aumenta a motivação da equipe, que tende a se sentir valorizada e envolvida na busca por soluções. Ainda, quando os funcionários têm uma visão dos desafios e de como solucioná-los, o ambiente de trabalho se torna mais colaborativo.

Ajuda a focar em problemas importantes

Outra vantagem do diagrama de Ishikawa é o seu direcionamento. Ao mapear as causas principais dos problemas, a companhia consegue focar no que impede o sucesso empresarial, em vez de tentar resolver apenas seus efeitos. 

Com esse foco, a solução se torna mais precisa e impactante, evitando a repetição de falhas e trazendo resultados duradouros.

Otimiza os processos

O uso constante do diagrama de Ishikawa favorece a cultura de melhoria na empresa. O motivo é que ele ajuda a identificar não só as falhas, mas também as oportunidades de otimização dos processos. 

Com isso, a equipe se mantém em um ciclo de avaliação e aperfeiçoamento, em busca de maneiras de aumentar a eficiência e reduzir os desperdícios. Assim, a utilização da ferramenta fortalece a competitividade da companhia e contribui para uma operação cada vez mais ágil.

Acelera a tomada de decisões

Em situações emergenciais, o diagrama de Ishikawa acelera o processo de identificação de causas e soluções para o problema. Por ser uma ferramenta estruturada, os gestores conseguem tomar decisões com mais rapidez, sem perder a precisão. 

Dessa forma, a empresa ganha agilidade tanto para resolver as adversidades quanto para implementar inovações e aproveitar as oportunidades antes da concorrência. 

Como aplicar esse diagrama na empresa?

Com as vantagens do diagrama de Ishikawa em mente, chega a hora de saber como aplicá-lo para mapear problemas e soluções nas empresas.

Acompanhe as principais dicas para implementar a ferramenta!

Estabeleça o problema a ser analisado

O primeiro passo para aplicar o diagrama de Ishikawa é identificar o problema a ser estudado. Além de encontrar falhas ou resultados insatisfatórios, a ferramenta pode ser usada para melhorar processos que geram retrabalho ou erros. 

Ao definir o ponto central do estudo, você consegue buscar as melhorias e soluções necessárias. Consequentemente, ter um problema bem delineado faz com que o restante da análise se torne mais focada.

Desenhe a espinha do peixe

Depois de identificar o problema, o próximo passo é estruturar o diagrama. Basta desenhar a espinha do peixe, que será a base da análise, com o problema posicionado na cabeça, no lado direito. 

A linha central representa o caminho até a solução e as ramificações (espinhas) serão usadas para listar as possíveis causas. Lembre-se de reservar espaço suficiente entre as espinhas, pois, durante o brainstorming, diversas hipóteses serão levantadas. 

Envolva a equipe responsável

A etapa seguinte consiste em envolver a equipe responsável. Convide os colaboradores para contribuir, pois eles têm uma visão prática das operações e de suas falhas. Além de promover o engajamento, a diversidade de opiniões enriquece a análise e facilita a identificação de causas não visíveis para os gestores.

Analise as causas e os efeitos

Com o diagrama desenhado e as causas mapeadas, chega o momento de avaliá-las. Cabe ressaltar que nem todas têm o mesmo peso e algumas podem ser mais críticas do que outras.

Portanto, priorize as que geram maior impacto e necessitam de ação imediata. Avaliar o efeito das causas do problema também ajuda a entender a profundidade de cada uma e decidir quais soluções tendem a ser mais adequadas para mitigá-lo.

Planeje as soluções

Após definir as causas prioritárias, desenvolva um plano de ação para corrigir ou melhorar os pontos identificados. Cada etapa deve ter prazos definidos e responsabilidades atribuídas aos membros da equipe.

Aqui, todos devem saber como contribuir com as mudanças necessárias para a implementação das soluções ser feita de maneira coordenada.

Valide os resultados obtidos

Por fim, meça os resultados. Verifique se as mudanças estão trazendo os benefícios esperados e se o problema inicial foi resolvido. Caso os efeitos não sejam satisfatórios, faça ajustes para manter a melhoria dos processos. 

A etapa final fecha o ciclo de análise. Com ela, você terá um feedback para as futuras aplicações do diagrama, mantendo o foco em resultados positivos. 

Neste conteúdo, você entendeu o que é o diagrama de Ishikawa e quais são as suas vantagens. Portanto, não deixe de aplicá-lo na empresa para diagnosticar possíveis falhas por meio da análise de processos.

Gostou do post e quer conhecer outra ferramenta de gestão? Então entenda o que é análise SWOT e por que aplicá-la no negócio!

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