É, está chegando… No dia 29 de novembro, muitas pessoas vão para as ruas ou acessarão e-commerces em busca das melhores ofertas. E você, já está esperando pelos descontos da Black Friday 2019? Ou quer aproveitar a data para vender muito?
Se esse for o caso, encontrou o artigo certo! Aqui, oferecemos algumas dicas para você se planejar e conseguir lucrar com esse famoso período de promoções sem se complicar com os clientes.
Vamos à leitura?
Atraia visibilidade para a empresa com pré-campanhas
Quem se preparar vai lucrar não só na sexta-feira, como na quinta, na quarta e talvez até na terça! Pré-campanhas (seja por meio de vídeos, anúncios ou posts em redes sociais) ajudam a atrair visibilidade para a empresa e antecipar as vendas.
Você pode mostrar quais ofertas e promoções estarão disponíveis na Black Friday, criar anúncios exclusivos e chamativos, investir em conteúdos humorísticos, enfim: nesta etapa, a criatividade é o que conta!
Analise as ofertas e os valores da concorrência
Essa é uma ótima estratégia para conseguir a atenção dos clientes. Mas atenção: é preciso fazer tudo com antecedência para não acabar oferecendo produtos por valores muito baixos.
Defina os preços baseando-se nos valores da concorrência, mas também nos valores que você pagou pelos itens. Afinal, o intuito da Black Friday 2019 é lucrar e não perder dinheiro, certo?
Essa análise prévia será útil também para avaliar o prazo de entrega e o valor do frete, dois elementos importantes para os clientes.
Crie uma estratégia de Marketing Digital
Sim, ainda dá tempo!
Mas é preciso começar a se planejar agora mesmo. Veja possíveis opções do que pode ser feito:
- se você já trabalha com um sistema ERP, analise a base de clientes e considere investir em uma estratégia de e-mail marketing antecipando as ofertas da Black Friday;
- crie conteúdos atrativos;
- divulgue o seu principal produto ou serviço nas redes sociais com um desconto acima da média;
- ofereça e divulgue condições diferenciadas;
- foque na interação com o público para promover o engajamento
Faça a gestão do estoque visando o grande dia
Investiu em divulgação com pré-campanhas, verificou o site de todos os seus concorrentes antes de definir os preços dos seus produtos, promoveu o engajamento nas redes sociais… E bem no dia faltou produtos?!
Parece um pesadelo para muitos empresários, mas esse caso não é isolado: muitas empresas já falharam ao realizar a gestão do estoque para a Black Friday e se complicaram logo no grande dia.
A procura vai aumentar, então atenção nestas dicas:
- escolha os itens que terão os maiores descontos;
- defina o estoque mínimo para os produtos que terão mais saída;
- comece, desde já, a fazer cotações com os fornecedores;
- utilize um ERP com o módulo para controle de vendas para se organizar já neste ano e registrar dados valiosos para o ano que vem
Ofereça o suporte adequado antes, durante e depois da venda
Não oferecer o suporte adequado pode ocasionar alguns transtornos, como:
- proporcionar uma experiência ruim para os clientes na Black Friday 2019;
- deixar de vender produtos pelo mau atendimento;
- comprometer a reputação do negócio
Portanto, converse com a equipe de vendas e, se possível, ofereça treinamentos para que todos saibam lidar com o público nesse dia (atendendo reclamações e tirando dúvidas, principalmente) e na etapa de pós-venda.
Garanta o bom funcionamento do seu site e seja
transparente
As duas últimas dicas são tão importantes quanto as primeiras!
Primeiro: imagine se dedicar a todas as dicas anteriores e na sexta-feira o site não suportar o número de acessos? Pois é, esse é outro problema frequente na Black Friday, então certifique-se que o site da empresa vai funcionar normalmente no dia 29.
Segundo: no Brasil, a Black Friday é conhecida como Black Fraude, e não é à toa! Aumentar preços semanas antes do dia 29, fazer propagandas enganosas, oferecer falsos descontos… Nada vale a reputação da sua empresa, então preze pela transparência.
A honestidade nessa data pode render um bom número de vendas e clientes novos para o seu negócio.
Enfim, vimos aqui algumas dicas para quem quer fazer sucesso na Black Friday 2019. O que acha de começar a se planejar agora mesmo?
Quando se trata do estoque, já avisamos que a melhor solução é um sistema ERP — tanto para controlar a quantidade atual de produtos quanto para saber a quantidade exata de itens vendidos e usar os números estrategicamente no ano que vem.
E você, tem alguma dica para vender muito na Black Friday 2019? Deixe seu comentário!
*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!