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É, está chegando… No dia 29 de novembro, muitas pessoas vão para as ruas ou acessarão e-commerces em busca das melhores ofertas. E você, já está esperando pelos descontos da Black Friday 2019? Ou quer aproveitar a data para vender muito?

Se esse for o caso, encontrou o artigo certo! Aqui, oferecemos algumas dicas para você se planejar e conseguir lucrar com esse famoso período de promoções sem se complicar com os clientes.

Vamos à leitura?

Atraia visibilidade para a empresa com pré-campanhas

Quem se preparar vai lucrar não só na sexta-feira, como na quinta, na quarta e talvez até na terça! Pré-campanhas (seja por meio de vídeos, anúncios ou posts em redes sociais) ajudam a atrair visibilidade para a empresa e antecipar as vendas.

Você pode mostrar quais ofertas e promoções estarão disponíveis na Black Friday, criar anúncios exclusivos e chamativos, investir em conteúdos humorísticos, enfim: nesta etapa, a criatividade é o que conta!

Analise as ofertas e os valores da concorrência

Essa é uma ótima estratégia para conseguir a atenção dos clientes. Mas atenção: é preciso fazer tudo com antecedência para não acabar oferecendo produtos por valores muito baixos.

Defina os preços baseando-se nos valores da concorrência, mas também nos valores que você pagou pelos itens. Afinal, o intuito da Black Friday 2019 é lucrar e não perder dinheiro, certo?

Essa análise prévia será útil também para avaliar o prazo de entrega e o valor do frete, dois elementos importantes para os clientes.

Crie uma estratégia de Marketing Digital

Sim, ainda dá tempo!

Mas é preciso começar a se planejar agora mesmo. Veja possíveis opções do que pode ser feito:

  • se você já trabalha com um sistema ERP, analise a base de clientes e considere investir em uma estratégia de e-mail marketing antecipando as ofertas da Black Friday;
  • crie conteúdos atrativos;
  • divulgue o seu principal produto ou serviço nas redes sociais com um desconto acima da média;
  • ofereça e divulgue condições diferenciadas;
  • foque na interação com o público para promover o engajamento

Faça a gestão do estoque visando o grande dia

Investiu em divulgação com pré-campanhas, verificou o site de todos os seus concorrentes antes de definir os preços dos seus produtos, promoveu o engajamento nas redes sociais… E bem no dia faltou produtos?!

Parece um pesadelo para muitos empresários, mas esse caso não é isolado: muitas empresas já falharam ao realizar a gestão do estoque para a Black Friday e se complicaram logo no grande dia.

A procura vai aumentar, então atenção nestas dicas:

  • escolha os itens que terão os maiores descontos;
  • defina o estoque mínimo para os produtos que terão mais saída;
  • comece, desde já, a fazer cotações com os fornecedores;
  • utilize um ERP com o módulo para controle de vendas para se organizar já neste ano e registrar dados valiosos para o ano que vem

Ofereça o suporte adequado antes, durante e depois da venda

Não oferecer o suporte adequado pode ocasionar alguns transtornos, como:

  • proporcionar uma experiência ruim para os clientes na Black Friday 2019;
  • deixar de vender produtos pelo mau atendimento;
  • comprometer a reputação do negócio

Portanto, converse com a equipe de vendas e, se possível, ofereça treinamentos para que todos saibam lidar com o público nesse dia (atendendo reclamações e tirando dúvidas, principalmente) e na etapa de pós-venda.

Garanta o bom funcionamento do seu site e seja

transparente

As duas últimas dicas são tão importantes quanto as primeiras!

Primeiro: imagine se dedicar a todas as dicas anteriores e na sexta-feira o site não suportar o número de acessos? Pois é, esse é outro problema frequente na Black Friday, então certifique-se que o site da empresa vai funcionar normalmente no dia 29.

Segundo: no Brasil, a Black Friday é conhecida como Black Fraude, e não é à toa! Aumentar preços semanas antes do dia 29, fazer propagandas enganosas, oferecer falsos descontos… Nada vale a reputação da sua empresa, então preze pela transparência.

A honestidade nessa data pode render um bom número de vendas e clientes novos para o seu negócio.

Enfim, vimos aqui algumas dicas para quem quer fazer sucesso na Black Friday 2019. O que acha de começar a se planejar agora mesmo?

Quando se trata do estoque, já avisamos que a melhor solução é um sistema ERP — tanto para controlar a quantidade atual de produtos quanto para saber a quantidade exata de itens vendidos e usar os números estrategicamente no ano que vem.

E você, tem alguma dica para vender muito na Black Friday 2019? Deixe seu comentário!

 

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

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Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

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