* O artigo abaixo é fruto de uma parceria entre o Blog de Valor e a Tibério Construtora
====
Apartamento de dois dormitórios conquistam cada vez mais moradores e sua procura aumenta
A procura por apartamentos com dois dormitórios aumentou e isso aconteceu por diversas razões que vão desde a mudanças no mercado imobiliário até alterações do perfil familiar. Por serem o tipo de imóvel mais buscado, o setor que a pouco tempo registrou queda nas vendas voltou a aquecer. Além dos motivos citados, outras situações influenciam a mudança positiva de cenário. Se você está pensando em investir em um canto para você, entenda a importância de investir em um apartamento mais amplo.
A evolução dos imóveis
Enquanto as casas eram a principal opção de moradia há cerca de 40 anos, hoje, especialmente em grandes metrópoles, isso mudou. Conforme as cidades foram crescendo, o setor imobiliário repensou seus projetos para se adequar a esse progresso e ao mesmo tempo atender as necessidades dos moradores. Logo foi possível notar que a construção de prédios começou a aumentar.
Na década de 70 os imóveis eram muito amplos, e contavam com ambientes como área de serviço, dependência de empregada, varanda e quarto com suíte – que eram vistos como indispensáveis. Essa estrutura era bastante útil porque antigamente as famílias eram maiores, – portanto cômodos grandes eram fundamentais.
Antes a rotina era bem menos corrida e dinâmica, por isso era possível fazer a manutenção dos apartamentos com mais calma e planejamento, algo que não acontece hoje. A modernização das cidades e as alterações no tamanho das famílias trouxeram novas necessidades.
Menores e mais completos
Essa transição está sendo positiva para o morador. Como otimizar o tempo é fundamental para a família moderna, um apartamento compacto tem a medida certa para equilibrar manutenção e conforto. Ou seja, é possível dar conta de todas as atividades do cotidiano e manter a organização do apartamento sem abrir mão do bem-estar.
Além disso, esse modelo é adequado para qualquer perfil de comprador – solteiro, casado ou com filhos. Outra vantagem é o melhor aproveitamento do empreendimento como um todo, sobretudo no que diz respeito ao lazer. A maioria dos projetos antigos não contemplava essa área, diferente de hoje, momento em que é comum encontrar apartamentos com sala de filmes, estudos e etc…
Os números da mudança
A pouco tempo ainda encontrávamos muitas procuras por imóveis de até quatro quartos. Com os valores altos para manter o ambiente em ordem e também e a diminuição das famílias esse modelo precisou de reinventar e hoje está compacto. Antes apartamentos de dois quartos que possuíam mais de 100 metros quadrados. Hoje esse tipo de imóvel pode chegar a ter 58 metros quadrados.
Uma pesquisa sobre o desenvolvimento do mercado imobiliário foi realizada pela SECOVI-SP e os números são surpreendentes e podemos analisar a maior metrópole da América latina como exemplo. Em 2015 a procura por imóveis com no máximo dos dormitórios cresceu muito e ditou tendência em 2016.
Só em São Paulo, de todos os apartamentos vendidos, 68% possuíam dois dormitórios. Dos imóveis construídos nesse ano, 81% possuem até 65 metros quadrados. Veja no gráfico os dados:
Embora sejam bem mais compactos em comparação com as opções construídas em décadas anteriores, os lançamentos com dois dormitórios estão mais completos, práticos e continuam confortáveis. Os espaços são mais aproveitados e adequados ao estilo de vida da família atual, de modo que é possível manter a organização sem comprometer a rotina.
Por isso, que tal levar esses benefícios em consideração na hora de comprar se imóvel?
===
Crédito da planta: Ilustração artística My Space
Fonte da imagem destacada: Arquidicas