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As vendas sazonais representam um momento importantíssimo no faturamento anual. São em alguns períodos específicos do ano que o empresário pode conseguir aumentar o seu fluxo de caixa o suficiente para suprir as necessidades dos outros períodos.

Todo mundo sonha em vender bem o ano inteiro. Mas é inegável que existem meses melhores do que outros. E você sabe por que dezembro é o melhor mês para o comércio?

Porque estamos falando do mês natalino, quando todas as pessoas vão às compras, não poupam esforços para adquirir de maneira intensa e elevam o ticket médio de maneira considerável. Continue a leitura para entender melhor as estratégias para vender mais em datas sazonais!

Aumente o potencial das vendas sazonais!

Antes de tudo é importante que você entenda o que, exatamente, significa as vendas sazonais. São vendas que acontecem em um determinado período, que ganham mais força por conta de algumas datas em especial.

Podemos citar algumas que são essenciais para o comércio:

  • Natal;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia dos namorados.

Para conseguir potencializar o seu lucro nesses momentos você precisa, primeiro, fazer um bom planejamento. Vamos ver como aumentar as vendas de produtos sazonais, e tornar o lucro ainda mais exponencial!

Planejamento:

Comece se planejando para isso. É preciso pensar em estratégias que ajudem a aumentar as vendas quando chegar a hora de investir nas datas sazonais. Então pense nas parcerias, lançamentos, campanhas de marketing e etc.

Saiba quando contratar pessoal:

Um erro que você pode cometer é contratar funcionários em cima da hora para cobrir as datas mais quentes para o seu negócio. Isso não é legal, pois a equipe ainda não estará plenamente pronta para atender a demanda.

O ideal é fazer a contratação com antecedência, treinar o pessoal, e assim terá todos os funcionários disponíveis para lhe ajudar quando o momento chegar.

A importância da presença digital nos meses mais rentáveis!

Utilize a internet a seu favor, e aproveite o alcance das páginas para conseguir ainda mais alcance nas datas sazonais. Isso significa trabalhar bastante os perfis nas redes sociais, por exemplo.

Ou mesmo estipular campanhas que façam chamadas para promoções e ações que vão ocorrer em datas específicas. A internet é hoje o meio mais eficiente de conseguir alcançar um grande número de pessoas.

Esse também é o método mais eficiente para que você consiga atrair leads, e prepará-los para as vendas em datas propensas. Afinal, quanto antes você começa a nutrir, maiores são as chances de se tornarem seus clientes no futuro.

Forneça aos seus clientes possibilidades de autoatendimento:

Que tal disponibilizar algum serviço de autoatendimento? Um aplicativo onde o seu cliente possa realizar uma compra ou fazer um pedido de forma segura. Disponibilizar um menu ou catálogo de produtos online, por exemplo.

Hoje em dia a busca por conforto é uma constante. Com certeza, quem oferece um bom serviço que seja prático e rápido sai na frente da concorrência.

E quando pensamos em conforto, poucas coisas superam a modernidade de pode fazer compras sem sair de casa, apenas usando o celular ou tablet.

Então adote você também esses artefatos como uma estratégia para vender mais nas datas sazonais! Ofereça aos seus clientes um espaço exclusivo para que eles realizem compras de forma segura e com facilidades únicas.

Esteja preparado para lidar com a alta demanda das datas de vendas sazonais!

Você precisa estar preparado para lidar com a demanda. Isso significa que deve contar com uma equipe de qualidade, além de preparar um bom estoque dos produtos que não podem faltar nas datas que estimulam as vendas sazonais.

Sempre considere que, nesse período, acontece um boom de vendas. Você deve contar com um movimento duas ou três vezes maior.

Muitas empresas são pegas de surpresa pelo movimento, e não possuem estrutura.

Conforto do cliente:

O cliente precisa se sentir confortável dentro da loja. Então, você precisa pensar, por exemplo, em garantir uma boa iluminação, ventilação e música ambiente. Até isso pode ser definitivo para vender mais ou não.

Pense bem: o Natal acontece em um mês que, na maioria do país, aponta temperaturas bem altas. Se você oferecer ao seu cliente um ambiente abafado, uma fila quilométrica no caixa, a chance de ele desistir de tudo no caminho é muito grande.

Equipe de caixa:

Aliás, a equipe de caixa é outra coisa que precisa ser pensada com carinho nas vendas sazonais. Se você precisar, aumente a quantidade de funcionários. Evite a formação de filas quilométricas.

É claro que as pessoas já estão razoavelmente cientes de que o movimento é maior, e de que filas serão inevitáveis. Mas, não faça seus clientes desistirem durante esse processo!

No mais, tenha um bom controle de estoque, e não deixe que as vendas sazonais e o volume de trabalho atrapalhem na qualidade de atendimento. É preciso pensar que depois dessa data, o seu empreendimento ainda precisa de público!

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Portal André Bona.

 

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Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

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