Olá!
Acompanhar e controlar o orçamento doméstico é uma tarefa essencial para que você assuma o controle de sua vida financeira! Entre os diversos softwares que existem para tal finalidade, um vem tendo um destaque especial aqui no Brasil: é o GuiaBolso, que aliás é totalmente gratuito!
Como comecei a usar o GuiaBolso:
No ano passado comecei a usar essa ferramenta justamente pelo atrativo de poder ter todo o controle em minhas mãos através de um aplicativo para smartphone e também com versão para desktop. O software roda todo na nuvem e isso permite um acesso simplificado de qualquer lugar em que você esteja, bastando pra isso o acesso a internet.
A característica que inicialmente mais me chamou a atenção foi a integração das contas bancárias com o aplicativo de maneira que não há necessidade do abastecimento manual. O próprio software busca as movimentações de conta e consolida!
Isso elimina a parte mais chata do trabalho, que é o de lançar os gastos e catalogar um a um numa planilha ou software específico (ou ter que importar as movimentações) e permite focar no que é o mais importante: avaliar os gastos, as categorias de despesas mais significativas, os relatórios consolidados e atuar, no dia a dia, para melhoria do gerenciamento financeiro pessoal.
Realmente eu fiquei muito surpreso positivamente com a experiência, motivo pelo qual bati um papo com o Thiago Alvarez, fundador e Co-CEO do GuiaBolso sobre o software – que já contam com mais de 500 mil usuários cadastrados – e sobre os planos para o futuro!
Entrevista com Thiago Alvarez, fundador e CO-CEO do GuiaBolso:
André Bona: Thiago, conte pros leitores aqui do Blog de Valor como surgiu a ideia do GuiaBolso e como foi o desenvolvimento inicial?
Thiago Alvarez: André, nós criamos o GuiaBolso com o propósito de melhorar a vida financeira dos brasileiros. Acreditamos que há uma distância muito grande entre o mundo financeiro e o dia-a-dia dos usuários. E os problemas não estão apenas em entender os melhores produtos financeiros, mas também em compreender como lidar com o próprio dinheiro do mês. Estimamos que apenas 2% dos brasileiros mantém um controle financeiro atualizado e isso leva os outros 98% da população a situações financeiras bem complicadas. Estamos aqui para melhorar a vida financeira desses 98% e tornar a vida ainda mais fácil para aqueles 2%.
André Bona: De fato o GuiaBolso simplifica muitas coisas para esse controle. Na sua opinião, qual é o principal diferencial entre o GuiaBolso e outros aplicativos com a mesma finalidade, disponíveis para os usuários?
Thiago Alvarez: Depois de muita pesquisa, descobrimos que os 98% dos brasileiros que não controlam suas finanças adorariam fazê-lo se soubessem como. Foi necessário, então, criar maneira muito fácil de planejamento das finanças. Anotar cada gasto num papel ou sistema não funcionava.
Por isso resolvemos automatizar todo o processo:
1) a importação dos dados bancários e;
2) a organização desses dados em categorias (ex: restaurantes, lazer, moradia, etc). Quando lançamos o site e depois o aplicativo com essas funções completamente automáticas, nosso crescimento foi incrível.
André Bona: Quanto à segurança, o GuiaBolso acessa dados bancários de cada pessoa. Como é o processo de segurança desse acesso e o grau de permissão que o aplicativo possui nessas contas?
Thiago Alvarez: Nossa permissão é apenas para visualização das informações e apenas o sistema pode fazê-la. Elas são todas criptografadas o que significa que nenhuma pessoa do GuiaBolso consegue ter acesso à informação de uma pessoa específica. Além de termos várias certificações de segurança, também temos em nosso Conselho Consultivo o Neil Daswani, que é um dos maiores especialistas em segurança no mundo. Ele é um professor de Stanford especializado no assunto.
André Bona: E que tipo de feedback o GuiaBolso fornece ao usuário em função do seu comportamento financeiro espelhado em suas despesas e receitas, que podem auxiliá-lo? Ou seja, além da própria totalização e consolidação dos dados financeiros, que outras ferramentas, alertas ou conteúdos de apoio o GuiaBolso oferece?
Thiago Alvarez: Dentro do aplicativo é possível ver quanto e onde você está gastando. É muito interessante receber feedbacks de algumas pessoas que nos falam que ficaram surpresas em saber quanto realmente despendiam em algumas áreas! No aplicativo, também damos uma nota referente à sua Saúde Financeira.
Avaliamos três critérios:
1) se você gastou menos que recebeu;
2) se você aplicou dinheiro e;
3) se você não utilizou o cheque especial. Assim você fica sabendo exatamente em quais áreas precisa melhorar.
André Bona: O aplicativo é excelente e digo isso porque eu o utilizo. No entanto, ele é gratuito. Quais são os planos para agregar ainda mais valor ao usuário de forma que ele possa ser monetizado? O que há para o futuro? Há planos de ofertar serviços adicionais?
Thiago Alvarez: Essa é uma pergunta que recebemos muito. Acho gratificante as pessoas ficarem mais ansiosas do que nós para nos verem monetizando a plataforma. Estamos crescendo muito e isso faz com que não haja pressão alguma por monetização. Não estamos inventando a roda aqui. Olhamos muito para o que Google e Facebook fizeram – eles primeiro cresceram e depois foram atrás de monetização.
André Bona: Uma outra coisa que me chamou muito a atenção, foi o fato do GuiaBolso possui parceiros de alto nível, como Norton, Endeavor e Harvard Business School. Qual é a relação dos parceiros com o GuiaBolso? Onde a contribuição desses parceiros se faz presente?
Thiago Alvarez: Na verdade, esses são apenas alguns dos parceiros que temos. Temos um relacionamento muito grande com diversas instituições nacionais e internacionais. Cada um agrega da forma em que mais faz sentido ajudar. A Harvard, por exemplo, nos disponibiliza 6 alunos do MBA por ano. Eles ficam trabalhando conosco por 3 meses em algum projeto bem relevante que tenhamos. A Endeavor tem um network mundial incrível e eles nos conectam com essa rede.
André Bona: Muito bom! É muito bom ver iniciativas dessa natureza que proporcionam entrada de inovação aqui no Brasil e elevam a qualidade de serviços às pessoas. Pra gente fechar esse bate papo, eu gostaria que nossos leitores conhecessem um pouquinho mais sobre você e o Benjamin Gleason, o outro fundador do GuiaBolso, como se conheceram e um pouquinho da história profissional de vocês, pode ser?
Thiago Alvarez: Eu e Benjamin fomos consultores na McKinsey em 2007. Nós começamos na empresa no mesmo dia! Tivemos a sorte de trabalhar juntos em alguns projetos. Nessas oportunidades, ficamos muito impressionados com o que conseguíamos alcançar quando estávamos em conjunto. Daí nasceu a vontade de fazer algo ainda maior e independente. Antes de trabalhar na McKinsey, fui Diretor de uma organização criada pela Ruth Cardoso chamada Alfabetização Solidária. Foi o maior programa de alfabetização de jovens e adultos do país e tenho muito orgulho do que realizei ali. Já o Benjamin, apesar de americano, tem alma de brasileiro. Depois do MBA em Wharton, ele veio para o escritório brasileiro da McKinsey (onde nos conhecemos), depois foi Diretor Geral do Groupon Brasil naquele período de crescimento incrível de compras coletivas. Foi nesse período que começamos a idealizar o GuiaBolso.
André Bona: Thiago, muito obrigado pela conversa e tenho certeza que o GuiaBolso pode ser muito útil para os leitores aqui do Blog, assim como tem sido pra mim!

Visitem o site do GuiaBolso (www.guiabolso.com.br) e conheçam o software!
Grande abraço,
André Bona