Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:
Política e Mercado Financeiro
PRÉVIA DO PIB EM QUEDA
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), aponta um recuo de 3,34% na economia brasileira no mês de maio, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central. Um dos principais fatores para o resultado negativo no período foi a greve dos caminhoneiros, que causou desabastecimento em todo país.
PIOR RECUO DESDE 2008
Este é o pior recuo do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) desde dezembro de 2008, no auge da crise financeira mundial.
DECISÃO NO TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir, durante o recesso de julho, a inelegibilidade do ex-presidente Lula. O pedido para declarar Lula inelegível foi impetrado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) na semana passada, com base na Lei da Ficha Limpa.
FLÁVIO ROCHA ESTÁ FORA
O PRB anunciou, na última sexta-feira (13), a retirada da pré-candidatura à Presidência da República do empresário Flávio Rocha – executivo do grupo Guararapes (Lojas Riachuelo), que havia anunciado sua pré-candidatura em março. Nos bastidores, informação é de que o partido deve se aliar ao PSDB, com Geraldo Alckmin como candidato à presidência.
ESTEVES ABSOLVIDO
O banqueiro André Esteves, ex-CEO do BTG Pactual, foi absolvido, na semana passada, da acusação de obstrução de Justiça no âmbito da Lava Jato. De acordo com o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, não havia provas contra Esteves e outros envolvidos no caso para sustentar a acusação de obstrução.
IBOVESPA EM ALTA
O índice Ibovespa avançou por três sessões seguidas na semana passada, encerrando o pregão de sexta-feira com ganhos de 0,97%, a 76.594 pontos. Na semana, o índice acumulou alta de 2,11%.
DÓLAR EM QUEDA
Enquanto isso, o dólar caiu 0,88% na última sessão da semana, encerrando a sexta-feira (13) a R$ 3,849 em um cenário exterior mais positivo para os mercados emergentes. Na semana, a moeda norte-americana recuou 0,53%.
Seu bolso
RESTITUIÇÃO DO IR
A Receita Federal inicia, nesta segunda-feira (16), o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2018. No total, serão pagos R$ 5 bilhões a mais de 3,3 milhões de contribuintes. O lote também deve incluir restituições residuais de 2008 a 2017. Para consultas referentes à restituição do IR, basta acessar o site da Receita.
PIS-PASEP
A partir desta segunda-feira (16) os beneficiários dos fundos PIS-Pasep que ainda não sacaram os recursos no mês passado também podem consultar o saldo de dinheiro a receber – que será corrigido em 8,9%. A próxima etapa de saques, no entanto, tem início apenas no próximo mês.
O que vem por aí
RECESSO PARLAMENTAR
Tem início, no próximo dia 18 de julho, o recesso parlamentar do Congresso. Na prática, no entanto, encerramento das atividades no Senado e na Câmara ocorreu na última quarta-feira (11), com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os trabalhos retornam em 1º de agosto, já em período eleitoral.
DE OLHO NOS BALANÇOS
Esta semana marca o início da temporada de divulgação dos balanços trimestrais das empresas negociadas na bolsa brasileira. Na quarta-feira (18), a Weg divulga seus resultados, seguida pela TIM, na quinta-feira (19).
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!