O banco de investimento BTG Pactual projetou, em relatório enviado a clientes na última quinta-feira (22), a entrada dos papéis da CVC Brasil (CVCB3), Gol Linhas Aéreas (GOLL4) e B2W (BTOW3) na composição do Ibovespa para o próximo quadrimestre. De acordo com a análise dos analistas da instituição, a Marfrig (MRFG3) poderá deixar o principal índice da bolsa brasileira.

Para os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, o peso dos papéis da CVC Brasil no índice deve ficar em 0,55%, enquanto B2W – dona das marcas Americanas.com, Shoptime e Submarino – e Gol teriam participação de 0,32% e 0,2%, respectivamente. Para as ações principais, o banco não projeta alterações de ponderação relevantes no próximo quadrimestre.

Projeção de alterações por setor

Em uma análise setorial, o BTG Pactual acredita em um rebalanceamento positivo para o Varejo, com uma adição de 0,84% de participação no Ibovespa graças a uma possível adição das ações da CVC Brasil (CVCB3) e B2W (BTOW3).

Os setores de Bancos e Petróleo e Gás, por outro lado, “deverão ter uma redução de 0,85 ponto percentual e 0,19 ponto percentual, respectivamente, graças às perdas esperadas das (ações) ITUB4 (Itaú Unibanco), PETR3 (Petrobras) e BBDC3 (Bradesco)”, segundo o relatório do BTG.

Atualmente 64 papéis fazem parte da carteira teórica do Ibovespa, com destaque para Itaú Unibanco PN (10,492%), Vale ON (9,946%), Bradesco PN (7,755%), Ambev ON (6,875%) e Petrobras PN (5,251%). Clique aqui e confira a composição atual do Ibovespa para os quatro primeiros meses de 2018.

IBrX-50 e IBrX-100

Para o índice IBrX-50, os analistas preveem a entrada das ações da Via Varejo (VVAR11), TIM Participações (TIMP3), WEG (WEGE3), e do Fleury (FLRY3), além das saídas dos papéis da Klabin (KLBN11), Natura (NATU3), Transmissora Aliança de Energia Elétrica (TAEE11) e Banco Bradesco (BBDC3). Já para o IBrX-100, as projeções apontam para a adição dos papéis da Azul (AZUL4) e IRB Brasil (RBR3) e as saídas das ações da Arezzo (ARZZ3) e Aliansce Shopping Centers (ALSC3).

A nova composição do índice Ibovespa e dos demais índices da bolsa a brasileira começa a valer no próximo dia 7 de maio. A primeira prévia da composição para o período de maio a agosto de 2018, no entanto, deverá ser divulgada pela B3 (antiga BM&FBovespa) já no próximo dia 2 de abril.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *