O ambiente dos investimentos é um lugar acessível para todos – sejam eles profissionais ou pessoas comuns – e pode oferecer boas oportunidades de rendimento. O que muita gente não sabe é que existe uma série de armadilhas mentais que podem fazer o investidor tomar decisões equivocadas na hora de investir – e perder dinheiro com isso.
Você deve estar se perguntando: “e quais armadilhas são essas?” É sobre elas que vamos falar hoje.
Armadilhas mentais
Vamos a alguns exemplos de armadilhas mentais que podem pegar qualquer investidor menos atento:
Quando você decide não aplicar em um fundo só porque ele possui taxa de administração, quando você não investe em determinado fundo por conta do come-cotas; ou até mesmo deixa de realizar bons investimentos por focar-se exclusivamente na rentabilidade a curto prazo, você está caindo em armadilhas mentais.
Caímos nestas armadilhas quando tomamos decisões por impulso ou por pura falta de análise mais profunda das suas opções. Por isso, é sempre bom ficar atento a elas antes, durante e depois da aplicação do seu capital.
Mantenha o raciocínio lógico!
As armadilhas mentais – que podem prejudicar seus investimentos e sua rentabilidade – costumam atingir, em geral, aqueles investidores que não utilizam a lógica e a matemática ao seu favor, e acabam ficando perdidos na hora da tomada de decisões. Por mais que muitos não gostem desta tarefa, manter o raciocínio lógico e arregaçar as mangas para fazer contas antes de definir seus investimentos é a melhor maneira de evitar perdas desnecessárias.
Não é porque um determinado fundo possui come-cotas que ele é, de fato, a melhor opção em relação a outro fundo que não possui esta tributação, por exemplo. E isso vale para os mais diversos investimentos como, por exemplo, no caso de aplicações nas quais incidem Imposto de Renda versus aplicações isentas, ou os custos do Tesouro Direto versus sua rentabilidade.
Faça contas!
Para evitar cair nestas armadilhas, use sempre o raciocínio lógico e a matemática a seu favor. Faça contas, veja o que é mais vantajoso para você e o que faz sentido, matematicamente falando.
Desta forma, você ficará sempre protegido contra estas armadilhas mentais e contra possíveis perdas de oportunidades e de dinheiro.
Quer saber mais sobre investimentos? Então siga o canal do educador financeiro André Bona no Youtube e não perca mais nenhum conteúdo!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
Artigo publicado em 19/10/2017. Atualizado em 17/06/2019