Quais os principais investimentos disponíveis no Brasil?
Existe uma grande variedade de investimentos disponíveis no Brasil, com opções muito interessantes para todos que desejam aumentar o seu patrimônio pessoal, economizar dinheiro para situações de emergência, ou para planejar a sua aposentadoria.
Mesmo que no Brasil, os investidores sejam intermediados por bancos, existem também opções de instituições financeiras especializadas que procuram proporcionar otimização nos investimentos dos seus clientes.
Dentro desse cenário, é muito comum que muitas pessoas acabam sentindo-se inseguras com relação aos riscos que envolvem os investimentos. Todo e qualquer risco pode ser minimizado através de uma diversificação da carteira de investimento.
Confira os principais investimentos financeiros brasileiros e analise qual ou quais se enquadram com as suas características.
Ações
As ações proporcionam o direito do acionista ser proprietário de uma parte da propriedade de uma determinada empresa. Ao realizar a compra de ações, a pessoa torna-se sócia da companhia e terá a sua participação proporcional pela quantidade de ações adquiridas.
As ações de empresas são negociadas nas Bolsas de Valores através das corretoras, onde os valores de cada ação são determinados de acordo com a oferta e procura da demanda.
Os acionistas investem no mercado de ações podendo ganhar dinheiro por meio do recebimento de dividendos, que é uma parte do lucro gerado pelas empresas, ou através da venda de ações que foram valorizadas.
Características:
- Possibilidade de retornos mais elevados;
- Retorno a longo prazo;
- Há risco de perdas;
- Custos operacionais cobrados pelas corretoras.
Fundos de Investimento
Um dos investimentos disponíveis no Brasil, os fundos de investimento são a união de diversos investidores, cotistas, que dividem os recursos em busca de maximizar seus lucros e diminuir os riscos.
Esses recursos são administrados através de um gestor especializado, onde a valorização do patrimônio ocorre proporcionalmente aos investimentos de cada cotista.
Existem 07 categorias diferentes de fundos de investimentos:
- Curto prazo;
- Referenciados;
- Renda fixa;
- Ações;
- Dívida externa;
- Cambiais;
- Multimercados;
Vantagens:
- Simples e prática;
- Diluição de riscos;
- Diluição de custos.
Desvantagens:
- Pagamento de taxas administrativas.
Títulos Públicos
Os títulos públicos são certificados de dívida. São utilizados e emitidos pelo Governo Federal com a proposta de realizar financiamentos para as suas atividades e obter recursos para financiamentos da dívida pública. Os títulos possuem a característica de poderem ser adquiridos por meio do Tesouro Direto.
Vantagens:
- Retorno garantido pelo governo;
- Possui diferentes modalidades de títulos adequados para todos os prazos.
Desvantagens:
- Taxas de custódia.
Outros Investimentos brasileiros
Debêntures
As debêntures são títulos emitidos por empresas onde o comprador dos títulos empresta dinheiro para a companhia em troca do recebimento do dinheiro investido e dos juros. Esse tipo de acordo é escrito e acordado mediante prazos e juros para a devolução de uma dívida.
O prazo dos títulos podem variar, além disso, quanto maior o prazo, maiores tendem a ser a os retornos ao investidor.
Vantagens:
- Possibilidade de maiores rendimentos em relação aos títulos públicos;
Desvantagens:
- Risco maior em relação aos títulos emitidos pelo governo federal;
- Baixa liquidez.
LCI e LCA
Um dos outros investimentos disponíveis no Brasil, As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos de renda fixa e são isentos de imposto de renda para pessoa física, o que os tornam um atraente investimento. Costumam possuir uma rentabilidade superior a caderneta de poupança. São considerados títulos de renda fixa, emitidos por bancos e lastreados em empréstimos imobiliário e/ou concedidos ao setor do agronegócio (LCA).
Características:
- Baixo risco;
- Retirada para médio prazo;
- Rendimentos superiores a poupança.
Caderneta de poupança
Trata-se do investimento mais popular brasileiro, é recomendado normalmente aos investidores conservadores que não estão dispostos a riscos.
Entretanto, mesmo considerando um investimento seguro, ela possui rendimentos muito baixos, ou até nulos, dependendo da inflação. A principal vantagem é que não há limite mínimo para aplicações e é permitido o investimento de menores de idade.
Vantagens:
- Investimento seguro;
- Sem limite mínimo de investimento;
- Permitido para menores de idade.
Desvantagens:
- Rendimentos baixos quando comparado a outras opções de investimento.
Quais os melhores investimentos para você
Existem diversas opções para investimentos financeiros no Brasil: é preciso que você escolha um que esteja de acordo com o seu perfil como investidor. Por via de regra, os riscos são proporcionais à rentabilidade, porém, ao diversificar as suas carteiras de investimento, você pode minimizar os riscos e conseguir aumentar o potencial do retorno.
Para conseguir identificar quais são os tipos de investimentos mais adequados para o seu caso, é fundamental saber qual é o seu perfil de investidor.
Após compreender o seu perfil como investidor, é possível identificar quais os tipos de investimentos que melhor se encaixam em suas necessidades.
1 comentário
Ainda estou começando no tesouro direito, principalmente nos IPCAs, para aposentadoria. Mas quero ainda me aventurar na renda variável, quem sabe no próximo ano. Ótimas dicas André.