3 minutes

Videoaula: Investimentos inteligentes

Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Olá!

Nessa videoaula, você poderá ver informações imprescindíveis para o seu aprendizado e, assim, poder fazer investimentos inteligentes!

Investimentos inteligentes e o cenário econômico

O cenário econômico brasileiro se divide em 2 partes: antes e depois do plano real.

O plano real foi um divisor de águas na vida nacional trazendo horizonte para que os empresários pudessem planejar, investir, gerar empregos e aumentar a produtividade de nossa economia como também derrubou o dragão da inflação, que sem dúvida alguma é o maior inimigo das classes mais baixas da população.

O momento atual exige com que pensemos sob novas perspectivas, o que impacta também a forma como fazemos nossas escolhas de investimentos.

Os juros no Brasil

A trajetória das taxas de juros no Brasil são de queda no longo prazo (o que não significa que não tenhamos muitos momentos de elevação durante esse percurso), embora ainda seja uma das mais altas do mundo.

Com essa queda de longo prazo, os investimentos financeiros no país tiveram uma redução de rentabilidade significativa e nós, poupadores, que gostávamos muito daquelas taxas enormemente gordas com baixíssimo risco (pra nossa percepção local) precisamos aprender mais sobre alternativas de onde investir nosso dinheiro.

Shoppings financeiros

Em 2009 e 2010, inciou no Brasil um movimento em algumas corretoras de valores no intuito de repetir modelos já existentes desde a década de 80 nos EUA: o conceito de shopping financeiro.

O shopping financeiro consiste na distribuição de produtos de investimentos de várias instituições financeiras em apenas uma conta de corretora. Dessa maneira um investidor passou a ter a facilidade de, apoiado num serviço de assessoria independente, investir seus recursos avaliando produtos de vários bancos numa única conta de corretora.

Atualmente tal serviço já é uma “commodities”, disponível em diversas plataformas de investimentos (corretoras).

A comparação e a redução de custos para o investidor

O principal benefício que o conceito de shopping trouxe para os investidores foi a transparência para comparar produtos similares em instituições diferentes numa única conta. Com isso qualquer investidor hoje pode encontar com facilidade um fundo de investimento com taxa de administração de 0,3% ao ano, por exemplo, quando seu banco cobra 1,5 ou 2% pelo mesmo produto. Assim como melhores taxas de CDBs e outros ativos de renda fixa.

Ao longo do tempo, produtos “caros” para o investidor reduzem sensivelmente sua rentabilidade, por isso a comparação é obrigatória.

Poupança x inflação

A rentabilidade da poupança mal tem superado a inflação anual inclusive sendo menor em vários anos passados. Com isso a necessidade do investidor aprender mais e procurar investimentos inteligentes para suas necessidades aumentou.

Investimentos com a mesma segurança da poupança

Hoje é possível encontrar vários investimentos de baixo risco com rentabilidades superiores às da poupança. Na verdade o que protege a poupança é o FGC, fundo garantidor de crédito, que garante segurança ao investidor caso o banco onde ele mantenha sua poupança venha a quebrar. Site do FGC: www.fgc.org.br

O que ocorre é que várias outras modalidades de investimentos também são garantidas pelo FGC e proporcionam rentabilidades superiores àqueles que estão atrás de investimentos inteligentes.

Veja o nosso artigo sobre o FGC aqui!

Investimentos MAIS seguros do que a poupança

Existem também investimentos mais seguros do que a poupança, como os títulos vendidos pelo tesouro nacional por meio do tesouro direto (veja nossa palestra detalhada sobre o tesouro aqui).

O tesouro disponibiliza alternativas para investimentos de curto, médio e longo prazo com rentabilidades superiores às da poupança e com a segurança do governo federal.

Outras alternativas de investimentos

Existem também outras alternativas de investimentos que o investidor precisa entender, como os fundos de investimentos, as debêntures, as letras de câmbio, as LCIs, LCAs e os planos de previdência privada. Entender esses produtos pode fazer com que o investidor economize rios de dinheiro em taxas ao longo da vida.

Todos são investimentos inteligentes que precisam ser considerados na carteira de qualquer investidor.

Assista a essa videoaula e aprenda a encontrar investimentos inteligentes!

Um grande abraço,

André Bona

Share.

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

9 Comentários

  1. para o investidor é tudo gratuito. Nao acredito
    Banco paga sua comissão – sim, mas Banco cobra uma comissão para você e também para o banco. assim eu vou pagar comissão 2 vezes

    • Canais de distribuição. Sim, é obvio que a comissão está incluída no próprio produto. Uma parte é o lucro do banco e outra é comissão de quem vende. Seja vendido dentro de uma agência do próprio banco ou por um canal externo. O que vc precisa verificar é: um mesmo banco vende um cdb com taxa melhor direto nele do que via corretora? Normalmente não.

  2. André como vai, parabéns pelo Blog, gostaria de saber como avaliar uma corretora, risco que possa a ter com ela e se existe algum órgão ou site em que possa ter o detalhe dos custos cobrados de cada uma. Obrigado.

    • 95% das operações geram resultados negativos. DEpende da corretora onde for feito. Se for fora do Brasil, lembre-se que nada te protege em caso de problemas…

Leave A Reply