Você já deve ter ouvido falar que o modo de consumo mudou bastante nos últimos anos. A busca por informações relevantes, antes mesmo de efetuar a compra, já é um comportamento comum dos consumidores. Neste cenário, o marketing de influência surge como uma ferramenta poderosa para os negócios.

Focado no uso de produtores de conteúdo influentes sobre determinado público, o marketing de influência social nada mais é do que uma ponte que leva o consumidor até o produto, graças a opiniões de personagens relevantes.

Quer saber, na prática, o que é marketing de influência e como aplicar essa estratégia no seu negócio? Acompanhe o artigo de hoje e absorva as informações.

Boa leitura!

Conceito de marketing de influência

Apesar de parecer uma abordagem mais atual, as ações de marketing de influência começaram a serem criadas ainda no século 19, nos Estados Unidos.

Os grandes pioneiros foram os segmentos de cigarros e produtos de limpeza. Os influencers, por sua vez, eram os atores e atrizes de cinema – que seguiam em alta graças à popularidade das sessões cinematográficas.

Para entender o conceito de marketing de influência, podemos refletir como sendo ações de marketing voltadas para pessoas – geralmente produtores de conteúdo – que possuem grande influência sobre a decisão de compra de seus seguidores.

Um exemplo bem simples pode auxiliar no entendimento do conceito de marketing de influência. Frequentemente vemos hotéis e empresas do setor de turismo oferecendo viagens do tipo “press kit” para influencers.

A parceria, nestes casos, resume-se em o influencer vivenciar as experiências e compartilhá-las durante sua hospedagem. Se o público deste influencer é engajado com tópicos sobre lazer a viagem, são grandes as chances de retorno para o hotel que está cedendo a hospedagem.

Este resultado pode ser entregue como elevação no número de reservas, informações sobre as acomodações, inscrição em newsletters, dentre outros. Esta é uma explicação clara sobre o que é marketing de influência.

Como fazer marketing de influência

Quer otimizar os resultados da sua empresa utilizando estas estratégia? Descubra agora como fazer marketing de influência e atingir em cheio o seu público:

1.   Defina seus objetivos

Uma campanha de marketing de influência pode conquistar inúmeros objetivos. Sendo assim, a equipe responsável deve definir os principais objetivos e criar caminhos direcionados a eles.

Através do marketing de influência é possível divulgar um novo produto lançado, gerar novos leads, levantar dados para determinadas ações, dentre outros.

Algumas empresas cometem o grande erro de fechar parcerias com influencers apenas para divulgar o produto, sem um estudo prévio de ações. É preciso redobrar a atenção neste sentido.

O influencer pode até se satisfazer, já que receberá o produto ou um valor específico pela parceria. No entanto, para a sua empresa, os resultados podem não ser tão positivos.

2.   Saiba quem é o seu público-alvo ideal

Assim como em qualquer ação de marketing, conhecer o seu público é uma das premissas do marketing de influência. E, neste ponto, ter total domínio sobre quem é a sua persona é de grande valia.

Você precisa saber quem é o seu cliente ideal, como ele consome informações sobre a sua empresa e por quem ele é influenciado. Com essas informações em mãos, é possível descobrir os influenciadores mais notáveis do segmento e estabelecer parcerias duradouras.

Outro ponto importante é sobre a tomada de decisão. O que faz a sua persona adquirir determinado produto ou serviço divulgado por um influenciador?

3.   Opte pelos influenciadores de forma estratégica

Escolher o influenciador ideal é o coração da sua estratégia de marketing de influência. Em vez de buscar aquele que possui mais seguidores, você deve avaliar se a audiência do influencer relaciona-se à sua audiência.

Além disso, é válido analisar o tom de voz, valores pessoais e os canais utilizados pelo influenciador. Sobre este último, um reflexão: não vale investir em um influencer altamente engajado no Instagram se toda a sua audiência está no Facebook, por exemplo.

4.   Defina sua mensagem

A definição da mensagem que será transmitida ao público é crucial para o sucesso da estratégia de marketing de influência. O mais indicado é que este alinhamento seja realizado em conjunto com o influencer.

Vale saber, inclusive, que você não deve interferir na forma como o influencer transmitirá a mensagem. Ele manterá seu tom, seus valores e suas atitudes. Lembrando que, se o influenciador já conquistou uma boa audiência baseado no que entrega nas redes sociais, não há por que interferir – além de não ser eticamente aprovado.

Em suma, o influenciador deve discutir o formato da mensagem junto a empresa e, assim que definidas as ações, receber um briefing para prosseguimento das ações.

5.   Acompanhe os resultados

No marketing de influência, mensurar resultados tem um papel importante no acompanhamento do desenvolvimento da ação. Acompanhar o volume de novas vendas, visitas no site, número de seguidores e menções na página da empresa e novos leads são alguns números que podem demonstrar o nível de sucesso de suas campanhas.

É no momento de mensurar os resultados que você percebe se a ação de marketing de influência está trazendo resultados positivos. Lembrando que o direcionamento das ações pode ser reavaliado e ajustado sempre que necessário.

Por que você deve apostar no marketing de influência?

Uma das grandes vantagens do marketing de influência social é o custo reduzido em suas ações. Apesar de existirem duas modalidades de ações –  seja como parceiro, seja como contratado, ainda assim os custos tendem a ser relativamente menores do que uma campanha televisiva, por exemplo.

Mas existem outros bons motivos para você começar a planejar a sua estratégia de marketing de influência:

  • Confiança da audiência: quando você escolhe um influencer, já recebe a audiência dele formada. Sendo assim, se existe a confiança dos seguidores pelo influenciador, consequentemente sua marca receberá um parte dessa credibilidade;
  • Foco no público-alvo: ao direcionar as ações de marketing de influência aos influencers relacionados ao seu segmento, o caminho liga-se diretamente à sua persona e seu público-alvo;
  • Parcerias a longo prazo: apesar de muitas das ações de marketing serem sazonais, é possível criar parcerias duradouras através do marketing de influência. Ao fechar parceria com um influenciador e esta manter-se por um longo período, você e sua empresa elevam as chances de contar com ele em ações mais massivas, além de presenças em eventos, por exemplo. Isso traz muito visibilidade para a marca.

Conclusão

Agora que você compreendeu como fazer marketing de influência, consegue visualizar o vasto leque de oportunidades e resultados possíveis para um negócio que utiliza os influenciadores como vozes da marca? Abusar do poder do engajamento traz resultados surpreendentes para sua empresa!

Se você gostou do nosso artigo, continue acompanhando o blog. Acesse diariamente conteúdos capazes de ajudar você a manter as finanças do seu negócio em ordem, turbinar suas estratégias de marketing e, consequentemente, elevar as vendas da sua empresa!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *